Tenho plenitude auricular há 2 meses. Fiz audiometria, vecto, impedanciometria, tomografia de face e

1 respostas
Tenho plenitude auricular há 2 meses. Fiz audiometria, vecto, impedanciometria, tomografia de face e só foi constatada sinusite crônica e cisto de retenção. Meu médico só pediu para tratar a sinusite e esperar, mas até agora não resolveu. Manobras como a de Toynbee podem ajudar? Não há infecção.
Olá ! Existem dois cenários que precisamos diferenciar no seu caso.
Primeiro: O diagnóstico de sinusite foi confirmado pelo médico, ou foi apenas um achado de exame tomográfico? Se você realmente tem e se sua Rinossinusite Crônica não está sendo bem controlada, isto causa acúmulo de secreção no seu nariz e, eventualmente, parte desta secreção pode atingir a tuba auditiva e causar essa sensação de plenitude auricular. Neste caso, um tratamento otimizado para o nariz seria muito importante.

Segundo: Independente da sinusite, você pode ter uma disfunção tubária, desta forma alguns músculos que são responsáveis pela sua abertura e, portanto, equalização das pressões entre a orelha média e o nariz não funcionam e isto pode dar sensação de plenitude auricular. Neste caso, precisamos tratar essa disfunção. A Manobra de Tonynbee foi criada para avaliar se a tuba auditiva abre durante o ato de deglutir (engolir) com as narinas tampadas. Pode causar pequeno alívio em alguns por pouco tempo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Augusto César Bernardes Miguel

Augusto César Bernardes Miguel

Otorrino

Três Lagoas

Daniela Isabel Cevallos Zambrano

Daniela Isabel Cevallos Zambrano

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 242 perguntas sobre Otite Média
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.