Tenho pensamentos intrusivos sobre meu passado,posso ficar livre deles com apenas com psicoterapia?

18 respostas
Tenho pensamentos intrusivos sobre meu passado, posso ficar livre deles com apenas psicoterapia?
Olá! Sim, com certeza! O processo de psicoterapia pode te ajudar primeiramente a entender o motivo dos pensamentos, e assim ir aos poucos ajustando para que você se sinta mais livre deles.

Olá Bom dia! Espero lhe ajudar com minha resposta … A questão de ficar livre dos pensamentos do passado, é algo que precisa ser trabalho de forma bem estruturada para que não haja uma predição de recompensa disfuncional, ou seja, uma expectativa muito além daquilo que se pode fazer a primeiro momento, para não gerar frustrações futuras. Os pensamentos intrusivos do passado, tem em si questões disfuncionais que podem atrapalhar em vários outros pontos da vida, sendo assim, como tratamento efetivo da psicoterapia, é necessário avaliar quais áreas do seu cérebro estão tendo maior ativação e trabalhar estratégias cognitivas, comportamentais e neurológicas para ressignificar os pensamentos, adotar estratégias para lidar com tais pensamentos, bem como ativar mais seu córtex pré-frontal para estabelecer um controle maior e adotar medidas mais funcionais.
Na minha visão, é importante primeiro realizar uma avaliação bem estruturada sobre seus pensamentos intrusivos, pra verificar se somente com a psicoterapia pode lhe auxiliar de forma efetiva, ou se necessitaria de acompanhamento multiprofissional para seu caso.
Grande abraço, lhe desejo um excelente dia!
Olá! Tudo bem?
Pensamentos intrusivos costumam se intensificar na medida em que tentamos evitá-los ou ignorá-los.
Com certeza fazer psicoterapia vai te ajudar a olhar para estas questões do passado, entender e lidar melhor com o que está te incomodando.
Não tenha medo! Autoconhecimento é o caminho para todas as respostas!

Um abraço!
Renata Pippi Paim
CRP07/14806
"Apenas"? Quê mais você pensa em fazer? Para responder: a psicoterapia não é pouca coisa. A sua inclinação de sofrer de pensamentos negativos sobre o seu passado reflete uma visão sua de si mesmo(a) que pode ser bastante ampla e profunda e lhe expõe a sentimentos de culpa ou de insuficiência. Para construir uma melhor visão sua de si mesmo(a), você precisa entender bem o que você viveu, os seus relacionamentos desde a infância, as atitudes das pessoas que lhe criaram, eventos particulares que você sofreu, etc. Só assim você vai sentir mais força para viver e esquecer os lados negativos do seu passado, aliás, julgá-los como o que foram e se sentir salvo para viver com esta memória. Se a psicoterapia lhe traz isto, ela mais que valeu a pena. Como alternativa você pode tentar disciplinar a sua mente pela meditação. A meditação procura eliminar pensamentos no momento. Assim ela pode dar um alívio. No entanto, aprender a meditação é um processo longo também e requer muita disciplina, só que custa menos.
Olá, com certeza só a psicoterapia pode te ajudar... Inclusive proporcionar uma maior compreensão sobre a origem dos pensamentos que desencadeia crenças sobre si mesma, sobre o outro e sobre o mundo, fatores que desorganiza as emoções causando muito sofrimento... Além disso terá maior compreensão dos seus recursos internos... Sugiro que busque ajuda o quanto antes.
Olá, bom dia!
Os pensamentos intrusivos podem significar várias coisas, então é difícil saber exatamente o que está acontecendo sendo haver uma avaliação mais completa.
Caso essa situação esteja causando um sofrimento significativo, vale sim a pena procurar um psicólogo para entender melhor a causa do problema e verificar possibilidades de tratamento!
Olá! Pela pergunta entendi que pensou em medicamentos para parar de ter pensamentos intrusivos sobre o teu passado. Em geral, não são os medicamentos que promovem isso, e sim o entendimento de porque eles acontecem. Entretanto, alguns transtornos podem ter como sintomas os pensamentos intrusivos e a medicação pode se fazer necessária, então, avaliar com uma psicóloga qual é a tua necessidade é o primeiro passo. Espero ter te ajudado. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Bom dia!
Com certeza a psicoterapia irá lhe ajudar a lidar com esses pensamentos.
A propósito de seu questionamento, algumas considerações sobre terapia, sofrimento e busca de sentido.

