Tenho uma sensação muito ruim quando penso na ideia que vou morrer. Minha vida toda (21 anos) passei

14 respostas
Tenho uma sensação muito ruim quando penso na ideia que vou morrer. Minha vida toda (21 anos) passei evitando pensar (talvez, até aceitar) isso. Quando caio na real que um dia irei morrer, que irei passar milhões de anos apagado, adormecido, isso me dá uma angústia. Sinto uma vontade de sair de casa, fico totalmente sem ar, o coração acelera, minha visão cai e quero chorar muito. Isso me atorma mais na parte da noite, entretanto, está acontecendo pelo dia também. Qual especialista posso buscar ajuda? Quero ficar de boa, não aguento mais esse medo
Recomendo que você considere iniciar terapia com um(a) psicológo(a) Através do processo você terá a possibilidade de entender seus pensamentos, comportamentos e emoções para que consiga identificar, avaliar e responder aos pensamentos sobre o que a morte significa para você, além de outros temas que irão surgir, e como isso tem impactado nas suas relações como na vida social, amorosa, trabalho etc.

Olá! A 'consciência da morte' é motivo de sofrimento para muitas pessoas, sem dúvida, é o seu caso. A morte está intimamente ligada com a vida, então posso afirmar que sempre existe a possibilidade de você lidar de outras formas com a finitude de maneira menos angustiante, para tanto, a psicoterapia vai lhe auxiliar nesse processo (ou seja, retirar de sua paralisia que essa consciência provoca).
Sinto muito que você esteja passando por isso! Realmente, a finitude pode trazer uma certa angustia para qualquer indivíduo, no entanto, quando ela é acompanhada dos sintomas descritos por você, se torna algo preocupante. Sugiro que seja realizado um processo de psicoterapia, desta forma, você poderá olhar para si mesmo, refletir acerca do significado da morte para você dentro do seu contexto, ter consciencia de todos estes aspectos e durante o processo ressignificar esse medo.
Procure um psicólogo. São questões de vida legítimas e tratáveis. Falando sobre elas com um profissional, a angústia que sente pode encontrar outros caminhos que não sejam os sintomas ansiosos e que você descreveu.
Olá! O ideal é procurar um psicólogo para abordar estes aspectos e trabalhar estas crenças limitantes para que você possa ter melhor qualidade de vida. Através da psicoterapia você poderá aprender formas de lidar melhor com esta situação.
A ideia da morte e de morrer, realmente podem mobilizar diversos sentimentos, principalmente o do medo. Um processo terapêutico pode te ajudar a criar novos sentidos para a morte, para que aos poucos, você possa ir simbolizando isso, de uma forma que não seja tão assustadora. A Psicanálise pode te possibilitar um espaço de fala, para que você possa ir colocando em palavras essas sensações que você relatou. E aos poucos, você pode vir a criar recursos internos para ir lidando com isso, ou seja, podem surgir novas formas de ver e sentir.
Medo da morte pode surgir como um dos sintomas da ansiedade. Sempre importante analisar se você passou por algum evento traumático, o medo da morte pode retornar sempre que algum cenário remeter ao mesmo tipo de experiência. A terapia irá ajudar a descobrir esses gatilhos.
Pensar sobre a morte é algo que pode ser difícil e desconfortável para muitas pessoas. No entanto, é normal e saudável ter algum nível de consciência da finitude da vida. Se esses pensamentos estão causando sintomas intensos de ansiedade que afetam sua capacidade de realizar suas atividades diárias, é importante procurar ajuda médica.
Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudá-lo a lidar com esses sentimentos de ansiedade e ajudá-lo a encontrar maneiras de gerenciá-los. O tratamento pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser especialmente útil para ajudar a mudar padrões de pensamento negativos e aprender técnicas de gerenciamento de estresse. Não hesite em procurar ajuda se esses sentimentos estão afetando sua qualidade de vida.
Sem duvida deve procurar um psicólogo. Não se sinta sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse possível medo de morrer que está trazendo esses sentimentos é uma doença tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
A angústia em relação a nossa finitude sempre é uma grande questão existencial. No momento parece que essa angústia está te trazendo um grande impacto e sofrimento em sua vida, mas não precisa ser sempre assim. Sem dúvidas o acompanhamento psicológico poderia te ajudar bastante nesse processo de encontrar outras formas de lidar com essas angústias.
Olá, como você está?

Sinto muito por esse sofrimento que está passando. É muito difícil para nós, seres humanos, pensar em nossa própria finitude. O ser humano já nasce com instintos de autoproteção e autodefesa, que o livrem de todos os perigos à sua vida. Porém, é um fato que um dia, todos terão sua existência chegada ao fim.
Se pensar nisso te causa uma grande angústia, considere buscar acompanhamento psicológico, para trabalhar essa dificuldades, para a compreensão das suas crenças, pensamentos e emoções, a fim de alcançar aceitação de que a morte é uma verdade imutável. As psicoterapias te ajudarão na ressignificação sobre o que é morte para você, pois você precisa lidar da melhor forma com essa angústia existencial.
Busque ajuda!

Espero ter ajudado, e conte comigo. Estou à disposição!

Abraço.
Isso é o que difere os seres humanos de outros animais, sabemos que vamos morrer.

Saber que vamos morrer, pode ser muito angustiante, dependendo das crenças ou descrenças ao redor do tema.

Por isso, recomendo pensar a cerca da morte, e vivenciar simbolicamente a morte em vida.

O que precisa morrer em mim?

Precisamos deixar aspectos nosso morrer, para renascer e se transformar.
Sinto muito que se sinta dessa forma. Pensar sobre a morte e a brevidade da vida é normal, mas para muitos esse tipo de pensamento e questionamento podem gerar ansiedade, medo e angústia. Se está te causando muita angústia, considere buscar acompanhamento psicológico para falar sobre isso a fim de que lide de forma natural e saudável e viva bem sua vida. Espero ter te ajudado. Estou a disposição. Um abraço.
Olá! um psicólogo pode te ajudar nessa demanda que pontuou.
O Medo é uma resposta natural que temos, normalmente relacionado a alguma ameaça. A morte dentro do que significa para você, parece de fato ameaçadora. Por isso, tratar essas questões em terapia, irá te auxiliar a dar novos contornos a esse medo e possibilitará uma nova forma de enxergar inclusive, a vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!