Aterosclerose - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em aterosclerose

Encontre um especialista em Aterosclerose na sua cidade:
Dannielle Brasil Rodrigues Araujo Santos

Dannielle Brasil Rodrigues Araujo Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

Sinop

Evandro de Campos Albino

Evandro de Campos Albino

Cardiologista

Florianópolis

Vitor Martinelli

Vitor Martinelli

Cardiologista

Vitória

Rodrigo Tchaick

Rodrigo Tchaick

Cirurgião cardiovascular

Recife

Claudia Maria de Freitas Bruno

Claudia Maria de Freitas Bruno

Cardiologista

São José dos Campos

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cartlos Eduardo Vilhena Favaro

Cardiologista

Santo André

Perguntas sobre Aterosclerose

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Aterosclerose

Dr. Rodrigo Ribeiro de Souza
Dr. Rodrigo Ribeiro de Souza
Cirurgião cardiovascular
Goiânia
Se o tratamento medicamentoso não está surtindo efeito, o tratamento cirúrgico está indicado buscando aliviar a dor e grantir qualidade de vida de seu pai. O risco aumentado não impede o procedimento,…
3 respostas

Dr. Italo Maciel
Dr. Italo Maciel
Cardiologista
Fortaleza
Não há essa correlação entre ingestão de colágeno e desenvolvimento de aterosclerose.
2 respostas

Dr. Eduardo Lisboa Fernandes
Dr. Eduardo Lisboa Fernandes
Cardiologista, Médico do esporte
Salvador
A aterosclerose pode ser proveniente de uma carga genética de base (quadro dentro do espectro que chamamos de Hipercolesterolemia Familiar) ou de base alimentar / estilo de vida - ou superposição…
3 respostas

Especialistas falam sobre Aterosclerose

Doença que causa obstrução das artérias por depósito de gordura em suas paredes. Principal causa de morte no mundo! Qualquer artéria do corpo pode ser acometida, tendo como consequências o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a amputação dos membros inferiores entre outros. O tabagismo é de longe o maior vilão! Mas obesidade, hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado são importantes fatores de risco. O tratamento envolve uso de medicações, perda de peso, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e abandono do tabagismo. "Prevenir é melhor que remediar"! Portanto, tenha sempre hábitos de vida saudáveis e viva mais longamente e com mais qualidade.

Breno França Vieira

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói


Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que acomete os vasos sanguíneos devido ao depósito de gorduras e outras substâncias, formando a placa de ateroma, podendo restringir o fluxo sanguíneo, levando a graves complicações de saúde, dependendo do local de comprometimento. Exemplo: infarto ou angina ( dor no peito) quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

Ana Carolina Lahaud Ramos

Cardiologista, Médico clínico geral

Teresópolis


Você ou alguém de sua família já teve o diagnóstico de colesterol alto ou de gordura nas artérias. Infartos, derrames e tromboses são doenças presentes na sua história ou de seus parentes? Muitas vezes o que está por trás dessas doenças é a aterosclerose, que pode ser controlada e tratada sempre que diagnosticada precocemente. Procure sempre um cardiologista para mais informações sobre como afastar doenças e ter uma vida mais saudável.

Marcus Gaz

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo


Processo onde ocorre acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos (muito comum no coração) com consequente entupimento desses, levando a dificuldade do sangue chegar em seu destino final.

Wilson Da Silva Gonçalves Junior

Cardiologista, Intensivista

Cachoeiro de Itapemirim


É a formação de placas de gordura e cálcio dentro das artérias, que progressivamente vão estreitando esses vasos, dificultando o fluxo do sangue até o seu completo entupimento! É um termo que você ler nos laudos de seus exames de doppler ou tomografia! É uma doença que pode acometer qualquer artéria do corpo, mas o que o mais nos preocupa são essas placas nas artérias mais importantes como: as artérias responsáveis por levar sangue para o cérebro (as carótidas), elas podem causar um AVC ou um derrame; nas artérias do coração (as coronárias), que pode causar um infarto; as artérias da circulação das pernas, que podem levar a queimação na batata da perna ao caminhar ou subir ladeira.

Dafne B Diamante Leiderman

Cirurgião vascular, Angiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias ( rede de canais que nutrem o corpo todo). Existem diversos fatores de risco que levam a formação de aterosclerose, porém dentre eles vale citar a síndrome metabólica. A síndrome metabólica agrupa uma série de alterações clínico-laboratoriais que acometem alguns indivíduos e os predispõem ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares (DCV). São 5 critérios, sendo que 3 positivos já fazem diagnóstico:1) Grande quantidade de gordura abdominal; 2) Baixo HDL ("bom colesterol"); 3)triglicerídeos elevados (nível de gordura no sangue);4) Hipertensão ; 5) Glicose elevada.

Márcio Campos Sampaio

Cardiologista

São Paulo


Entupimento do vaso (artéria), podendo acometer a aorta e/ou vasos das pernas e dos órgãos da barriga, trazendo problemas de falta de circulação, podendo causar dor nas pernas ao andar, dor ao repouso e até mesmo amputação.

Alexandre De Arruda Martins

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Aterosclerose?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.