Tinha, inicialmente, um rotura do LCA. Não operei. Alguns anos depois, fiz a RM e deu lesão de meniscos

4 respostas
Tinha, inicialmente, um rotura do LCA. Não operei. Alguns anos depois, fiz a RM e deu lesão de meniscos sugerindo meniscectomia, pequena esclerose, condropatia.. esses achados são decorrentes da decisão de não operar ? Não operar pode aumentar a folga ântero-posterior ?
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Sim! É consenso entre os principais especialistas do mundo que o tratamento de escolha para a rotura do LCA, com raríssimas exceções, é a reconstrução cirúrgica para a estabilização da articulação. Se não operar, com o tempo aparecerão lesões nos meniscos e depois o desgaste da cartilagem ( artrose ). Você perceberá também que o joelho fica mais frouxo, sendo cada vez mais fácil acontecer o falseio. É o que está acontecendo com você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Magalhães Callado
Ortopedista - traumatologista
Fortaleza
A instabilidade decorrente da lesão de LCA pode facilitar a ocorrência de lesões intra articulares . A decisão de operar deve levar vários aspectos em conta . Procure um Ortopedista capacitado para avaliar e tratar suas lesões da melhor forma.
Dr. Mario Pacheco Jr
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Prezado paciente,

Sua pergunta é de fato recorrente e interessante para ser respondida. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) altera a mecânica do funcionamento do joelho, haja vista que ele é o estabilizador principal para impedir o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur, como também é coadjuvante na estabilização medial do joelho.

Sua ausência por lesão predispõe o desgaste articular, seja da cartilagem e dos meniscos, favorecendo a degeneração da articulação, que pode culminar em casos mais crônicos em artrose do joelho.

Procure um especialista em Cirurgia do Joelho para tirar suas dúvidas e corrigir este problema.

Espero ter ajudado.

Forte abraço,

Mario C. N. Pacheco Jr.
Ortopedia e Traumatologia.
Cirurgia do Joelho.
Rio de Janeiro - RJ.
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Compreendo sua preocupação em relação às lesões no joelho e às consequências de não ter optado pela cirurgia inicialmente. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é um problema sério que afeta diretamente a estabilidade do joelho. O LCA é fundamental para impedir o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur e para a estabilização medial do joelho.

Quando o LCA está lesionado e não é reparado cirurgicamente, o joelho fica mais suscetível a instabilidades. Com o tempo, essa instabilidade pode levar a lesões secundárias, como as que você mencionou: lesão dos meniscos, esclerose e condropatia. Esses achados são sim consequências comuns de uma lesão de LCA não tratada, pois a falta de estabilidade no joelho contribui para o desgaste da articulação, levando a um aumento da "folga" ântero-posterior e, eventualmente, ao desenvolvimento de artrose.

A decisão de operar ou não deve sempre considerar vários fatores, incluindo a sua idade, nível de atividade física, e as expectativas de qualidade de vida. No entanto, é consenso entre especialistas que, na maioria dos casos, a reconstrução cirúrgica do LCA é a melhor opção para evitar essas complicações a longo prazo.

Neste momento, é crucial que você procure um ortopedista especializado em joelho. Ele poderá avaliar a situação atual do seu joelho, discutir as opções de tratamento e, se necessário, planejar uma abordagem cirúrgica que possa corrigir o problema e prevenir novos danos.

Se tiver mais dúvidas ou quiser uma segunda opinião de forma prática e segura, uma teleconsulta pode ser a melhor solução. Plataformas como a Doctoralia permitem que você consulte especialistas sem sair de casa, garantindo sua segurança e economizando tempo. Em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a telemedicina é uma excelente ferramenta para continuar cuidando da sua saúde sem comprometer a segurança de todos. Se precisar de mais orientações, estou à disposição para ajudá-lo nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Pedro Baches Jorge

Pedro Baches Jorge

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Alexandre Ribeira Provenza

Alexandre Ribeira Provenza

Ortopedista - traumatologista

Londrina

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Ramon Medeiros Fagundes dos Santos

Ramon Medeiros Fagundes dos Santos

Ortopedista - traumatologista

Catalão

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 898 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.