Tenho grande dificuldade para me comunicar, principalmente em ocasiões de descontração, com muitas p

23 respostas
Tenho grande dificuldade para me comunicar, principalmente em ocasiões de descontração, com muitas pessoas ou em conversar individuais, tenho dificuldade para engajar uma conversa. Me sinto inferior e que não tenho algo bom para compartilhar e quando tento, não consigo criar uma conexão clara com as pessoas.
Nunca tive muitos amigos e sinto um grande vazio e isso é triste e bem cansativo. Por isso, acho que chegou a hora de buscar ajuda de um especialista, a final a vida é bela e só preciso encontrar a maneira correta para desfrutar de tudo que ela oferece.
Olá, espero que esteja bem.
Quando queremos nos comunicar e a insegurança não nos permite fazermos isso de forma natural, podemos pensar em vários aspectos emocionais afetados - geralmente ligados à autoestima.
Sentir-se inferior, sentir um vazio - são questões que podem ser trabalhadas com uma psicoterapia e lhe trarão possibilidades de conectar-se primeiro em si mesmo (fortalecer-se) e posteriormente, com as outras pessoas.

Olá! Penso que o primeiro passo está dado. Reconhecer a sua dificuldade, o incômodo e sentimento que está te trazendo e pensar em buscar ajuda. A socialização/comunicação faz parte do nosso dia-a-dia e a dificuldade em realizar pode estar relacionado a questões referentes ao passado, personalidade, autoestima, ou outras que pode ser avaliado por um/a psicólogo/a. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento que poderá elucidar a causa e contribuir com a sua evolução. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Abraço e Cuide-se!
Olá! Que bom que você já reconhece suas dificuldades e a importância do tratamento. Isso é fundamental para que possa se comprometer com o processo de mudança. A mudança não é algo fácil mas muitas vezes é necessária para que se possa ter mais qualidade de vida. Assim que possível, marque uma primeira consulta e dê inicio a psicoterapia. Um Psicólogo te ajudará a caminhar em direção ao que é importante para você. Cuide-se bem!
Olá! O perfil mais tímido ou instrospectivo não é um problema em si, mas quando passa a afetar as relaçoes sociais e você sente que pode ter prejuízos emocionais, financeiros, físicos e sociais, é mesmo interessante que busca ajuda profissional de um psicólogo, presencial ou on-line, para ajudá-la a compreender seu perfil e como mudar alguns padrões para sentir-se mais segura. Espero ter ajudado de alguma forma.
O desconforto é muito interessante, assim como qualquer movimentação afetiva de um sujeito. É a primeira porta para o "eu". É o reencontro com aspectos da sua pessoa que estão fragilizados, requisitando fortalecimento, fibras no corpo e no espírito. Você diz "eu sinto", consegue avaliar o que é bom e ruim, de maneira direta (ontológica) está saudável, porém quer crescer e não sabe o "como". A dor é sempre informação. O desconforto é uma seta que aponta para o "ser". Precisa aprender a usá-los, aprender a cultiva-los e tê-los próximos.
Olá! A psicoterapia é um processo que poderá te ajudar a cuidar destas questões, melhorar seu autoconhecimento, conhecer seus potenciais e trabalhar sua autoestima. Estarei disponível para te apoiar neste processo.
Olá, o desejo de mudança é o primeiro passo desse processo. A psicoterapia é um espaço de acolhimento que poderá te auxiliar a trabalhar tais questões. Busque um psicólogo para iniciar o processo terapêutico a fim de cuidar das questões que tem lhe gerado angústia. Me coloco à disposição!
Olá, parece que você está bem consciente do que está se passando contigo. Procure ajuda com um profissional psicanalista, tenho certeza que será de grande valor.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Oi. Muito bom saber que está decidida a desfrutar da vida! Isso mostra que você tem recursos de saúde e tenho confiança de que saberá desfrutar igualmente dos benefícios de uma psicoterapia. Se vendo acolhida encontrará, juntamente com seu terapeuta, as respostas para suas questões. Boa sorte! Abraços
Olá, já temos um bom caminho percorrido que o fato de você reconhecer a falta de habilidade social e saber que precisa de ajuda. O que ocorre é que os pensamentos disfuncionais atrapalham a suas tentativas de socializar, mas não se preocupe porque isso facilmente pode ser trabalhado em terapia. Podemos também verificar se isso não é somente a ponta de um iceberg.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Bom dia, Tudo bem? Para desenvolver um relacionamento com outras pessoas é necessário se relacionar bem primeiro consigo mesma(o) - sua autoimagem e autocríticas . Se essa questão e outras estão gerando sentimentos e pensamentos desagradáveis ter um espaço para trabalhar suas questões é importante. A terapia ajuda no seu autoconhecimento: identificando suas forças e trabalha também suas insegurança equilibrando sua autoestima e autoimagem, tornando mais fácil as questões relacionadas a si mesma(o) e consequentemente o contato com os outros. Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, tudo bem?
Quando você tenta conversar ou interagir de alguma forma com as pessoas, como elas reagem?
A comunicação é um comportamento aprendido. Aprendemos a nos comunicar com outras pessoas observando como se comunicam (até mesmo observando filme e tentando fazer igual), mas também nos comunicando (exposição).
O ambiente terapêutico é um cenário propício para desenvolver tal habilidade, tendo em vista que o profissional está ali para te ajudar a desenvolver esse comportamento, te acolher e não para julgar. À medida que você começa a desenvolver comportamentos relacionados a comunicação no contexto terapêutico é mais provável que você se sinta segura para desenvolver tais comportamentos em outros ambientes.
Olá o passo mais importante já foi dado, você identificou a necessidade de ajuda, desejo que você encontre o melhor profissional e como você mesmo escreve, desfrute da melhor forma, se cuida.
As sensações de vazio e tristeza são ocasionadas pela falta de conexão com as pessoas. Os sentimentos de inferioridade e de não ter algo bom para compartilhar interferem na sua capacidade de comunicação, que por sua vez, ocasiona a dificuldade em estabelecer conexão.
Imagino como essas dificuldades e sentimentos trazem sofrimento a você. Tudo isso pode ser trabalhado na psicoterapia. É muito importante que você busque tratar todos esses problemas para que possa estabelecer conexões íntimas e genuínas e dessa forma desfrutar de uma vida mais satisfatória e prazerosa.
É de se perguntar qual o lugar e função desses outros em momentos de descontração. Me pergunto se você se sente sob julgamento ou na necessidade de performar algo! Imagino que realmente seja difícil de se fazer amigos quando não é possível se implicar na sua fala, mesmo esta em momentos de descontração. Procure um profissional, com certeza você irá adquirir algo já de saída em ter de relatar a si mesmo numa sessão, por exemplo. Abraços e boa sorte!
Olá, que bom que resolveu procurar ajuda, isso vai desenvolver e amadurecer sua personalidade como um todo, boa sorte.
Olá! Tudo bem? Você ter esperanças na vida e a entender como bela talvez seja uma excelente motivação para resolver estas dificuldades de relacionamento. Talvez seja justamente esta esperança que falte quando você está frente a frente com pessoas. Será que ela vai me entender? Será que serei bem recebida? O que ela vai pensar do que eu tenho a dizer? Com certeza compreender mais sobre você, em um espaço profissional como o de psicoterapia, seja um grande passo para sentir-se mais fortalecido e estabelecer vínculos mais consistentes! Boa sorte!
Olá, que bom que você decidiu procurar ajuda! Na terapia com a abordagem em Terapia cognitivo comportamental você poderá trabalhar suas habilidades sociais, autoestima, autoconfiança e também analisar a ansiedade que gera esse processo de interações sociais. Abraços,
Olá,
O primeiro passo você já deu, que é querer mudar.
A comunicação é algo que pode ser praticado e treinado. Entender seus medos e dificuldades em um espaço seguro como a terapia, pode te ajudar a desenvolver um repertório para se vincular com pessoas a seu redor e te dar ferramentas para tal. Se sua ansiedade for muito paralisante, também seria interessante um trabalho em conjunto com um psiquiatra para além do psicólogo para manejo dos sintomas.
Ademais, espero que você encontre um psico bacana que possa te acompanhar nessa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal ;)
Olá :)

