Tenho um irmão com 18 anos que possui Down. Ele tem dificuldades de se comunicar e expressar seus se

23 respostas
Tenho um irmão com 18 anos que possui Down. Ele tem dificuldades de se comunicar e expressar seus sentimentos, recentemente ele perdeu o pai. Como lidar nesta situação? Como posso ajuda-lo? Da forma dele ele sente saudades e pergunta a todo momento e ultimamente esta bem deprimido.
Olá, o luto é um processo doloroso, principalmente na perspectiva do homem ocidental, onde a morte não é apenas um evento biológico, trazendo angustias que é muitos casos é importante um acompanhamento. Para os indivíduos com síndrome de down, não é diferente, por isso, é importante buscar um psicólogo especializado para acolher a demanda. A forma como a família se comporta em relação a este individuo vai também influenciar, na ausência de estrutura familiar diante da perda, é necessário também um acolhimento psicológico.

Olá! Cada um lidará da sua própria forma com o luto, que acontece em processo. O acontecimento da morte em culturas como a do Brasil ainda é um tabu, de modo que isso pode gerar uma dificuldade a mais para a mente entender e aceitar o que está acontecendo. De modo geral, amor e proteção ajuda MUITO. Uma alternativa também é buscar ajuda profissional para que este seja um processo que não envolva mais dores do que a dor já sentida. Um grande abraço e confiança que você também pode lidar com isso. E também pode buscar ajuda profissional. Afinal, o ponto é nós ajudarmos para ajudar os outros.
Olá. Leve-o ao psiquiatra. Ele precisa de uma medicação nesse momento. E com
Isso ajuda psicológica.
Então, fazer luto é uma das capacidades humanas e o seu primeiro estágio consiste em não reconhecer a perda, inicialmente, até aceitar que a pessoa se foi e não voltará mais. Aceitar, nesse caso, é extremamente doloroso e, por isso mesmo, extremamente difícil, mas cada um faz ao seu tempo e ao seu modo particular. Deixa ele realizar o próprio luto, é triste, mas é necessário. O que você pode fazer para ajudar é oferecer paciência, carinho e cuidados.
Meus pêsames.
Olá!
Luto é um assunto bem complicado mesmo. O primeiro ano é o mais sofrido, depois ano a ano a gente vai se conformando e aceitando até chegar a um ponto que fica restando apenas as saudades.
No caso do seu irmão como ele possui a síndrome de Down tudo fica mais difícil não só para ele mas também para você e os demais cuidadores. Você relata que ele está deprimido, então há necessidade de procurar um profissional especialista deste assunto que certamente saberá ajudá-los a aliviar este sofrimento não só dele mas de toda sua família. Desejo melhoras a todos vocês.
Olá. Uma boa forma de ajudá-lo neste momento é procurar por ajuda psicológica para ele. O profissional pode auxiliá-lo na elaboração do luto. Ele deve estar em grsnde sofrimento.
Olá! O processo de luto não é fácil pra ninguém...e talvez esteja sendo mais difícil pra ele por não conseguir compreender a complexidade da perda...Seria interessante fazer com ele um ritual simbólico de despedida...escrever uma cartinha, colocar no túmulo...plantar uma árvore simbolizando a pessoa querida...achar meios de que ele possa expor seus sentimentos de maneira concreta para que consiga se expressar e acolhê-lo nesse período de dor.
Olá! Ele está vivenciando um processo de luto e a ajuda de um especialista será benéfico nesse processo. Abraço
Olá,
As perguntas a todo momento marcam como está difícil o entendimento da morte e da perda. A família precisará de paciência pois uma referência importante , tanto quanto o pai que ele perdeu. Além disto, um espaço com um profissional da psicologia para ele falar e ser acolhido, poderá ser importante.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá
O luto é um processo que é doloroso e cada pessoa pode reagir de uma forma.
A família será a base dele nesse momento e a ajuda profissional pode contribuir para ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo.
Olá, entendo que o luto é um processo doloroso para todas as pessoas , posso imaginar como deva estar sendo difícil na cabeça dele e para vocês familiares em vê-lo assim. O que posso sugerir é que seja dado muito amor e uma dose extra de paciência. Precisaríamos de mais informações como qual é a idade mental do seu irmão, para orientá-la uma melhor forma de conversar com ele sobre o assunto, visto que como a morte é um processo muito dolorido para as famílias, as mesmas acabam por silenciar e não falar a verdade sobre o ocorrido, não sei se é o seu caso. Importante também, saber há quanto tempo ocorreu o falecimento e assim ter uma noção se o seu irmão está passando pelo tempo normal de luto ou se está precisando de ajuda profissional. Converse com um psicólogo.
um bom psicologo que trabalhe com a síndrome e com conhecimento no processo de luto seria o ideal para a criança.
