Tenho psoríase vejo que o estresse e ansiedade influenciam nas crises e lesões na pele, bem como tensão

13 respostas
Tenho psoríase vejo que o estresse e ansiedade influenciam nas crises e lesões na pele, bem como tensão nos ombros e mandíbulas (na qual já fui operada). Há algum remédio, não agressivo, que posso tomar para controlar as crises? Qual especialista é melhor indicado?
Há estudos que comprovam uma estreita relação entre eventos estressantes e crises dermatológica relacionadas à psoriase ou outras afecções atópicas. Em relação à medicação, converse com seu dermatologista. É ele quem orientará o melhor tratamento medicamentoso. Aliado a isto, procure um psicólogo caso queira aprofundar as relações entre seu stress e ansiedade com as crises e lesões na pele. Acredito que será neste espaço que essas respostas poderão ser encontradas e trabalhadas. Abraço.

O melhor tratamento será com psicoterapeuta e psiquiatra que em conjunto auxiliarão no controle da crise de ansiedade e estresse.
O mais importante é detectar a causa deste sintoma, que pode ser descoberto durante o processo psicoterapêutico.

Você pode usar medicamentos a base de alcatrão, ou similares que o dermatologista pode receitar para uso tópico.
É importante você fazer um acompanhamento com um bom dermatologista. Além disso, um psicólogo é indicado pois como você já pôde perceber, o estado emocional influencia diretamente a saúde corporal. Mente e corpo são interligados, e os sintomas podem estar querendo te mostrar o que precisa de uma atenção especial sua. As sessões de relaxamento e consciência corporal, junto com o entendimento do que se passa, costumam produzir bons resultados.
Além das orientações do dermatologista você poderia considerar uma consulta psiquiátrica para que tenha ajuda nos aspectos emocionais que impactam desfavoravelmente o quadro de psoríase. Alguns pacientes não melhora por que pode haver ansiedade e depressão subjacente, só para citar os problemas mais frequentes.
Aconselho você procurar um dermatologista, para que ele possa indicar um tratamento medicamentoso para as lesões que a Psoríase causa na sua pele, porém como você menciona que existe um grau de ansiedade e estresse muito elevado que tornam a Psoríase mais forte, é recomendado também procurar um Psiquiatra, é preciso baixar essa ansiedade e te aliviar esse estresse através de um medicamento, concomitante a esse tratamento você também pode fazer um tratamento Psicoterapêutico.
Espero ter te ajudado.
A pele é o maior órgão do corpo humano e ele sente de fato quando nossas emoções não estão bem. Indico que procures um psicólogo para que juntos possam investigar como está tua rotina e no que poderás mudar, para enfim surtir melhora ou simplesmente o sumiço das psoríases.

Melhoras!
Sabemos que a psoríase é uma doença complexa, capaz de proporcionar uma ampla variedade de lesões cutâneas, que evoluem de modo imprevisível ao longo do tempo. Sabemos também que o estresse psíquico, sobretudo se crônico, produz uma série de alterações hormonais e pró-inflamatórias no organismo, agravando as lesões cutâneas no caso de uma pessoa com psoríase. Dessa forma, recomendo que você faça um acompanhamento regular com algum médico Dermatologista (para o manejo medicamentoso das alterações de pele ou de outros órgãos, que podem ocorrer), bem como sugiro avaliação por um médico Psiquiatra (para diagnóstico de possível transtorno psíquico formal e planejamento terapêutico). No caso de existir ou não um transtorno psíquico formal, você poderá discutir com o Psiquiatra sobre o benefício da realização de uma psicoterapia. Atenciosamente, Cleberson.
Concordo com os colegas com relação ao acompanhamento com dermatologista. Em Ribeirão Preto existe um ambulatório especializado no transtorno, recomendo uma consulta se você tiver essa possibilidade. A psoríase é uma doença da pele, o órgão do contato. A ajuda psicoterápica pode auxiliar a entrar em contato com questões que podem estar causando "reações" em seu organismo. É importante cuidar desta doença em seus múltiplos aspectos.
Olá, busque uma dermatologista. Se já procurou e não deu certo, insista mais uma vez. Com o avanço da medicina cada vez maior é muito provável que um profissional dessa área possa te ajudar muito.
Mas pelo seu relato, pude observar também que por conta disso e/ou também por isso. você tem criado um isolamento social prejudicial à você ; como pessoa. Nesse caso , aconselho que seria muito interessante que vc buscasse por uma ajuda psicoterapica. Mas sem se esquecer nunca da dermatologista.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Lucinda Costa
Psoríase vem de algo que te incomoda e vc quer tirar do seu corpo, por isso se torna incomodo

Sendo assim é útl sim , Terapeuta junto com Dermato

Para que esse seu "incomodo" seja elaborado e até mesmo resolvido dentro de vc

Terapia vai te ajudar a resolver, essa questão de dentro p fora

Até Logo
É importante investigar as situações de stress e ansiedade nas crises de lesões na pele já que em vários casos a saúde da pele estão associados aos estados emocionais. Considere a possibilidade de iniciar um tratamento psicanalítico para auxiliar em relação a essa questão.
Em relação aos medicamentos, o melhor seria procurar um dermatologista com conhecimento na área, ele quem poderá dar as melhores orientações a respeito. Mas, como você mesmo retou, seu estado emocional e principalmente a ansiedade tem causado certas alterações nos sintomas da psoríase. Neste aspecto, seria interessante procurar ajuda de um psicólogo, pois ele poderá trabalhar com você essas questões, de modo a melhorar sua qualidade de vida, que pode estar ligado as crises e lesões na pele.
Há anos a psicodermatologia já aponta como os estados emocionais afetam a saúde da pele.
Sobre as crises da psoríase é importante consultar um dermatologista. Contudo, você já as relacionou com o estresse e a ansiedade. Nesse caso sugiro procurar também um psicologo para te ajudar a entender como lidar melhor com as suas emoções e com aquilo que lhe estressa.