Há um modelo de depressão proposto pela terapia cognitivo comportamental que se baseia em um tripé: a visão de si, a visão do mundo e a visão do futuro.

Ainda bem, há um aspecto no seu relato que te protege, você reconhece que o mundo (ou a vida) tem algo a oferecer, mas talvez ainda te faltem recursos para acessar.

Espero poder te instilar a esperança que no futuro você conseguirá usufruir dessas coisas com o desenvolvimento de algumas habilidades de comunicação e habilidades sociais. Assim como qualquer outra habilidade, as habilidades sociais podem ser desenvolvidas com treino e orientação adequadas. Imagino que caso você desenvolva essas habilidades você melhorará um pouco a visão de si e a visão de futuro e se sentirá bem melhor, se protegendo de um desenvolvimento de uma possível depressão.

Minha sugestão é que procure por um profissional que trabalhe com a área de habilidades sociais e que vocês possam trabalhar juntos nessas questões. Vale a pena buscar ajuda e que bom que você já deu esse primeiro passo de tentar falar sobre o problema :)

Caso queira procurar pesquisadores e textos que falam sobre o tema eu recomendo alguns autores: Vicente Caballo, Almir e Zilda Del Prette (esses dois últimos são brasileiros).

Caso saiba inglês há dois livros que a divisão de psicologia baseada em evidências da Sociedade Americana de Psicologia recomenda:

Managing Social Anxiety Workbook (Hope, Heimberg & Turk)
Shyness and Social Anxiety Workbook (Antony & Swinson)

Apesar de recomendar esses livros e autores, eles não substituem a busca por um profissional, ok? Mas podem ser um ponto de partida em sua jornada.

Boa sorte em seu caminho e torço para que fique bem :)
Olá, isso é uma excelente iniciativa, que bom que você está buscando ajuda. O mais importante você já tem, desejo de interagir e se relacionar com as pessoas. Sabia que essas habilidades que você tem em interagir podem ser aprendidas? Que você pode aprender através de um treinamento e técnicas a se socializar? Aprender a como iniciar uma conversa, como manter uma conversação; como desenvolver uma amizade; como ser assertivo; etc. Através do treino de habilidades sociais isso é possível e atingível. É muito importante que você busque ajuda profissional para desenvolver essas habilidades; trabalhar a respeito dessa crença de que você não tem nada para contribuir (acredito que você tem sim muitas coisas que são interessantes porque as pessoas são interessantes em sua essência); dessa forma você começará a se sentir melhor consigo mesma e também desenvolverá relacionamentos interpessoais mais satisfatórios e se sentirá menos vazia e mais feliz. Espero ter colaborado, desejo-lhe sorte. Abraço.
Olá, desejo boa sorte na sua jornada. Abraço
Olá! É corajoso reconhecer as próprias dificuldades e buscar ajuda para melhorar a comunicação e as relações interpessoais. Ao procurar a orientação de um especialista, você estará investindo em seu próprio bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal. A terapia pode fornecer um espaço seguro para explorar as origens dessas dificuldades, identificar padrões de pensamento autocríticos e desenvolver estratégias para construir relações mais significativas. Lembre-se de que cada jornada é única, e buscar apoio é um ato valioso para construir uma vida mais plena e satisfatória. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150