Sua preocupação com o acolhimento de seu irmão é uma demonstração de empatia provavelmente percebida por ele e que o faz sentir que não está sozinho nesta. Você também pode procurar uma psicoterapia breve para ajudá-lo a trabalhar esta perda significativa. Um profissional da psicologia tem o distanciamento da situação e as habilidades necessárias que ajudarão seu irmão a passar por este processo de luto e resignificar este acontecimento, mesmo com suas limitações cognitivas. Quando ele perguntar sobre o pai não negue o acontecimento, valide sua forma de demonstrar seus sentimentos com sua procura, o sofrimento é inevitável, mas contar com o seu apoio e o acolhimento de um profissional farão toda a diferença e ajudará o seu irmão a passar por isso de uma forma mais leve. Você está no caminho certo ok? Até.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua pergunta. Lamento a perda de seu irmão. O luto é um processo bastante complexo, doloroso e experimentado de modo singular. Minha recomendação é que a família busque por um profissional de psicologia para acompanhá-lo. Melhor ainda se esse profissional tiver familiaridade e experiência com a síndrome. Ele frequenta a escola regular? Faz acompanhamento em caráter complementar em outra unidade especializada (pode ser APAE ou outra que porventura exista em sua cidade)? Se sim, orientaria também buscar parceria com essas instituições. Os profissionais dessas unidades podem contribuir com recursos psicopedagógicos e/ou outras informações que possam auxiliá-lo na vivência desse momento difícil. Um abraço!
Olá! Parabéns pela iniciativa de procurar orientação para tal situação. Seria interessante procurar um profissional que atenda casos de luto para atender o seu irmão. Boa sorte.
Olá, imagino como é difícil, mas me parece que você também precisa de ajuda para lidar com isso! que tal você procurar um psicólogo da linha sistêmica, é bacana porque ele pode atender toda família e ver com vocês o que é possível fazer, abraços
Olá. Continuar ao lado, ouvindo e colocando o seu ombro a disposição dele nesse momento difícil pode ajudá-lo a amenizar a dor da perda. Além disso levá-lo para uma avaliação psiquiatra e um acompanhamento psicológico podem ser muito eficaz. Abçs!
Olá! É de grande importância o seu apoio nesse momento, como processo associado, leve o para uma avaliação psicológica, onde terá auxílio para a elaboração do luto e com um ambiente confortável e acolhedor e ele irá aprender a lidar e expressar seus sentimentos de forma mais assertiva. Forte abraço!
Como a família vivencia e enxerga a morte? A clareza em relação a isso ajuda bastante, a visão integral de vida, espiritualidade ( independente de religião), a sensibilidade muitas vezes exacerbada pede algo mais do que apenas racionalidade.
Se for escolher um psicólogo, veja primeiro se a pessoa do profissional tem a ver com a família de vocês, se faz sentido um tratamento com alguém que fale o mesmo idioma que vocês.
O sentir vem à frente do pensar neste caso.
Pense nisso e sinta como é pra você. ;)
Olá! O luto é difícil para todas as pessoas. Para ma pessoa com síndrome de Down, pode ser até mais complicado para haver a elaboração do luto. O fato de você ser o irmão e estar questionando o que fazer, já significa que ele tem apoio da família, o que é fundamental para a elaboração do luto. Sugiro uma terapia com psicólogo para seu irmão, e até mesmo para sua família saber elaborar melhor esse luto e poder auxiliá-lo da melhor maneira. Espero ter ajudado!
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Vivenciar o luto não é fácil, somos uma cultura que não fomos preparados para a morte ( perdas), o importante é acolher seu irmão, o amor e carinho da família é essencial neste momento, o auxilio de um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar muito nesse processo de elaboração de luto!
Olá! Que bom que esteja buscando formas de ajudar o seu irmão e imagino que não esteja sendo fácil para toda a família. Busque ferramentas que possam ajudar na elaboração do luto. O que o seu irmão mais gosta de fazer? quais as maneiras que ele se utiliza para aproximação com vocês? Despedidas simbólicas e atitudes de agradecimento em relação a pessoa que o pai dele representa pode ajudar. Se coloque a disposição do seu irmão e se faça presente. Além dessas possibilidades, busque um psicólogo (a) para que seu irmão inicie a psicoterapia.
(:
Ouvindo ao que ele tem a dizer, na linguagem que ele for capaz de expressar, sendo uma boa cia e falando do seu coração. Abraço