Tenho mania de contar mentiras, desde mentiras pequenas até mais graves, mesmo tentando ao máximo me

15 respostas
Tenho mania de contar mentiras, desde mentiras pequenas até mais graves, mesmo tentando ao máximo me controlar eu acabo inventando histórias diferentes na minha mente e espalhando para todos. Sofro com depressão e ansiedade desde os 9 anos. Queria saber se essa mania seria por causa da depressão?
compreendo seu sofrimento, vamos lá o ideal seria vc marcar um horário com um terapeuta e seguir um tratamento, só assim existirá a condição de ser bem avaliada e aprender a lidar melhor com tudo isso, fazendo com que vc tenha condição de viver uma vida mais saudável psicologicamente... me deixo a disposição para possíveis agendamentos.

Há sim, procure ajuda de uma especialista.
Pelo que conta faz sentido a você que ambas (mentira e depressão) estejam relacionadas. A terapia poderia ser uma oportunidade de entender o que acontece.
Não há relação entre os relatos de mentira com um quadro de transtorno depressivo. procure um psicoterapeuta.
Acredito que seu sofrimento por mentir compulsivamente possa ser minimizado somente através do tratamento psicoterápico. Porém, se, de fato, for diagnosticado um episódio depressivo possivelmente a ajuda medicamentosa se fará bem vinda. Saudações.
Olá! Creio que o primeiro passo, você já deu! Que foi identificar que estas condutas não estão sendo boas para você, pois está procurando uma resposta para a questão. O segundo passo é tentar identificar o que leva você a ter o comportamento da mentira e estar com ansiedade e depressão. Como nem sempre é fácil de identificar as causas, o processo psicoterapêutico poderá auxilia lo (a) nesta missão. Espero que tenha ajudado. Abraços
Muito prazer! Espero que minha resposta acolha sua pergunta inicial.
O Ser humano tem uma profunda preocupação em se rotular, ou seja assumir "rótulos", isso ocorre de certa forma para nos sentirmos pertencentes. Já pensou nisso?
Acredito que as perguntas que você deveria fazer são diferentes... o que acha se ao invés de se questionar, você não se permita descobrir o que o faz mentir, ou então, após mentir como me sinto?. Estas são uma pequena e singela resposta frente a imensidão de razões que te faz agir e ser assim.
Um escuta inicial será de grande valia para abrir o leque de possibilidades e que permitirá que você amplie sua visão sobre você mesmo.
Deixo um convite para você vir conhecer meu espaço.
Abraço fraterno.
Olá.Antes de pensarmos nessa relação : mentira e depressão , que tal procurarmos compreender essa causa, o porquê de tal necessidade?
Muitas vezes as pessoas precisam criar uma outra verdade a respeito de si próprio.
Para compreendermos melhor seria importante agendar um horário para que tenhamos maiores possibilidades de respostas.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro.
Como umas das profissionais mencionou não há como correlacionar os eventos a partir do seu relato, é necessário mais informações. Oriento a procurar um psicólogo, pois independente de ter relação com a depressão esses comportamentos lhe causam sofrimento e o processo terapêutico poderá lhe proporcionar alivio destes desconfortos, você poderá entender os motivos destes comportamentos, além de auto conhecimento. Espero ter ajudado abraços!
Olá !!! Bem, por que será que vc precisa mentir? Por que vc precisar dizer fatos não reais? Voce tem esta consciente , então se sente culpado por ter mentido e consequentemente sente a depressão. Procure fazer psicoterapia e entenderá porque sua dinâmica é esta e o que vc acha que poderá fazer para se livrar de tal comportamento. O psicólogo o ajudará. Sucesso!
O sentimento de inferioridade é comum a todos nós. O lado positivo é que nos levará a formular projetos de vida legítimos que nos dê o equilíbrio e firmeza emocional pretendidos.Quando ocorre a necessidade de nos apresentar inautenticamente com uma altivez soberba de triunfo pelo que somos ou pelo que possuímos, estaremos diante do orgulho. No seu caso de moderada gravidade, já que reconhece a inadequação. Esta atitude não resolvida gera culpa existencial que por sua vez desenvolve os sintomas referidos. A depressão e ansiedade são efeitos e não causas. A formulação de projetos autênticos em busca do encontro pessoal com ajuda de um profissional, lhe ajudará na correção dos equívocos e libertação dos sintomas.
Pela minha experiência profissional tudo tem uma origem provavelmente você aprendeu a contar mentiras para se defender e adaptar ao mundo e por algum período foi últil. Sim é possível que este seja um recurso para lidar com a depressão, talvez para amenizá-la, mas esta é uma suposição. Somente recolhendo mais informações poderia te ajudar a você responder a sua pergunta, a resposta está em você.
Somente um trabalho analítico ajudará a descobrir a relação de prazer e os ganhos secundários que estão por trás desse comportamento. É necessário investigar em que ambiente, e que fatores contribuem para a exposição da mentira. Com relação a depressão pode haver uma ligação de uma ordem inconsciente com as mentiras citadas. O "inventar histórias" pode ser um meio que o seu psiquismo encontrou de sublimar a ansiedade e a a depressão.A psicoterapia ajudará a ajustar esses materiais que lhe trazem desconforto.
Não há como correlacionar as duas coisas (depressão e as mentiras) apenas pelo seu relato. Você precisa procurar um psicólogo e iniciar um processo psicoterapêutico. Isso vai fazer com que você comece a se conhecer melhor e a entender o seu comportamento. Principalmente, olhar para os fatores emocionais, olhar para a sua vida (seu passado, presente ou até mesmo seu futuro, enfim, tudo o que tiver relação com as suas questões), enfim, fazer contato com você mesmo. Procure não entender diagnósticos, pois eles são apenas um instrumento do profissional de saúde. Para você, busque seu crescimento, seu auto-conhecimento, e o trabalho emocional. A psicoterapia pode te ajudar em tudo isso. Abraços!
A compulsão por contar mentiras, mesmo quando não se quer, pode ter origens das mais diversas. Inclusive, pode ser que esteja relacionada às causas que deram origem à depressão. Nem a depressão e nem a ansiedade, por si só, produziria esse tipo de compulsão a contar mentiras. Mas o que pode ter levado vc a desenvolver um estado emocional depressivo na infância, também pode ter levado vc a transformar a realidade compulsivamente. A depressão infantil é de difícil diagnóstico, seu quadro típico compreende hiperatividade e agressividade, o que é atípico no adulto, onde o quadro típico tende a ser o de anedonia, tristeza profunda, e diminuição da volição. Na criança, a hiperatividade tende a sobressair e ofuscar o diagnóstico. Se desde os 9 anos vc não estava se sentindo feliz com a sua vida e essas questões não foram devidamente tratadas até hoje, sugiro fortemente que procure um profissional capacitado para um bom processo psicoterápico. Para o que precisar, estou a disposição. Abraços!