Terapias de casal são feitas todas as sessões em casal, ou existem momentos individuais com o terapeuta?
 Regina Helena
Regina Helena
Psicólogo
Juína
Sim, na terapia em casal são realizadas sessão individuais, porém o paciente não deve falar nada que não possa ser compartilhado na sessão em casal. Espero ter respondido. Tenha um bom dia.

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ricardo Albuquerque
Dr. Ricardo Albuquerque
Psicólogo
Campina Grande
Sim, os atendimentos podem ser realizados tantos em casais quanto individuais, na verdade ao atendimento individual é natural que alguma das partes apresente informações que não queira ser compartilhado, sendo assim, o paciente pode falar algo e não querer que seja compartilhado, o psicoterapeuta atua como um mediador desse processo, em um espaço clínico o casal ou as partes são livres para trazer seus assuntos em questão

Dra. Magaly Mega
Dra. Magaly Mega
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Oi bom dia. eu sempre início a terapia a de casal com atendimentos individuais.depois de algumas sessões, aí sim conversamos todos juntos.

 João Avelar Andrade
João Avelar Andrade
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, realizamos sessões de Assessment individual afim de entender os modo de cada um e como isso interfere na relação. "Somos impares mesmos quando estamos em pares."

 Maria Helena Benevides Pessoa
Maria Helena Benevides Pessoa
Psicólogo
Fortaleza
As sessões acontecem tanto com o casal como individualmente já que dentro desse sistema relacional há uma singularidade que o afeta de modo distinto e que precisam de escuta. Espero ter esclarecido a dúvida.

 Edith Cristiane Marchiori
Edith Cristiane Marchiori
Psicólogo
Curitiba
Terapia de casal também ocorrem atendimentos individuais. É importante ouvir cada um de suas queixas que muitas vezes não são expressas diante do outro. Outra questão é que nem sempre diante do conflito os dois (casal) queiram trabalhar em terapia. Na psicologia sistêmica tambem pode ser feita terapia individual com foco no casal. Ja vai favorecendo a finamica e produzindo mudanças. À disposição.

Depende do entendimento do terapeuta. Eu indico sessões sempre em casal, para preservar a confiança, vínculo, incentivar uma comunicação aberta e neutralidade do terapeuta. Quando há sessões individuais, pode haver a fantasia de que o terapeuta sabe algo que o outro não tem acesso.

Dra. Monique Aguiar
Dra. Monique Aguiar
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá!!! A terapia de casal também pode ocorrer atendimentos individuais. Porém, isso é acordado com ambos no processo. Cabe a necessidade e demanda de cada caso.

 Rita de Cássia Diogo de Paula
Rita de Cássia Diogo de Paula
Psicólogo
Porto Alegre
Sim, ocorrem encontros individuais onde o terapeuta acredite ser importante colher algumas informações individualmente, mas nunca perdendo o foco que é o atendimento do casal.

Dra. Lilian Beatriz Zucca
Dra. Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
A Terapia de Casal deve ser sempre compartilhada por ambos. Caso um dos cônjuges queira uma sessão individual, isso deve ser trabalhado durante a Terapia de Casal. Se a outra parte concordar, pode ser sim um deles ser atendido individualmente. Às vezes são conflitos não resolvidos anteriores ao casamento. Porém, nesses casos, é melhor cada um ter o seu próprio atendimento. E deixar a Terapia de Casal para outro momento.

Sim, existe momentos de sessões individuais. Caso haja eventos não relatados nas sessões de casal e que sejam considerados relevantes ao processo psicoterapêutico, devemos evidenciar essa importância e pedir ao cônjuge em questão, autorização para que este seja discutido na sessão de casal.

Dra. Conceição Leite
Dra. Conceição Leite
Psicólogo, Sexólogo
Montes Claros
Olá..Sim a Terapia de Casal é intercalada por sessões individuais..Acordo feito na sessão de casal..Abç.

Depende do profissional! Sempre faço uma primeira sessão com o casal para avaliar o caso e assim traçarmos o plano de trabalho... mas no geral inicio com algumas sessões individuais e depois passo a sessões alternadas, uma semana sessão conjunta(o casal) e na semana seguinte sessão individual(sessão que serve para repatos, pois nas sessões conjuntas, muitos casais se ferem, ou jogam situações ou palavras com raiva ou outros sentimentos q ainda não foram trabalhados, então essas sessões ao meu ver são fundamentais para trabalhar as questões destacadas nas sessões conjuntas)... esse é um padrão que sempre é adaptado de acordo com a demanda do casal!!

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Ambas situações pidem ocorrer. Na minha experiência, contudo, dependendo da gravidade das divergências entre o casal e da história individual de cada um, acho que se ambos privilegiarem terapias individuais o resultado pode ser melhor para a relação. Explicando melhor: fazer a terapia individual em conjunto com a de casal, com outros profissionais ou, em determinadas situações,
só a individual. Há certos impasses na relação conjugal que não podem ser ultrapassados porque um dos parceiros ou ambos trazem marcas muito pesadas em suas histórias individuais, como abandonos, estupros, relações devastadoras com mães e pais, etc. Nesses casos, a terapia de casal por si só não contribui muito para z superação desses impasses.

As terapias de casal podem incluir momentos de escuta individual. Porém, o conteúdo desses encontros são assuntos que se relacionam às questões do casal e que possam ser compartilhados entre eles. Muitas vezes, em função da estória de vida das pessoas também indicamos a terapia individual. Tudo vai depender da situação de cada contexto.

 Patricia De Lucia Nadruz
Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Existem abordagens que sim e abordagens que não. Tudo vai depender do profissional e do caso.

Especialistas em Terapia de Casal

Klyus Vieira

Klyus Vieira

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Ariana Clarke

Ariana Clarke

Psicanalista, Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Cleiçon Graf Torreiro

Cleiçon Graf Torreiro

Psicanalista, Psicólogo

Recife

Agendar uma visita
Claudia Goes

Claudia Goes

Psicanalista, Psicólogo

Guarulhos

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Terapia de Casal

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.