Tenho TAG e toda vez que tenho uma crise de pânico muito longa minha garganta fica amarela,irritada

10 respostas
Tenho TAG e toda vez que tenho uma crise de pânico muito longa minha garganta fica amarela,irritada e doendo; como se estivesse inflamada. Devo ir ao médico?
Dra. Rosana Mazzon
Psicólogo
São Paulo
Olá! Se vc realmente tem o TAG, e se este sintoma é recorrente procure um psicólogo que o ajudará a entender as causas, consequentemente poderá controlar os efeitos .Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Deve sim. É sempre bom verificar qualquer possibilidade de doenças psicossomáticas desencadeadas pelo TAG.
Sim. Deve visitar o médico sim para fazer uma avaliação. Será também importante fazer um acompanhamento psicólogo no sentido de reduzir os sintomas da ansiedade o que resultará na redução das crises de pânico e destes sintomas na garganta.
Abraços.
 Leonel de Alencar Moreno
Psicólogo
Itajaí
Não se deve descartar a ida ao médico a fim de que ele a encaminhe para realizar exames clínicos, e assim verificar sua imunidade que pode estar baixa devido a carência vitamínica. A ansiedade quando constante tende a afetar os demais órgãos internos e células. Desta forma, o mais importante é o tratamento intensivo do transtorno mental.
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá, a inflamaçao pode ser um aspecto psicossomático do TAG, porém pode apontar outras questoes sobre sua dinâmica de vida. O médico pode lhe orientar em caso que seja necessário uma mudança no estilo nutricional, descanso, qualidade do sono, atividade física, entre outros aspectos que interferem na sua saúde física e mental. Mente, corpo e espírito estao conectados todo o tempo, lembre-se!
 Alexandro Paiva
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Olá! Sugiro que você procure um médico para fazer uma avaliação médica e possível tratamento. E sugiro que você procure um psicólogo para uma avaliação psicológica. Após a avaliação, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de ajudar você a resolver a sua dificuldade. Os transtornos de ansiedade são bastante estudados e, normalmente, o problema é resolvido com a psicoterapia. A Terapia Comportamental Cognitiva e a Terapia Comportamental têm demonstrado grande eficácia no tratamento desses transtornos. Espero ter ajudado! Boa sorte!
 Gardênia Holanda Marques
Psicólogo
Fortaleza
Você relata que nas crises de pânico há a ocorrência de sintomas vinculados à zona oral (garganta) que é a da fala. Você pode procurar um médico para descartar algum diagnóstico, mas sugiro também, que você se implique em um tratamento psicanalítico para lidar e construir algo sobre esse "pânico" que interfere na sua fala e assim ter a possibilidade de encontrar outros destinos a esses sintomas psicossomáticos.
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A princípio, sugiro que busque um psicólogo especializado em transtorno de ansiedade e inicie um tratamento para que consiga lidar com os sintomas e as crises de pânico. Técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental são muito eficazes. O profissional que o estará acompanhando vai orientá-lo devidamente.
Olá. Muitas vezes sintomas corporais (psicossomáticos) expressam enunciados que não conseguem aparecer de outra maneira. Fico curiosa para saber como você recebeu esse diagnóstico, se por meio de um profissional, ou por meio de buscas pessoais na internet... O que quero apontar é que há muito coisa compactada nesse breve relato que você apresenta. Se a ideia de ir ao médico te tranquiliza, vá. Em todo caso, parece-me que seria mais interessante investigar as circunstância dos ataques e as relações que têm com a região da garganta. Apenas o diagnóstico não resolve a questão. Sugiro que procure um psicólogo ou psicanalista, alguém em quem confie para investigar essas questões que estão em segundo plano, mas que merecem uma escuta atenta.
 Elciane Lipski
Psicólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Sim, precisa de ajuda para verificar se são coincidências ou realmente o TAG está afetando a saúde física. Sugiro também que procure um psicólogo para tratamento do TAG, preferencialmente na abordagem TCC (você pode ligar e perguntar se é), sugiro esta abordagem por passar algumas "tarefas" que se estendem ao seu dia a dia, é bem efetivo para tratar este tipo de transtorno...

Especialistas

Francisco Alves Dias

Francisco Alves Dias

Psicanalista

Fortaleza

Jairo Gonçalves Venancio

Jairo Gonçalves Venancio

Psicanalista, Nutricionista

Pouso Alegre

Luciana Crescencio Araujo

Luciana Crescencio Araujo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Hannah Rocha

Hannah Rocha

Psicanalista

Brasília

Dayane Mendes Barbosa

Dayane Mendes Barbosa

Psicólogo

Ribeirão Preto

Karen Sales Parra

Karen Sales Parra

Psicanalista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 315 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.