tenho percebido alguns machucados (arranhados, ferimentos fortes nas mãos) que claramente foram feit

25 respostas
tenho percebido alguns machucados (arranhados, ferimentos fortes nas mãos) que claramente foram feitos por mim mesma porém não me recordo de ter feito tal coisa, inclusive tenho acordado com esses ferimentos bem fortes dando a entender que me feri enquanto dormia, poderia se encaixar em algum tipo de transtorno mental?
Olá! Geralmente as pessoas lembram que se machucaram, você diz ter saber que essas lesões foram causadas de forma inconsciente por você mesmo, mas não se recorda o momento. Seria interessante fazer uma investigação do seu sono, já que tudo acontece de quando está dormindo. Outro ponto a se observar é que você pode estar apagando esses episódios da sua mente por algum motivo que deve ser investigado, sugiro que marque uma consulta para uma avaliação Psicológica,não há como afirmar se tem transtorno mental ou alguma outra coisa acontecendo sem mais detalhes. Procure um acompanhamento adequado.

Sugiro primeiro uma investigação médica, se tem certeza que acontece no sono, uma polissonografia, vai verificar isso, senão uma avaliação psicológica.
Somente com esse relato não é possível afirmar nada! No entanto,seria importante investigar desde quando esses episódios começaram a acontecer,e se só são esses comportamentos diferentes apresentados no momento ou há outras manifestações emocionais ou comportamentais que causam sofrimento/prejuízo a sua vida no geral! Procure ajuda médica especializada para as questões do sono e orientação psicológica também!
Você deve procurar logo ajuda de um psiquiatra que pode pedir uma avaliação psicológica e talvez até uma polissonografia para certificar se do que ocorre com você durante o dono Em geral esses comportamentos de auto flagelo auto mutilação ocorrem de forma consciente e a pessoa sabe do grande sofrimento e angústia que vivência e que a leva a esse tipo de autoagressao.O mais importante e saber que você precisa de ajuda e rápido não e saudável esse tipo de incidente independente de pertencer a um quadro psicopatologico.Nao tenha receio de buscar ajuda
Bom dia
Suas reações auto-lesivas tem como consequência essas lesões, porém só há como ter certeza, através de uma avaliação psicológica.
Procure um médico psiquiatra e um profissional da área de Psicologia para ambos poderem analisar e investigar isso de forma multidisciplinar e trabalharem em conjunto com você na construção de tratamento adequado.
Olá,
Realmente com as informações que destes fica difícil dizer o que se passa. Procure ajuda como indicaram os médicos e reflita sobre teu momento de vida, pois pode ser algo sutil que se manifesta noturnamente!
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Pode ser tudo, inclusive nada.
Nenhum transtorno é diagnosticado a partir de um único sintoma. É preciso buscar uma avaliação mais detalhada. Se te causa sofrimento, busque ajuda!
Olá, através do seu relato não tem como se afirmar o que possa ser. O ideal é que você busque profissionais para fazer uma investigação mais profunda. Boa sorte na sua busca!
Olá, a partir do seu relato é difícil dar um diagnostico, o ideal seria fazer uma avaliação medica, analisar as suas condições de sono, e quem sabe depois procura ajuda de um psicólogo.
Olá, é importante que você verifique junto ao profissional de saúde a frequência desses eventos, não é seguro buscar diagnósticos sem uma avaliação sobre esses fatos, pois para compreensão do que ocorre é preciso te escutar para juntos tomarem um direcionamento adequado para resolver o problema.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
É preciso de uma investigação detalhada sobre isso.

Principalmente sobre seu sono, mas não podendo descartar a sua angustia.

como anda a sua ansiedade? existe algum motivo para você estar apreensivo?