Cada relação que temos com alguém, uma coisa, uma situação é sempre uma construção.

Nesta construção levamos sempre joio e trigo.

O diabólico e o simbólico da condição humana.

Um jeito singular, único de ser gente que acompanha cada um de nós até o túmulo.

Este jeito deve ser levado em conta sempre.

Ele é Único e seu.

Partindo deste ponto, mais importante no processo terapêutico que você começou comigo e/ou dará seguimento com outro terapeuta, não é o que o terapeuta diz ou faz mas suas descobertas e sua abertura pra encontrar-se com quem você é.

Este é seu Espaço privilegiado.

Não há outro que se deva investir.

Ninguém ou nada é capaz de entrar neste Espaço quando há Silêncio.

Cultivar este Silêncio é tarefa de cada um.

Na terapia os pontos de vista e experiências do terapeuta assim como de quaisquer outras pessoas (pai, mãe, irmãos, marido etc.) que passam ou passarão por sua vida não são importantes.

A relevância está sempre na construção de quem você é, de como você experimenta a si mesmo.

Quem você é, é habitado por um Mistério, um Encanto.

Cultivar este Mistério, este Encanto é tarefa para a Vida.

Torna fértil a convivência com pessoas, situações.

Este Mistério nos Abarca, Seduz, Carrega, Protege, Sustenta.

Apenas n'Ele encontramos o que é essencial nesta caminhada.

Este que sofre nunca é você.

Sempre está associado a um personagem que sofre no seu corpo.

A partir do exercício do Esforço Muscular Cortical Voluntário (EMCV), uma das práticas a serem exercitadas no curso da terapia, você poderá aprender a gerenciar a experiência dolorosa que acontece no corpo e encontrar com Alegria e o Encanto que mora em você.

Experimentar sofrimento sempre é estar fora de si.

Neste momento, os maiores desafios para aquelas pessoas mais jovens que estariam dando início a uma vida produtiva tanto no estudo superior como em alguma atividade remunerada são as barreiras impostas pela pandemia.

Todos nós, no entanto, estamos sendo afetados cada uma a sua maneira.

A estas dificuldades se somam as peculiaridades políticas do país, de cada estado e cidade.

Veja bem, isto não é pouca coisa e você sabe e experimenta todas estas pressões e limitações no seu cotidiano.

Estas são questões dadas e bem objetivas, impossíveis de serem mudadas num curto e médio prazos.

Por outro lado podemos nos perguntar: de onde vem as pressões que trazem e alimentam tanto sofrimento, tanta necessidade de mudança, de ser diferente do que conseguimos ser.

Elas não vem da realidade imposta pela pandemia, não vem de fora.

Vem de dentro das nossas cabeças, vem da mente, dos nossos egos.

No vídeo "Reflexões acerca do ego" que você pode encontrar na internet, isto fica bem demonstrado.

Desde o acordar até o sono da noite nossas mentes produzem leituras, pensamentos, julgamentos nesta ou naquela direção.

Uma avalanche de informações.

É como se o seu tapete fosse puxado, diariamente, e deixasse você sem chão.

É a experiência de uma agonia impensável, de um sofrimento infinito.

Este sofrimento não pode ser nomeado, não pode ser segurado nas mãos.

Daí a impotência produzida e experimentada.

É como se fôssemos tomados, possuídos pelo sofrimento.

Nos tornamos a face do sofrimento onde nossas ações são a experiência da própria paralisia.

Tudo que se relata nestes tempos é real e faz sentido!

É preciso, porém, examinar com carinho e separar o que é barreira objetiva imposta pela pandemia e o que vem da mente, alimenta o sofrimento e separa você de quem você é, do Encanto que mora em você.

É possível fazer isso?

Sim!

