Tenho problemas com a comunicação. Não consigo me comunicar, sinto que eu fico travada. Sou insegura,

12 respostas
Tenho problemas com a comunicação. Não consigo me comunicar, sinto que eu fico travada. Sou insegura, acho que qualquer coisa que eu fale não é importante e nem inteligente, então sempre fico quieta. Que terapia é mais recomendada pra eu desenvolver comunicação/ autoconhecimento?
Consulte um bom psicólogo para resolver seu problema.

Olá. Para além de você desenvolver a comunicação, acho interessante se interrogar do porque se sente tão insegura ao falar. Segundo a ótica da Psicanálise, da qual guio meu trabalho, tudo que pensamos, sentimos, tem uma função na nossa vida, e relaciona se com a vivência singular de cada um. Assim, para obter uma mudança subjetiva, será necessário você se colocar a falar a um analista sobre sua história, de como é seu sofrimento, de como ele te afeta, com o que você o associa, entres outras questões, que a resposta só pode vir de você. É dessa forma que oriento meu trabalho, porém a terapia mais recomendada é particular para cada sujeito, o que é bom para um, pode não ser para outro. Por isso sugiro que experimente até encontrar uma no qual faça sentido para você!
Espero ter ajudado, estou a disposição para qualquer conversa ou dúvida.
Existem muitas linhas de terapia, cada indivíduo funciona e se identifica com uma. Eu trabalho com a Terapia Sistêmica e a Gestalt. Vou te explicar como eu trabalharia essa questão, para que possa te ajudar nesse processo de escolha:
Considero importante investigar quando surgiu essa insegurança e o que faz com que você se sinta insegura. Tudo que surge em nossas vidas, sejam pensamentos, emoções e até mesmo sintomas vem com uma função, eles se originam como uma adaptação as situações impostas pela vida. Quer dizer, essa trava e essa insegurança surgiram em sua história em um momento em que elas eram necessárias, para que você se sentisse melhor naquele instante. A fim de que você se sinta menos insegura, é preciso entrar em contato com esse sentimento e as emoções que estão dentro dele, além de perceber quando ele entrou na sua história e o que faz com que ele esteja presente até hoje. Esses são alguns caminhos usados em minhas sessões, caso queira saber mais, estou à disposição.
Olá . Sou Psicóloga, trabalho com Terapia Cognitiva Comportamental, o que ajudaria muito na questão em que você apresenta. Essa terapia trabalha com pensamentos automáticos disfuncionais , que são aqueles que atrapalham sua visão real da situação e fazem com que sua emoção e comportamento reajam também de forma negativa . Por isso, quando você pensa que será inaquada caso fale algo, sua emoção percebe, a deixa triste ou ansiosa e seu comportamento trava imediatamente.
Estou a disposição, caso tenha interesse de aprofundar o assunto e conhecer melhor seus sintomas .
Bom dia.

É importante procurar ajuda de um psicólogo onde você possa se sentir bem. O psicólogo ajudará a compreender e a enfrentar tudo aquilo que te impossobilita de progredir e viver bem. Na análise trabalhamos com a fala e com o pensamento, e como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo. Afastando o que nos causa angústia e sofrimento, dando a possibilidade de avançar na vida.
Todas as respostas estão corretas. Siga sua intuição e não procure por essa ou aquela linha de pensamento, busque ler as respostas e quando intuir e sentir confiança em um profissional, siga essa intuição e vá em frente que dará certo.
Felicidades
Psicologa Cida Santos
Olá!! Imagino como deve ser difícil para você se sentir dessa forma. Que bom que você está buscando terapia! Com certeza é a melhor forma de desenvolver autoconhecimento, melhorar sua comunicação e autoestima. É provável que seja interessante pra você também praticar habilidades sociais, que são essas habilidades que usamos no dia a dia para nos relacionarmos com outras pessoas. Tudo isso vai te deixar mais segura para expor suas opiniões e construir relações saudáveis! Mais importante do que o tipo de terapia para o seu caso, é encontrar um profissional que você tenha confiança para se abrir. Abraços!
Olá! Pelo seu relato, já posso afirmar que sua dificuldade está relacionada a baixa autoconfiança. Nesse caso, posso te dizer, enquanto psicóloga e especialista em análise do comportamento, que a terapia comportamental pode te ajudar muito.
.
Em relação ao funcionamento da terapia, seria investigado sua história de vida para identificar o que desencadeou sua dificuldade/insegurança. A partir daí, seriam traçados alguns objetivos terapêuticos que te ajudariam a conquistar autoconfiança, se tornando possível se comunicar e se expressar sem grandes dificuldades.
Bom dia. Sim, a terapia vai ser um excelente treino para você melhorar sua comunicação. Primeiro porque a própria terapia é um contexto em que você vai se comunicar bastante e esse contexto por si só já será colaborativo. Segundo porque você terá a parceria de um profissional capacitado te acompanhando e dando feedbacks, treinando role plays, contribuindo com sugestões e, claro, te ajudando a avaliar quando a sua fala de fato precisa de mais alinhamento e quando você está sendo severamente dura e crítica consigo mesma. Boa sorte nesse processo! :)
Boa noite!

O seu bom vínculo com o psicoterapeuta contará mais que a abordagem. Quando for buscar alguém, concentre-se em estar com uma pessoa que você confia e percebe que o trabalho pode te ajudar.

Um abraço
Todos as respostas acima podem contribuir para clarear melhor sua dúvida, porém minha contribuição aqui vai num outro sentido. Muito mais importante do que a abordagem escolhida para seu processo psicoterapêutico, é o ptofissionsl que irá te acompanhar neste processo. Este não precisa ser necessariamente o mais "caro" , nem o que tem "pós-doutorado ", nem o mais perto de sua casa, nem... Enfim, o profissional melhor para você é aquele que você consegue se conectar vom rle, te transmite empatia, segurança. É aquele profissional que gera fm você um vínculo e desejo de ser escutada por ele.
Essa é a melhor abordagem!
Fez sentido para você?!
:) <3
Olá! O primeiro grande passo é procurar ajuda. Que bom que está aqui nessa busca. Depois, é importante que você, com o apoio do seu/sua psicoterapeuta, encontrem a raiz desse trauma em comunicação. Provavelmente, alguma memória do seu passado está conectada com essa insegurança com a comunicação. O processo de autoconhecimento é para sempre, vai te ajudar a viver a vida com mais leveza. Sinta-se acolhida. Um grande abraço.