Cuide de sua saúde mental.
Um abraço na alma.
Olá, recomendo que procure ajuda profissional com profissionais da área da saúde, assim como, um médico psiquiatra, o qual poderá te orientar sobre o que fazer, e qual tratamento mais adequado.
Olá! Sugiro que você procure um médico e relate o que está acontecendo. Somente com essas informações, não há como fazer nenhuma afirmação. Investigue como anda o seu sono. Existem exames capazes de fazer essa avaliação. Vá a um Psiquiatra ou Neurologista. Dependendo da resposta, pode ser necessário fazer psicoterapia. Fique bem!
Olá, quando estamos dormindo nosso inconsciente está funcionando, e você pode estar tendo algum distúrbio de sono em que está se machucando dormindo. Seria interessante você perceber na sua vigília da onde esses machucados podem estar aparecendo que acabam vindo pro seu corpo. Você está passando por algum processo dolorido na sua vida, ou pode ter sido algo que você tenha passado há um tempo atrás. Enfim, apenas com seu relato fica difícil dizer qualquer coisa. Precisaria de uma investigação psicanalítica ou até algo além disso. Fico à disposição!
Olá. Como você está? Primeiro seria importante saber se você toma alguma medicação pra dormir. Segundo se você se autolesiona quando acordada. E terceiro porque quer saber se se encaixa em algum transtorno psiquiátrico?
Venha conversar comigo, marque um horário, você tem meia hora num primeiro encontro para me conhecer. Te aguardo.
Boa tarde. Importante a sua manifestação em busca de ajuda. Sugiro como os demais colegas, que busque uma avaliação para poder obter a ajuda adequada. O inconsciente se manifesta no periodo do sono tb e o profissional a partir da escuta e recursos de avaliação podem ser mais acertivos. Costumo trabalhar com recursos expressivos, que favorecem o diagnóstico e não costumo cobrar essa entrevista inicial. No aguardo.
Sim, isso pode ser um sintoma de transtorno mental, como o transtorno de comportamento autoagressivo (TCA). O TCA é caracterizado por comportamentos autoagressivos, como se machucar, se cortar ou se ferir de outras formas. Se você está tendo esses sintomas, é importante procurar ajuda profissional para avaliar seu quadro e tratar adequadamente.
Olá,
Para além de uma investigação psicopatológica, também seria importante pensar no seu contexto atual e como você tem se sentido. Que fatores estressores tem influência sob sua vida no momento, inclusive pensar na higiene do sono e como ela anda. Buscar um profissional para um possível diagnóstico e uma abordagem de redução de danos poderia ser um bom começo.
Oi!! Sim, é importante você realizar uma investigação com psicólogo, pode ser um sintoma de estresse ou ansiedade. bom tratamento e melhoras.
Olá! bOM DIA! Acredito que seria muito importante que você buscasse um psicólogo. A partir dos sintomas relatados, e se vc puder procurar um médico para descartar problemas físicos, por seus exames não apontarem nenhum problema de ordem física, parece que pode estar sim relacionado a um quadro de ordem emocional tambem- mas é ideal passar por uma avaliação mais precisa para chegar a um diagnóstico. Qualquer dúvida, estou à disposição!
Ola, se você está enfrentando esse tipo de comportamento e não tem consciência de tais ações, é fundamental procurar ajuda profissional de um profissional de saúde mental. Um psicólogo, psiquiatra ou outro profissional qualificado será capaz de avaliar sua situação de forma adequada e fornecer um diagnóstico preciso, além de recomendar o tratamento apropriado.

Não ignore ou minimize esses sintomas, pois a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Buscar ajuda profissional é o passo mais importante que você pode tomar para entender e abordar esses comportamentos de automutilação, bem como lidar com quaisquer problemas subjacentes que possam estar contribuindo para eles.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Há profissionais capacitados prontos para oferecer suporte e orientação. Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Olá, o dignóstico de um transtorno mental leva em consideração mais do que um fator, portanto, assim isoladamente acho pouco provável que seja um transtorno mental. Minha orientação é buscar ajuda médica para avaliar o que está acontecendo durante o sono.

Esses sintomas que estão acontecendo com frequência merecem ser levados a sério. Nesse caso, fazer psicoterapia pode ser uma boa ideia... Você pode refletir, junto a um psicólogo, como esses sintomas estão atrapalhando sua vida cotidiana, quando eles surgem e com que frequência. Durante o processo psicoterapêutico, você também pode explorar suas experiências e sentimentos. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150