Tenho uma dúvida que me é frequente, o que é a depressão?

6 respostas
Tenho uma dúvida que me é frequente, o que é a depressão?
Olá, tudo bem? Depressão se tornou um diagnóstico muito comum nos dias de hoje, mas também se tornou um diagnóstico muito banalizado que foca apenas em sintomas. É importante lembrar que a pessoa sempre deve ser escutada para além de seus sintomas, dando voz a isso que o toca e marca a sua história. A depressão é muito associada com a ideia de tristeza, mas não se trata disso, pois a tristeza também tem seu lugar em nossas vidas! A depressão, quando patológica, se associa mais à uma morte subjetiva em que a pessoa vai “desistindo” da vida aos poucos! Há, além de um sintoma de depressão, a Melancolia, que diz algo mais da estruturação subjetiva de um sujeito! Importante nos atentar, portanto, à inúmeros detalhes o que faz de cada caso, um caso singular! Sendo assim, torna-se necessário que cada um coloque em suas próprias palavras o que passa com si próprio, dando espaço para elaborações e re-significações particulares! Espero ter contribuído, abraços!

Olá! A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Quando a depressão se instala é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico. Se não for tratada pode piorar passando de leve para moderada até o estágio grave. É fundamental não só o acompanhamento medicamentoso como terapêutico. Espero ter auxiliado!
Grande abraço
Depressão é uma doença psiquiátrica complexa, causa sintomas duradouros e intensos que alteram o modo como o indivíduo se comporta, pensa e sente. Essa patologia pode surgir em qualquer fase da vida, interferindo nas atividades cotidianas. Há fatores genéticos, biológicos e ambientais que exercem influência na apresentação de um quadro depressivo.
Os principais sintomas são: sentimentos de tristeza, vazio, melancolia, desesperança, pessimismo, perda de interesse ou prazer em atividades habituais, tais como hobbies, estar na presença de familiares ou amigos. Redução do apetite, perda de peso, aumento do apetite e ganho excessivo de peso. Alterações do sono, insônia ou dormir excessivamente, problemas de concentração, dificuldade de tomar decisões, ansiedade, agitação ou inquietação, lentificação dos pensamentos, fala ou movimentos, pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio, cansaço, exaustão. Sensação de culpa, inutilidade, raiva, irritabilidade e frustração. Dores articulares, dores de cabeça e sintomas gastrointestinais.
É importante se atentar a frequência e duração dos sintomas. O tratamento da depressão é geralmente feito com medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Com o tratamento adequado a qualidade de vida do sujeito melhora significativamente. Espero ter contribuído, abraços.
Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Uma resposta simples para uma pergunta simples: depressão não é tristeza. Mas se está dúvida, agende uma primeira entrevista com uma psicóloga/psicanalista e fale sobre essa e outras dúvidas que pairam sobre seu desconforto emocional ou psicológico. Veja então se te traz um alívio. Se for o caso, inicie um tratamento. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
A depressão se caracteriza por grande intensidade de tristeza, diminuindo o prazer e/ou o interesse em atividades diversas. Pode gerar sintomas como crises de choro, perca de peso, dificuldade para dormir, falta de concentração, pensamentos de culpa, de suicídio, entre outros. A melhor forma de ter um esclarecimento sobre o assunto é procurando um especialista, que certamente irá fazer uma avaliação, caso tenha diagnóstico positivo do transtorno, irá fazer as intervenções terapêuticas necessárias.