Em relação às barreiras impostas pela pandemia não temos poder.

No entanto, estas que maltratam o corpo e vem da mente, do ego, podemos aprender a nos relacionar com elas, crescer, amadurecer, tirando lições desta experiência.

Não há nada a temer!

Somos habitados por uma Força Misteriosa que nos possui, nos Abarca, Seduz, Protege, Carrega, Sustenta.

Quem você é, é indestrutível!

Apenas Confie!

Uma sugestão nesta direção!

Pequenos trabalhos diários se impõem e nos convidam como exercício de liberdade e disciplina pessoal para nossa saúde mental.

Para que isto seja possível, o estabelecimento de uma rotina de horários é fundamental.

Vamos lá!

Em primeiro lugar está a disciplina diária com alguma técnica, prática para meditação (20 minutos pela manhã e 20 minutos no final do dia ou antes do sono da noite).

Preparar a mesa pro café da manhã, almoço e jantar.

Preparar os alimentos, lavar a louça.

Todas estas corriqueiras atividades são preciosas.

A disciplina em realizá-las de forma consciente, respirando, pode ajudar a construir uma experiência de porto seguro pra quem você é.

A respiração é um fundamento da Vida.

Sem respiração a Vida no corpo perde espaço.

Um antídoto para as armadilhas do ego.

Vale sempre rever o vídeo "Reflexões acerca do Ego", disponível na internet.

O resto virá como acréscimo em quem você é.

Sem fazer força, sem se esforçar, a partir desta atitude teimosa em parar, silenciar no início e final do dias, acompanhadas pelas outras atividades você passará a viver e experimentar a Vida em você e em relação aos outros de forma mais leve, serena.

Não se esqueça! O Mal sempre se esconde na prepotência, arrogância de nossas razões e certezas.

Apenas quando a mente silencia podemos experimentar a lucidez e a docilidade do Espírito.

Francisco de Assis chamava isso de verdadeira Alegria ou Liberdade perfeita.

Isso acontece quando deixamos de ser reféns das circunstâncias e das vozes que falam em nossas cabeças.

O Mestre não está fora. Ele sempre se manifesta a partir de quem você é.

Após a leitura de tudo isso que escrevi pra você, pensamentos, julgamentos, impressões, expectativas surgem em você e mostram como você reage.

Nossas reações são a matéria prima de nossa jornada pela vida.

É preciso compreende-las dentro do contexto de como funcionamos.

A escrita, escrever, pode ser de grande ajuda para dar forma ao que sentimos.

Uma maneira de tentar se apropriar da experiência deixando de ser refém da opinião, da expectativa dos outros sobre nós e de nossas próprias opiniões sobre nós mesmos.

Caso queira você pode continuar se comunicando comigo por aqui, em meu perfil, escrevendo.

Poderá ser bom e produtivo caso você se abra para está possibilidade.

A terapia, no entanto, é uma oportunidade que poderá lhe ajudar desde que haja abertura pra encarar os seus fantasmas, os seus medos, seu modo de funcionamento.

A Força que lhe Abarca, Seduz, Protege, Carrega, Sustenta não está fora de você.

No entanto, é preciso Confiar n'Ela, abrir-se, entregar-sea Ela.

As experiências que você carrega e tudo o que suas palavras tentaram comunicar pra mim expressam seu profundo desejo de encontrar os sentidos, os significados escondidos nelas.

Você não é mais criança.

O adulto está sempre em contrução.

Em sua adolescência os hormônios transformaram seu corpo, seus sentimentos com força e velocidade.

Da criança que você foi aos poucos foi sendo construída este adulto.

Não sei sua idade.

Acredito que seja adulto.

É preciso, porém, não se perder do encanto da criança que está em você e lhe acompanhará pelo resto da vida.

É nesta menino, neste garoto, nesta moleque que reside sua Força.

As práticas meditativas e outras no curso de uma terapia são instrumentos preciosos, insubstituíveis para o cultivo de quem você é.

