Tenho TAG e apesar de fazer tratamento a pouco tempo, sinto uma sensação de irrealidade as vezes, ambiente

9 respostas
Tenho TAG e apesar de fazer tratamento a pouco tempo, sinto uma sensação de irrealidade as vezes, ambiente estranho e junto a isso um medo gigante de enlouquecer ter um surto ou fazer algo estranho, fico apavorado com isso. Isso e sintoma de ansiedade?? Pode acontecer isso mesmo?
A sensação de irrealidade e ambiente estranho podem corresponder a uma desrealização, que, como sintoma dissociativo, geralmente se espera que ocorra em contexto de outro tipo de transtorno ou episodicamente em situações não corriqueiras. No caso, o contexto parece ser uma síndrome ansiosa em que o temor é intenso e incômodo, mas isso não quer dizer que vai se concretizar ou incorrer em consequências piores

Sim, esse é um dos possíveis sintomas de ansiedade. Comum de ocorrer na síndrome do pânico. NÃO significa que você está enlouquecendo! Mantenha o teu tratamento e não deixe de associar tratamento não medicamentoso, como psicoterapia e atividade física.
Sim, a ansiedade pode gerar os sintomas que você está sentindo.

Mas lembre-se: a ansiedade não vai te levar à loucura.

Apesar da sensação pavorosa, o medo de que aconteça o que teme, não significa que isso acontecerá realmente.

Como você já está em tratamento, mantenha o que já vem fazendo.

Ainda assim, não ficou claro qual o tratamento que está fazendo.

Caso seu tratamento não inclua psicoterapia ou psicanálise, considere fortemente iniciar um destes processos.

Com eles você terá o espaço adequado para trabalhar o que faz parte deste medo e encontrar diferentes formas de passar por isso.
Olá! Sintomas de ataque intensos como medo de perder o controle, enlouquecer, de estar fora da realidade, de morte eminente...são típicos de Síndrome de Pânico. Na abordagem junguiana aspectos da psique que são considerados impróprios, perigosos e socialmente inaceitáveis são reprimidos violentamente pelo portador do transtorno de ansiedade. Uma quantidade enorme de energia é utilizada para a repressão desses aspectos não aceitáveis e como não são aceitos e integrados à consciência irrompem de forma violenta como sintomas físicos e psíquicos. A psicoterapia é de extrema importância para a integração desses aspectos e poder viver de forma mais espontânea!
O "medo de enlouquecer" é uma das questões que mais aprece em clínica e não causa surto, portanto, fique tranquilo! A "sensação de irrealidade" entretanto, pode ser devido a algum medicamento. O tratamento medicamentoso sem o clínico, pode aliviar alguns sintomas, gerando outros em efeito colateral.
O tratamento clínico é imprescindível. O medicamento ajuda, mas nem sempre é necessário. Seus exemplos são bem simples, e, a princípio tratáveis sem suporte medicamentoso, como muitos outros.
Olá!
Os sintomas que você relata são mesmo muito desconfortáveis e como todo quadro ansioso pode trazer muita angústia em sua experiência. Por essa razão mesmo um tratamento é preciso muitas vezes ter paciência pois os sintomas não se amenizam tão rapidamente. Estar em tratamento já é um ótimo passo!

Você não especificou se esta sendo acompanhado somente por um médico ou não, mas caso não esteja em um processo psicoterapêutico com um psicólogo acho que pode ser uma boa alternativa iniciar um. Isso porque esse profissional é capacitado para acompanhar essa angústia, medo, etc. dando um suporte para que o tratamento com a medicação seja mais eficaz e que o Transtorno de Ansiedada Generalizada (TAG) possa ser enfrentado da melhor maneira possível.

Não tenha medo de procurar essa ajuda profissional, caso ainda não tenha feito, e fique tranquilo quanto ao "medo de enlouquecer", você está sendo acompanhado e tanto médico como psicólogo acompanharão você nesse sentido.

Forte abraço.
Todos esses sintomas fazem parte do Transtorno de Ansiedade Generalizada, que pode desencadear um ataque de pânico. É importante você se manter confiante no tratamento com um psicólogo e um psiquiatra. Em algumas semanas a crise tende a diminuir e você irá se restabelecer. O apoio da família e dos amigos é fundamental. Você não vai enlouquecer, pelo contrário, vai sair dessa mais forte e capaz de enfrentar melhor as dificuldades. Boa sorte.
Olá. Tudo bem? A TAG dá todos esses sintomas que você menciona. Sensação de irrealidade, taquicardia, sudorese, respiração curta, sensação de enlouquecimento, tonturas, possibilidade de desmaio, medos de filas, salas cheias. A grande notícias é que você está sendo acompanhado. O ideal é combinar sempre terapia (psicologia), psiquiatria e atividade física. Espero que você esteja com esses três pilares em andamento, pois aos poucos, com o trabalho realizado, os sintomas irão diminuir. Por detrás de todos esses sintomas, há uma história, uma família ansiosa (talvez), dentre vários motivos. O importante é ir trabalhando isso em terapia, e sabendo que isso passa. Boa sorte. Espero ter ajudado.
Sim, é sintoma de ansiedade e a desrealização costuma aparecer quando há um pico de stress. Fique tranquilo porque isso não é sinal de que está enlouquecendo, pois quando o sofrimento é grande a desrealização surge como um mecanismo de defesa. Continue seu tratamento e acrescento que o Mindfulness pode ser um grande aliado no processo de melhora. Espero ter ajudado com sua questão. Abraço