Terapia de casal pode ser feita até para namorados que não moram juntos? Se sim, como é a abordagem?

29 respostas
Terapia de casal pode ser feita até para namorados que não moram juntos? Se sim, como é a abordagem? Isso não atrapalha a análise do casal na sua individualidade?
Sim! A terapia de casal é focada na forma dos pares se relacionarem, como se tratam, como lidam com os problemas, defeitos do outro, etc. Isso é independente se moram juntos ou não. Porém a terapia de casal não aprofunda em problemas que são da própria pessoa. Quando o profissional identifica essa necessidade, ele orienta a pessoa a buscar psicoterapia individual (por exemplo, em casos de ciúmes patológico) A terapia de casal poderá ser realizada em paralelo com a psicoterapia individual, porém por profissionais diferentes. Espero ter esclarecido sua dúvida!
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal - R$ 180

Olá! A terapia de casal se diferencia por trazer o enfoque para os processos vividos entre os dois, o que não impede que ambos estejam na psicoterapia individual. A ideia é que os conflitos trazidos por vocês sejam mediados pelo terapeuta, melhorando a comunicação e ampliando a visão do casal pra enxergar quais necessidades não estão sendo atendidas. Espero ter ajudado!
Olá, sim pode ser feita até para namorados que não moram juntos, sempre com o objetivo de mediar a comunicação, conflitos, sexualidade, possibilidades de ajustamento, escuta de ambos, aconselhamento para que o casal se sintonize sua melhor frequência.
Existem diversas abordagens: humanistas, cognitivas comportamentais, comportamentais, existenciais, corporais, do desenvolvimento, entre outras. Cada uma delas tem sua maneira efetiva de ajudar o casal em suas demandas.
A individualidade de cada integrante do casal, permite que ambos formem uma nova identidade para a relação, identificando seus objetivos, propósitos, planejamentos, dificuldades, buscar melhorias no convívio, afetos, sentimentos, emoções, relações sociais, limites, (des) interesses, expectativas, escolhas, consequências, respeito, entre muitos outros temas, dependendo da disponibilidade do casal para trabalhar essas e outras questões que poderão surgir ao longo do processo.
Pode ser feito mesmo não sendo casados, amassados, etc. sao observadas as características de cada e a dinâmica do relacionamento. O que complementa o que conflitua . A terapia pode ser útil para "casar" ou " separar". Agora também pode ser feita por câmera. Cada um na sua casa e todos na mesma sala. Estou a disposição
Olá
Sim, poder ser para namorados ou qualquer casal, independente da condição de estar ou não casados, se moram ou não juntos.
O terapeuta será um mediador diante das dificuldades que a dupla encontra no relacionamento, sejam elas de comunicação, comportamento ou outra. Ajudará os mesmos refletir sobre as dificuldades que encontram enquanto casal, valorizar as possibilidades encontrarem objetivos juntos, valorizar e respeitar a individualidade, dentre outros fico s fundamentais num relacionamento.
Se durante o processo ficarem evidentes dificuldades individuais que impeçam a boa convivência entre o casal, o terapeuta pode orientar a busca da terapia individual para um ou ambos da dupla. Espero ter ajudado na busca pela terapia para melhora do relacionamento.
Sim, pode ser feita apenas namorando. A ideia do tratamento é o desenvolvimento de habilidades de interação e para lidar com conflitos, alinhando os valores do casal. As sessões acontecem de forma dinâmica, podendo ocorrer sessões individuais e depois são levados os temas para a sessão em conjunto. Boa sorte no seu tratamento!
Olá! Sim, um casal de namorados que não vive junto pode se beneficiar de uma terapia de casal, mas vale ressaltar que nesse tipo de terapia o foco será na forma de se relacionar do casal e nos possíveis fatores que podem estar influenciando nas dificuldades vividas nesta relação. Quando é percebida a existência de fatores psicológicos individuais que necessitam de acompanhamento, o profissional da psicologia/psicanálise irá recomendar a busca de uma psicoterapia individual, onde essas questões poderão ser trabalhadas com mais profundidade, garantindo a privacidade de cada indivíduo. Espero ter ajudado! Att. Carolina
A terapia de casal também pode ser feita para quem não mora junto, pois trata-se do relacionamento a dois e não exatamente sobre a dinâmica do casal.