"Há um menino, há um moleque
Morando sempre no seu coração
Toda vez que a adulto balança ele vem pra lhe dar a mão

Há um passado no seu presente
Um sol bem quente lá no seu quintal
Toda vez que a bruxa lhe assombra o menino lhe dá a mão

E lhe fala de coisas bonitas
Que você acredita que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor

Pois você não pode, não deve e não quer viver como toda essa gente insiste em viver
E não pode aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Há um menino, há um moleque
Morando sempre no seu coração
Toda vez que o adulto balança ele vem pra lhe dar a mão

Há um passado no seu presente
Um sol bem quente lá no seu quintal
Toda vez que a bruxa lhe assombra o menino lhe dá a mão

E lhe fala de coisas bonitas que você acredita
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor

Pois você não pode, não deve
Não quer viver como toda essa gente insiste em viver
E não pode aceitar sossegada qualquer sacanagem
Ser coisa normal

Bola de meia
Bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza lhe alcança um menino lhe dá a mão

Há um menino, há um moleque morando sempre no seu coração
Toda vez o adulto fraqueja ele vem pra lhe dar a mão."
Olá! Sim... procure um psicólogo!
Olá, como vai? Sim, pode ajudar e muito, o processo de psicoterapia é uma forma de resignificar as questões mal resolvidas! Sugiro também outra forma de terapia breve, muito eficaz para identificar e transmutar, dores do passado, tanto de memórias pessoais quanto transgeracionais!
A Constelação Sistêmica!
Fica a dica.
Abraço
A psicoterapia é o melhor caminho para você se livrar dos pensamentos intrusivos. Por estarem vinculados ao seu passado, as técnicas de EMDR ou Brainspotting costumam apresentar bons resultados em dessensibilizar essas lembranças. No entanto, igualmente importante é a sua compreensão sobre os acontecimentos.
O EMDR é uma abordagem que também tem ótimos resultados on-line.
Espero ter contribuído.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Pensamentos intrusivos podem causar ansiedade, minar a sua autoconfiança, e levar você a ter muitos pensamentos negativos, tirando a sua produtividade no trabalho e comprometendo os seus relacionamentos afetivos, familiares e sociais. Um psicólogo irá junto com você identificar as causas destes pensamentos, assim você vai ganhando consciência dos seus pontos de melhoria, fortalecendo a sua autoestima, potencializando seus pontos fortes, eliminando suas crenças limitantes e comportamentos sabotadores. Este processo terapêutico vai melhorando a sua capacidade de entender melhor a sua mente e seus comportamentos que te fazem sofrer tanto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 260
Não podemos ter certeza se é apenas com psicólogo sem uma avaliação prévia. Sugiro sim você buscar um psicólogo para uma avaliação, e se surgir necessidade ele (ou ela) orientará para uma avaliação psiquiátrica também. Mas a priori, um psicólogo o ajudará.
Olá! Todos temos pensamentos intrusivos, mas se forem excessivos, pode significar que você precisa olhar com mais carinho para sua saúde psíquica. Questione-se a respeito desses pensamentos. São reais ou fantasiosos? Quais as chances desses pensamentos se realizarem realmente? Procure ter hábitos de vida saudáveis, durma e se alimente bem, tenha boas noites de sono, dedique um momento do seu dia para realizar algo que lhe traga prazer, pratique algum exercício e faça psicoterapia. O psicólogo vai ajudar a encontrar caminhos para enfrentar esses pensamentos. Melhoras!
Olá, vc já deve ter encontrado respostas para isso nas colocações anteriores. Os pensamentos não se apagam da consciência, mas são guardados em “gavetas”. Por alguma razão você tem recorrido a estas “gavetas” e reencontrado estes conteúdos mentais. Trabalhe isso na sua terapia e vai ajudar muito.
Falar sobre esse passado em Psicoterapia e pensar sobre o significado te possibilita resolver questões que o tornam presente e pertinente. Faça Psicoterapia e irá encontrar respostas e Ressignificação desta história. Se precisar, disponha. Um abraço.
Com certeza o caminho é a psicoterapia. Através dela você vai entender os processos, fatores desencadeadores e vai conseguir minimizar ou até mesmo "abandonar" esses pensamentos.
Me coloco a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!