Dificuldade em comunicação - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - dificuldade em comunicação

Neiva Balestreri

Neiva Balestreri

Psicólogo, Sexólogo

Foz do Iguaçu

Agendar uma visita
Camila A. Matias

Camila A. Matias

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Beatriz Sevilhano Casado

Beatriz Sevilhano Casado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Albermari  Sobreira

Albermari Sobreira

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Dificuldade em comunicação

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Dificuldade em comunicação

É comum que algumas pessoas sintam facilidade em contextos mais estruturados, como o atendimento ao público, mas encontrem desafios em interações sociais mais abertas e imprevisíveis. Essas dificuldades…

Olá,
A dificuldade de comunicação, que provoca até mesmo dor física, pode estar ligada à possíveis causas (conscientes ou não): - traumas emocionais ou situações dolorosas do passado -…

 Bruna Machado
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Somos pessoas que ao longo de nossa vida construimos como somos, como reagimos diante de alguma questão ou conflito e principalmente como nos relacionamos com o outro. Assim, nossas experiências…

Especialistas falam sobre Dificuldade em comunicação

Saiba que primeiro de tudo precisa reconhecer em quais situações isso ocorre. Nem sempre as dificuldades podem estar relacionadas somente a critica, ao medo do que os outros podem pensar, mas sim a uma falta de habilidade para ser mais sociável, é apenas uma questão de aperfeiçoar os comportamentos. Identificar as dificuldades, melhorar as respostas aos pensamentos de ser avaliado e ao mesmo tempo treinar os comportamentos. Você pode ser tímido ou às vezes passar a impressão de ser alguém metido que não conversa com ninguém, simplesmente por que não sabe como melhorar ou fazer isso. Perceba seus comportamentos se ao falar com as pessoas, você boceja, não olha nos olhos, se esquiva.

Cleunice Paez Borges

Psicólogo

São Paulo


Pessoas extremamente tímidas, caladas, envergonhadas. O tratamento busca desenvolver essas habilidades sociais.

Renato Mota

Psicólogo

Montes Claros


A boa comunicação é um importante elemento para se relacionar com as pessoas, seja no ambiente pessoal ou profissional. Existem três formas de comportamentos principais: assertivo, passivo e agressivo. O passivo ocorre quando a pessoa fica calada diante de situações que ela deveria falar e costuma se anular com receio de julgamentos ou críticas ou com medo de que o outro fique chateado ou com raiva. Já o agressivo acontece quando o indivíduo se comunica de forma grosseira, geralmente gritando ou falando alto. A sua comunicação apresenta muitos ruídos. Se você entende que precisa melhorar a forma de se relacionar com o outro, busque a terapia.

Luciana Gurjão Santos

Psicólogo

Fortaleza


A comunicação humana corresponde à transmissão de uma mensagem de uma pessoa para outra. A maioria das pessoas desenvolve as capacidades de linguagem e comunicação com pouco esforço aparente. Algumas pessoas, no entanto, apresentam dificuldades de comunicação, cujo impacto é variável conforme o seu grau de severidade. Por exemplo, uma pessoa com voz rouca pode ter dificuldades em fazer-se entender o que compromete a transmissão da mensagem e, portanto, a comunicação. Por outro lado, uma pessoa com uma Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), pode ter dificuldades em executar os movimentos necessários à fala e recorrer a um sistema de comunicação aumentativo, para comunicar com maior eficiência.

Quais profissionais realizam Dificuldade em comunicação?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.