Tenho uma neta de três anos, até um ano foi tudo normal mas de repente ,regrediu não sorria mais ent

23 respostas
Tenho uma neta de três anos, até um ano foi tudo normal mas de repente ,regrediu não sorria mais então disse nenhuma palavra ,hoje só diz mama ,tudo que quer pega a mão da gente pra fazer ,hoje vai na fono e na psicóloga e também na escolinha ,só não fala ,eu como vó fico desesperada,me ajudem
A psicoterapia pode ser útil a você para lidar com o desespero que você relata. Cuidando de si, você pode se sentir mais tranquila no cuidado de sua netinha.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia familiar - R$ 200

A psicoterapia é fundamental, tanto para a criança quanto para a familia, porém sugiro que procure um Neuropediatra para avaliar a regressão na linguagem. Existem marcos do neurodesenvolvimento que devem ser observados. De 0 a 2 anos a criança ainda tem um comunicação limitada, através de choro e expressões faciais; surge a primeira palavra e a comunicação é reduzida . De 2 a 6 anos espera-se que a criança tenha um aumento significativo na linguagem, melhorando sua qualidade e quantidade. É o momento de aprender o "som" das palavras, ter uma comunicação silabada (ex: papa, mama, tete, bubu, mimi). Gradativamente a criança passa a formar frases com duas palavras (ex: quero agua), até evoluir para acrescentar verbos e substantivos (ex: doce é gostoso). A terapia vai ajudar se houve algum fator no ambiente (casa ou escola) que possa estar contribuindo essa regressão, mas o neuropediatra é o mais indicado para uma avaliação nesse momento. Estimule a fala da criança, dizendo palavras de forma pausada e silabada (ex: co-po; ma-mãe). Dependendo do parecer do médico ele pode pedir uma Avaliação Neuropsicológica, então caso ele peça, você irá procurar um psicólogo com especialização em Neuropsicologia que irá através de testes, questionários, entrevistas, etc, entender como está o neurodesenvolvimento da sua neta no geral (linguagem, atenção, memória, inteligencia, coordenação motora, etc). Fico ao dispor em caso de dúvidas, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Ola... essa idade é marcada por um salto no desenvolvimento da criança, que passa a adquirir muito mais habilidades e tambem a se descobrir no mundo. Esse pode ser um dos motivos que levaram a regressão da linguagem, um possível medo do novo e do que está por vim, afinal a criança já se reconhece como pessoa. No entanto, é precisa avaliar mais de perto o que levou a esse regressão e o quanto é preciso envolver outros especialistas para ajudar.
Se tiver mais alguma duvida, estou a disposição.
Olá!
Pelo que relatas a sua neta está sendo acompanhada. Imagino que sua angústia tenha a ver com esta mudança percebida após um ano, com traços de um desligamento com o desenvolvimento da linguagem! Acredito que tu precises entender o que se passa, com mais informações. Mas para elaborar esta situação seria fundamental que buscasse uma escuta terapêutica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Ela sofreu algum trauma? Se sim, ou não, a Terapia EMDR possivelmente a ajudará. Mantenha, porém, calma e carinho com ela. Não a pressione. Há ajuda. Um abraço!
Olá! Você relata que sua netinha está tendo acompanhamento com psicológo e fono, porém não diz o que eles afirmam sobre o que eles afirmam sobre o diagnóstico. Imagino que haverá algumas possibilidades. Uma delas é que sua netinha começou a ser atendida há pouco tempo e um diagnóstico ainda não foi formado. Isso é bastante comum. Pode ser, também, que você, como avó, esteja com pouco acesso ao tratamento ou aos especialistas. Isso também é bastante comum. Em ambos casos, a sensação de impotência pode ser muito grande, porque imagino o quanto ama e quer bem à sua neta e o quanto quer vê-la bem.
Vejo alguns pontos positivos no seu relato, o primeiro deles é que sua neta esteja sendo acompanhada por dois profissionais de saúde, pertinentes ao que ela apresenta. Isso é muito bom. Vejo, também outro ponto positivo é que vai na escolinha. Aliás, você não fala nada como é o entrosamento dela na escolinha. Um terceiro ponto que considero interessante é que ela mantém contato físico, pois você diz que ela "pega na mão" para levar até o objeto que deseja.
Se achar possível, procure algum auxílio profissional, ainda que temporário, para você conseguir lidar melhor com esse momento inesperado e difícil. Pois, as melhoras que sua neta venha a produzir nos tratamentos que informa, normalmente, não se fazem da noite para o dia. Você precisa se manter bem, com saúde mental ok, para poder ajudar naquilo que for possível. Ansiedade e medo, que, porventura possam estar surgindo dessa situação, são fatores que abalam até mesmo a saúde física. Não estou falando como chavão, porém cuide-se, para poder ajudar sua netinha e o entorno. Espero que tenha te ajudado em algo. Tudo de bom!
Num primeiro momento, é preciso conversar com essas profissionais que já estão tratando dela e pedir orientação para saber como lidar.
Olá, como sua neta já esta em tratamento, seria interessante a senhora passar com um psicólogo que poderá ajuda-la com suas demandas emocionais e ajuda-la a compreender a situação. Cuide-se. Abraço
Olá, as profissionais que atenderá sua neta orientará qual o melhor caminho a seguir. Em relação a sua dificuldade em lidar, é importante um acompanhamento psicológico.
É preciso passar a criança em checagem de saúde completa, inclusive neurológica, mas também, e de igual importancia buscar com o psicólogo do caso o fator ambiental de onde a criança está inserida, se foi recentemente para escolinha, relacionamento dela com cuidadores etc. É difícil lidar com um problema desse tipo, mas a atitude de buscar ajuda é já um excelente ponto de partida para resolver.
