Tenho muitos casos de aterosclerose na família. O que posso fazer para prevenir esse quadro?

3 respostas
Tenho muitos casos de aterosclerose na família. O que posso fazer para prevenir esse quadro?
Olá,
Duas coisas a serem consideradas:
1. Precisa passar por uma avaliação com um cardiologista para identificar se você já não tem placas ateromatosas principalmente nas coronárias (pode levar a infarto agudo do miocárdio) ou nas carótidas (pode levar a AVC isquêmico).
2. Para prevenir em todos os casos é indicada mudança ou manutenção de hábitos de vida saudáveis como atividade física regular, controle do peso, alimentação saudável, gerencianto do estresse... Em casos selecionados (pacientes de alto risco ou já com evidência de ateromatose), deve-se avaliar a necessidade de medicação adicional.
Espero ter esclarecido,
Qualquer outra dúvida estou a disposição!
Não deixe de se cuidar, procure um cardiologista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A aterosclerose é um processo inflamatório vascular que culmina com a formação de placas de gordura na parede dos vasos, e estas que podem levar à doença clinicamente manifesta, como: dor no peito ou angina, infarto agudo do miocárdio, Acidente vascular encefálico ou AVE e a obstrução de vasos nos membros inferiores podendo culminar com amputações. Para evitar qualquer uma dessas manifestações clínicas, o ideal é manter um estilo de vida saudável, baseado em alimentos naturais e a realização de atividade física regular. Para pessoas com história familiar de doenças ateroscleróticas manifestas em parentes de primeiro grau, principalmente em pessoas mais jovens ( geralmente com menos de 60 anos) manter uma vida saudável e tratar precoce e regularmente doenças que podem contribuir com o desenvolvimento da aterosclerose, como hipertensão e diabetes, é fundamental. Coloco-me a disposição. Um abraço.
A aterosclerose pode ser proveniente de uma carga genética de base (quadro dentro do espectro que chamamos de Hipercolesterolemia Familiar) ou de base alimentar / estilo de vida - ou superposição das duas.
Uma avaliação médica que leve em conta seus hábitos alimentares, seu nível de atividade física, estresse, sono, além dos biomarcadores laboratoriais e de imagem, se necessários, podera te guiar para um melhor controle da aterosclerose e a prevenção das comorbidades desencadeadas por ela (infarto, AVC...).

Especialistas

Fernanda Botta

Fernanda Botta

Geriatra, Especialista em clínica médica

Uberaba

Auristela Ramos

Auristela Ramos

Cardiologista

São Paulo

Caroline Langaro

Caroline Langaro

Cardiologista, Médico clínico geral

Palmas

Míriam Gondim Meira Tibo

Míriam Gondim Meira Tibo

Geriatra, Médico acupunturista

São Paulo

Carlos Mota

Carlos Mota

Cardiologista

Fortaleza

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Aterosclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.