Tenho muitas gases geralmente quase todos os dias!! o que pode ser?? geralmente gases causam um desc

2 respostas
Tenho muitas gases geralmente quase todos os dias!! o que pode ser?? geralmente gases causam um desconforto no peito ou nas costas em forma de pontadas?? quase sempre sinto isso quando estou com gases!!
Dr. Rafael Barreto Eiras
Gastroenterologista, Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, tudo bem? Os gases são o resultado de uma certa quantidade de alimento é digerida naturalmente por bactérias no intestino grosso. Essas bactérias atuam sobre carboidratos como açúcares, amido, celulose e fibras que podem ser encontradas em muitos alimentos. Há pessoas que seu intestino tem dificuldade de metabolizar certos alimentos, em decorrência do desequilíbrio da microbiota intestinal . Uma alimentação rica em carboidratos favorecem a formação de gases.
O desconforto abdominal e a ansiedade ocorre porque o intestino possui uma grande inervação, logo, é considerado como o "segundo cérebro" e estão a todo o momento recebendo e enviando sinais ao intestino.
Oriento que consulte o médico! Desde já ao seu dispor!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Estou em uma Universidade do Reino Unido, e mal tenho tempo de abrir a Internet.
De todo modo, você pergunta sobre gases no aparelho digestivo.
Aproveitarei sua dúvida, e pelos 3,8 milhoes de pessoas que me honram aqui com sua leitura, vou EXPLICAR sobre os (constrangedores) gases do aparelho digestivo.
Embora o assunto seja considerado pouco importante por alguns médicos, digo que valorizo e verifico a causa desse sintoma tão comum.

Não posso ( e nem vou) tentar avaliar seu caso com algumas linhas á distância.
O que posso é falar sobre gases, algo comum e bastante incômodo.
Minha explicação é genérica, e quem não for meu paciente DEVE seguir a orientação pessoal de seu médico(a). Minha recomendaçao é que siga a orientaçao de seu medico(a).
O que posso dizer, de modo genérico, é que o acúmulo de gases no trato digestivo são muito comuns, e motivo de muitas queixas aos Especialistas.
Há inúmeras causas desse problema: desde comer depressa e com má mastigaçao, passando por certas bebidas, alimentos, intolerância á lactose, Doença Celíaca, Intestino Preso, Intestino Irritável, dentre outras.
Mais recentemente constatou-se que a SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino) é outra causa de distensão abdominal e gases.
Por óbvio: os sintomas podem ser desconfortáveis como diferentes graus de distensão abdominal, eructações, flatulência, que incomodam nossos pacientes em graus diferentes também, Cada caso é um caso.
Há pacientes que sentem dor no abdomen, que é aliviada ao eliminar gases.


Minha experiência

é óbvio que após 36 anos de prática aqui e no Exterior, já vi milhares de casos de acúmulo de gases no trato digestivo. E as causas variaram desde algo curioso como o consumo excessivo de cerveja durante ás refeições, até problemas que exigiram maior investigação para chegar ao diagnóstico correto. Vi muitos casos de Intestino Irritável com Obstipação (intestino preso) cuja maior manifestação era o mau funcionamento do intestino acompanhada por distensão abdominal e gases.
Houve pouco progresso com relação aos medicamentos para esta condição. Mas há uma maior compreensão de alimentos que causam gases.
Digo o seguinte: o bom Médico sabe verificar as causas, fazer um bom Reciocínio Clínico, pedir(ou fazer) exames que confirmem seu Raciocinio e só aí tratar. Um médico que não conhece as diferentes causas, e faz (ou pede) exames á esmo ,ou só pede exames por que estão "na moda", não ajudará em nada seu paciente.
Pior ainda é quando o médico não valoriza os sintomas, e fala ao paciente: "isso nao é nada, tome um pouco de Simeticone( Luftal e outros). Na verdade, há várias doenças que podem cursar com distensão abdominal e/ou gases. E o bom Médico conhece todas essas doenças.
Mesmo em um aspecto tão prosaico da Gastroenterologia, nada substitui o Médico atento e bem preparado.
Por outro lado, o progresso e a descoberta de causas como Intolerância á Lactose, Doença Celíaca e SIBO fez certo progresso. Isto também aconteceu na verificação de alimentos que causam gases. Passou-se a investigar essas causas, notando-se que para verificar alimentos que causam gases, intolerância á lactose e SIBO, o Teste Respiratório é muito útil. No caso da SIBO e intolerância á lactose o Teste Respiratório é o melhor exame disponível no momento (o que chamamos de padrão-ouro). Ele também é útil para verificar alimentos que levem a excesso de gases. Também nessa doença, ele é o padrão-ouro.
Tenho feito o Teste Respiratório, tanto para SIBO quanto para Intolerância á Lactose, por ser fácil, rápido, barato e indolor. E muitas vezes o resultado é uma surpresa.
Eu diria que isso foi um progresso, embora-no meu entender- continuaremos a progredir. A Medicina progride sempre, mesmo num assunto um pouco chulo. Mas o progresso só é visto pelos Médicos de alto nível, que estudam sempre e que acompanham o que os Grandes Centros estao fazendo, e as áreas mais modernas da Medicina.

Uma palavrinha a quem me procura

a. continuo em Aperfeiçoamento no Reino Unido. Não haverá atendimento até novo aviso. Por favor, não teremos nem atendimento telefônico. A Clínica está em uma grande reforma e se o senhor(a) ligar, os pedreiros ou pintores não estão autorizados a lhe atender.
Mas, quando eu retornar, pretendemos reformular a agenda. Quem quiser indicar interesse em passar conosco, pode manifesta-lo via abea.filantropia@gmail.com. Se quiser, pode escrever de tempos em tempos.

b. encontro-me em uma fase profundamente dedicada aos Estudos para Aperfeiçoamento. Tenho poucas condições de ver pacientes Online devido ao cansaço físico e mental.
Só vejo pacientes se estiver em plenas condiçoes de atende-lo com alto nível. E prefiro ver 5 pacientes em que resolvo seus problemas a ver 20 pacientes sem fazer o diagnóstico e tratamento que de fato resolvam seus problemas e os deixem seguros. Prefiro qualidade á quantidade. Só com QUALIDADE nossos pacientes terão o tratamento adequado, e poderão ter a paz de espírito que tanto querem. E para ter QUALIDADE é preciso atençao ao paciente, prudência e detalhamento do que está acontecendo. Só poderei dar tudo isso se estiver repousado e em condições de dar total atenção.
CONTUDO
tenho a esperança de quando voltar ao Brasil, reorganizar todas as agendas. O mesmo email acima serve para verificar (eventual) possibilidade de Consultas Online.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1122 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.