Olá!
como a senhora mencionou que sua netinha já está sendo acompanhada por esses profissionais, acredito que seja importante a senhora ouvi-los , entender o que está acontecendo com o desenvolvimento da sua netinha nessa fase. Mas se ainda assim, depois desse diálogo as suas preocupações continuarem a ponto de lhe trazer sofrimento. Procure a psicoterapia para que possa desenvolver recursos para enfrentar essa situação de forma mais tranquila.
Vejo que ela já está sendo acompanhada por profissionais da saúde. Tente agendar com eles, sentar e conversar e pedir as devidas orientações para aliviar as preocupações e sofrimento que a senhora tem passado.
Olá!
A psicoterapia será de grande importância para podermos compreender o que sua neta está passando no momento e o porquê dessas regressões.
Acredito que no momento uma primeira consulta com os pais e a senhora seria de extrema importância para todos, tanto para nos ajudar a entender mais o caso, como também para vocês.
Estou à disposição!
È importante fazer uma avaliação multidisciplinar, com Neuro, Fono e psicólogo,
Mudanças bruscas de comportamento devem ser observadas com atenção. Pois assim como podem estar relacionadas a idade e os saltos do desenvolvimento, podem ser por algum fator orgânico, ou então inquietações psicológicas.
Descartada a parte clínica (se exames apontarem tudo normal), então parte-se para investigações do emocional. O que esta criança comunica? Será que sinaliza algo delicado, algum perigo? É importante verificar seu contexto, o ambiente e como são suas relações. E prestar atenção em seu corpo, se há sinais de abuso ou violência, por exemplo. É sempre válido observar!
E, mais: ainda que esteja sob atendimento, você não só pode como deve procurar segundas opiniões caso você não esteja segura ou concordando com eles.
Olá! Acredito que o passo mais importante já foi dado: procurar ajuda. A fono e a psicóloga vão avaliar o caso da sua neta e traçar um plano terapêutico! Elas também podem fazer algumas indicações, como por exemplo médicos (para descartar alguma questão física). Entendo sua preocupação! Nesse momento é importante que você se cuide também. Procure uma boa rede de apoio (amigos e familiares) com quem você possa contar e desabafar, além da ajuda profissional caso julgue necessário. Nunca esqueça que você pode conversar com as profissionais que atendem sua neta, tirando suas duvidas e diminuindo um pouco da sua angustia !
Olá! A terapia pode te ajudar nesse processo, nesse desespero ao qual você relata. Outro ponto importante é você buscar orientações com os profissionais que estão acompanhando sua neta para aliviar suas preocupações. Fico à disposição. Abraço!
Olá, como vai? No Brasil, os profissionais mais indicados para avaliar sua neta seriam psiquiatras infantis, e neuropediatras. Depois de levar sua neta a um profissional com uma dessas especialidades, ele provavelmente encaminhará a criança a uma avaliação neuropsicológica e para início de terapia intensiva em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Sou especialista em ABA e também faço avaliações neuropsicológicas com uma colega, que é neuropsicóloga. Se você tiver alguma dúvida, pode me ligar ou mandar mensagem. Um abraço!
Bom dia
Pode ter sofrido algum trauma que a senhora desconhece. Evolui para o diagnóstico de mutismo seletivo. Tratável com psicoterapia especializada
Olá! O mais importante é que a família atentou para os primeiros sinais. Quanto mais cedo iniciada a avaliação, maiores são as chances da Intervenção Precoce. Vocês não esperaram uma melhora com o passar do tempo, levaram a criança aos profissionais adequados. Recomendo que neste momento vocês não aceitem pura e simplesmente diagnóstico, mas que Tratamento Precoce. Assim sua neta terá maiores chances de um desenvolvimento adequado à sua idade, com o máximo de estimulação psicomotora, comportalmental e de comunicação/interação social.
Sugiro fazer uma avaliação completa com neuropicologo especializado em neuropsicologia, um neurologista e um psiquiatra. Aí além da psicologia clínica geral, terá uma avaliação completa.
Boa tarde, primeiro pense que o que você poderia fazer por sua netinha, que é procurar ajuda com especialistas para tratá-la, já foi feito e agora é aguardar os resultados. Sugiro que você busque um acompanhamento psicológico para que você consiga lidar com essa situação sem se cobrar tanto e com mais paciência e tranquilidade. . Abçs
Primeiramente, gostaria de expressar minha solidariedade a você neste momento difícil. É compreensível que você esteja preocupada com a saúde da sua neta.

É importante que você continue a incentivar a sua neta a se comunicar, mesmo que ela não fale. Você pode tentar usar jogos de linguagem, como jogos de palavras, para incentivá-la a falar. Você também pode tentar usar livros de histórias para ajudá-la a desenvolver suas habilidades de linguagem.

Além disso, é importante que você continue a incentivar a sua neta a participar de atividades sociais. Você pode tentar organizar encontros com outras crianças da mesma idade para que ela possa interagir com outras pessoas.

Finalmente, é importante que você procure ajuda profissional. Você pode procurar um terapeuta da fala ou um especialista em desenvolvimento infantil para ajudar a sua neta a desenvolver suas habilidades de linguagem.

Espero que estas sugestões possam ajudar a sua neta a desenvolver suas habilidades de linguagem. Desejo-lhe muita sorte.