O ideal é que cada um faça a sua terapia individual, pra que cada um entenda suas questões pessoais e assim possa enxergar melhor como elas podem se refletir (ou ate mesmo reproduzir) dentro do relacionamento.
Não atrapalha, ajuda. Ter abertura para trabalhar questões da parceria e da individualidade pode revelar perspectivas interessantes. Relações mais honestas, claras, empáticas e inteligentes consigo e com o outro é como lapidar um diamante.
Sim! A terapia de casal é válida para quem está casado ou apenas namorando, morando juntos ou separados. No entanto, é importante que cada um faça terapia individual para conhecer e saber lidar com suas questões pessoais. Boa sorte!
Olá, a questão da terapia de casal, basta que o casal queiram realizar, não tem um formato de casal específico, pois nessa terapia vão tratar de conflitos vividos juntos e seria bastante interessante a realização da terapia individual, onde vão ser tratado que questões pontuais da individualidade de cada um.
E quanto a abordagem é a que se sentirem mais confortável para realizar.
Olá! Sim... namorados podem fazer a terapia de casa. Na terapia será tratada a relação do casal, respeitando a individualidade. No decorrer do processo terapêutico, o psicólogo pode avaliar e identificar se haverá necessidade de um dos pares ou até mesmo os dois realizarem a terapia individual - isso quando algo na pessoa tem que ser trabalhada fora da relação do casal.
Ola! A terapia de casal envolve a relação do casal em si, não importando se são casados, vivem juntos ou que seja somente namorados, A terapia de casal não visa aprofundamento nas questões subjetivas individual, embora essa seja condição importante para entender os conflitos da relação. A terapia de casal também não atrapalharia em nada, caso um dos dois, ou mesmo os dois, queira fazer terapia em separado também. Ou seja, cada um faz a sua e depois juntos, com profissionais diferentes.
A Terapia de Casal trabalha a interação humana em um relacionamento romântico, independente do contrato legal. Envolve o treinamento de habilidades sociais, identifica as necessidades do casal, acolhe os motivos dos desentendimentos e propõe uma dinâmica mais satisfatória para ambos. Vale ressaltar que o objetivo não é manter o casal junto, mas sim entender que é uma escolha estar junto. Acredito que o amor, por maior que seja, não vai sustentar o relacionamento, mas a forma de se relacionar é que vai sustentar esse amor.
Olá. Respectivamente, sim e não. Você e seu parceiro podem trabalhar a relação em terapia sem terem tido ainda a experiência de morar juntos. Talvez seja (ou não) até um estímulo a esse passo. E não, não é necessário parar com a análise individual, e às vezes, até o terapeuta pode indicar um profissonal. Qualto a abordagem, depende do profissional. O que será trabalhado é a relação do casal, e o tema que eles trouxerem, sendo importante a participação de ambos.
Sim, pode ser feito...
Olá, boa noite!
A terapia de casal pode ser feita para namorados sim, desde ambos estejam dispostos para uma conversa aberta e muito honesta.
Ninguém deve ir obrigado para a terapia, até porque, dessa maneira, é bem difícil atingir bons resultados.
Antes de marcar a consulta com o psicólogo especialista, é importante alinhar com o seu parceiro ou parceira se vocês dois estão prontos e receptivos a essa proposta.
Quanto a abordagem, fique tranquilo (a) o profissional especialista em terapia de casal, possui habilidades específicas para abordar de forma natural e assertiva, todas as questões que incomodam o casal.
A terapia de casal é indicada para os pares que querem uma maneira mais madura e sadia de se relacionar.
