Tenho insônia e não sei o motivo dela, como proceder ? Qual profissional mais adequado ? Ansiedade

7 respostas
Tenho insônia e não sei o motivo dela, como proceder ? Qual profissional mais adequado ? Ansiedade e depressão são consequências quando isso ocorre ( acontece em épocas)
A insônia pode ser desenvolvida por fatores múltiplos. O ideal é fazer uma avaliação psicológica para lhe auxiliar melhor. Apos a avaliação, saberá se é necessário encaminhamento para outro profissional.
Abs

A insônia pode ser advinda de sintomas depressivos e ansiosos como preocupações e ruminações. O ideal é associar o tratamento psiquiátrico e psicológico que tratará das causas da insônia.
Olá, a partir do seu relato o mais indicado é você buscar ajuda médica p identificar se há alguma causa orgânica. E também um psicólogo a fim de identificar os gatilhos que possam estar influenciando na manutenção da ansiedade e da depressão além de fazer uma avaliação sobre seu estilo de vida e os fatores estressores. Provavelmente há aspectos que interferem na sua dificuldade p dormir e o psicólogo vai ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as situações estressantes. Abraços
Insônia, ansiedade e depressão são sintomas que aparecem juntos, quando temos situações que precisam ser modificadas e não sentimos força de decisão para isso. Respeitar este período é muito importante, pois trata-se de um aviso, como se fosse um tipo de alarme. Avaliação médica é indicada para descartar ou tratar, o componente do corpo físico. O tratamento indicado é com recurso do psicólogo, que junto com o cliente, irá trabalhar o corpo emocional, os aspectos conscientes e inconscientes, que estão sendo denunciados nestes sintomas. Cada psicólogo tem um método, um procedimento, para realizar este trabalho.
O tratamento da insônia com Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficaz como é apontado em pesquisas. A TCC engloba diferentes estratégias como: controle de estímulos, restrição de sono, higiene do sono, treinamento para relaxamento e a buscar por entender o que antecede à insonia e principalmente o que à mantém, checando os pensamentos, crenças, sentimentos e comportamentos envolvidos em todo o processo. Trazendo rápidos resultados e com grande eficácia, melhorando assim a qualidade de vida deste paciente.
Olá. Muito provavelmente você deve estar passando por períodos de ansiedade ou estresse que estão comprometendo suas condições orgânicas. Momentos de dificuldades e desafios fazem parte da nossa vida, mas nem sempre estamos preparados para encara-los com tranquilidade. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo. Este profissional poderá auxilia-lo a fortalecer sua auto estima, seus recursos e capacidades para enfrentar desafios. Na medida em que tiver mais confiança em si mesmo, verá que sintomas de ansiedade podem ser controlados e consequentemente toda a sua condição orgânica também se ajusta, inclusive o sono. Tente e seja feliz.
A insônia se caracteriza pela dificuldade em dormir gerando prejuízo para o paciente. ex sonolência diurna, cansaço etc.
A insônia é um sintoma muito comum nestes tempos dado stress, problemas, etc.
Se associa quase obrigatoriamente à depressão ou de forma comum na ansiedade.
A insônia também pode ser genética- sem causa definida.
Os profissionais habilitados, mais treinados a tratar insônia são neurologistas e psiquiatras.

Espero ter ajudado!
à disposição