Tenho toc e não quero tomar remédios, sou muito resistente a isso. Gostaria de saber se isso pode pi
5
respostas
Tenho toc e não quero tomar remédios, sou muito resistente a isso. Gostaria de saber se isso pode piorar meu quadro?
Se seu diagnóstico for exclusivamente de TOC, existe a opção de fazer terapia comportamental, que frequentemente consegue controlar o quadro sem uso de medicação. Isto fica mais difícil se tiver outros quadros associados como, por exemplo, depressão. Entretanto, se não tomar nem medicação nem fizer terapia comportamental, a evolução é imprevisível e, frequentemente, há piora.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é o tratamento de primeira escolha para o TOC. Caso você faça a TCC e tenha melhora significativa - avaliada por uma redução da pontuação da escala de YBOCS maior que 25 a 35%, talvez você não precise fazer uso de medicamentos. Porém como cerca de 65% dos pacientes com TOC tem Depressão e 75% tem algum Transtorno Ansioso, a associação com medicamentos torna-se necessária em grande parte dos casos. É importante que você tire suas dúvidas sobre o uso da medicação com seu psiquiatra, sua resistência ao uso de medicação pode ser reduzido com a orientação de um especialista.
Olá! Sugiro inciar acompanhamento psicológico para que possa descobrir como o TOC se originou, quais associações e fenômenos psicológicos estão envolvidos. Tomando consciência de como esse sintoma se desencadeou, é possível que ele seja tratado. Além disso, a psicoterapia o ajudará encontrar suas próprias formas de lidar com suas questões e dificuldades. Espero ter ajudado!
Excelente pergunta! Além da terapia cognitivo comportamental, você pode fazer um tratamento com um profissional que seja psicanalista, pois o transtorno obsessivo compulsivo pode ter sua causa localizada no seu inconsciente, a qual deve ser investigada, identificada e tratada pelo psicanalista. a nomenclatura TOC é razoavelmente recente, mas os sintomas já são estudados desde o início do século XX. Acredito ser possível tratar seus sintomas de TOC sem o uso de medicação, porém o tratamento psicanalítico não é uma escolha fácil.
Olá! Geralmente, o TOC está em comorbidade com outra doença, como a depressão, então há necessidade de medicamento. Outro ponto importante a ser ressaltado é que a medicação ajuda a pessoa a ter uma melhor qualidade de vida, porque reduz os sintomas. Independente de remédio, há necessidade de terapia. A terapia cognitiva comportamental (TCC) irá trazer resultados eficaz e efetivo no tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Pode desenvolver tourette depois de adulto? Sinto tipo como se algo balançasse, como se fosse a cabeça, não sei explicar Mas não é algo visível, eu acho Sinto como se fosse por dentro Estou passando por muito estresse Pensamentos intrusivos
- Boa tarde, o que fazer quando uma pessoa com distimia não aceita a doença e nem procura ajuda ?
- Quais são as características do Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Como o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é diferenciada de outros transtornos psiquiátricos ?:
- O que é o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Quais as diferenças e semelhanças entre o Transtorno de personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) e Transtorno Obsessivo-Compulsiva (TOC)?
- O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?
- Olá. Sofro com depressão desde os 12 anos e pensamentos suicidas já tendo tentado várias vezes o suicídio. Ter pensamentos sexuais em relação ao meu anterior relacionamento mesmo tendo sido o primeiro e tendo eu sido humilhado e rejeitado. E ficar extramamente irritado quando penso nela sendo que eu…
- Olá, como conseguir laudo caracterizado deficiência intelectual para concurso público? Preciso encontrar algum profissional. Abraços!
- Não consigo comer alguns alimentos por causa de sua textura e/ou cheiro, como a nata do leite, uvas muito macias. Quando era criança, não conseguia engolir carne de gado, por ser tão fibrosa. Mastigava e cuspia. Depois, fui desenvolvendo a habilidade, mas ainda hoje, aos 22, não consigo comer tranquilamente.…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 77 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.