A escolha por iniciar uma terapia desse tipo pode ser feita de maneira preventiva, com base em problemas de relacionamento passados, a fim de evitar conflitos e situações semelhantes no namoro atual, ou então, ser motivada por um problema específico que o casal está vivenciando no momento.
Vale ressaltar que o objetivo da terapia de casal, nem sempre é juntar, e sim analisar com a profundidade necessária para que ambos possam viver com qualidade de vida, juntos ou separados.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida me escreva.
Att.
Isabel Rossetti
Psicóloga clínica e terapeuta sistêmica de casal e família pela Unifesp.
O que norteia nesse caso é estarem se relacionando como casal, mesmo ainda como namorados. A abordagem pode ser psicanalítica, rogeriana, ...O que não pode é o mesmo terapêuta tratar como casal e os individualmente.
Um melhor conhecimento do equilíbrio dinâmico do casal, de qualquer casal, só produzirá benefícios para as partes.
Olá, respondendo objetivamente à sua pergunta, sim. A terapia de casal vai tratar dos vínculos e das relações afetivas entre ambos. Todas as abordagens psicológicas consagradas pela ciência têm boas propostas para a terapia de casal. A TCC têm obtido bons resultados nesse campo. Questões individuais poderão ser tratadas em outro processo terapêutico, desde que não seja com o mesmo profissional. Isso não atrapalha a individualidade de cada um. Abraço
Olá, se o casal de namorados acha que a relação vale o investimento de uma abordagem terapêutica conjunta, o tratamento em terapia de casal pode ser muito proveitoso. As vezes quem pensa nesta busca quer mudar o outro e convence seu par em buscar ajuda conjunta; ambos precisam avaliar disponibilidade.
Nesta abordagem o terapeuta faz intermediação visando as interações interpessoais dos envolvidos, mediar seus conflitos, esclarecer a interdependência, descobrir jogos de poder, entre outros aspectos. As sessões são realizadas em conjunto, mas as vezes o terapeuta pode solicitar momentos de escuta separadamente. Todo o processo contribui para ampliar a capacidade do casal em ajustar convivência saudável. Aspectos intrapsíquicos não serão abordados de forma direta para preservar a privacidade e não expor situações particulares que deixem um dos membros vulneráveis. E para estas situações, o tratamento individual é recomendado.
Terapia de casal fundamental para qq estágio do relacionamento . Porque é preciso melhorar o diálogo para que seja possível compreender as diferenças que existem entre vocês
Olá
Terapia de casal, inclui pessoas que são casadas ou não.
E independente de cada um estar numa terapia individual, a terapia de casal vai trabalhar as questões do casal.
Boa sorte
A terapia de casal pode ser feita sim entre namorados, sem prejuízos. Indico a TCC para casais. Um abraço
Olá! Sim, veja a terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O papel da psicóloga, então, passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções. Isso tudo independente de morarem juntos ou não.
Pode sim! A questão da terapia de casal não se dá por questões de proximidade física, mas sim pela demanda sociopsicológica que envolve o casal. Não há uma abordagem específica para esse tipo de atendimento, qualquer abordagem lhe servirá bem, entendendo que cada uma traz seu conceito e trabalha de forma diversa, mas sempre estimulando e auxiliando o casal. Essa terapia vai trabalhar as demandas do casal e sus dinâmicas, o que não afeta em absolutamente a terapia individual de cada um de vocês. Nossas demandas individuais podem vir a interferir em nossa relação amorosa - e ser portanto tratada em terapia de casal - mas nunca se confundem com demandas individuais em si.
Pode fazer, mas o ideal é fazerem cada um individual. De casal não atrapalha na individualidade
Oi, pode sim, nao precisa ser casado. A terapia de casal trata a entidade casal e não atrapalha a terapia individual. Ela vai tratar do relacionamento dos dois.
Olá. Sim, pode. O fato de o casal não morar junto não interfere na dinâmica da terapia de casal, já que a terapia trabalha com o casal da forma que ele é, respeitando, portanto, a individualidade desse casal! Abraço.