Tireoidite de Hashimoto pode entrar em remissão? Os níveis dos anticorpos TGP e TGO podem normalizar

3 respostas
Tireoidite de Hashimoto pode entrar em remissão? Os níveis dos anticorpos TGP e TGO podem normalizar no caso de algum tratamento específico, por ex retirar o glúten e alimentação restritiva? O protocolo Auto imune paleo funciona em hashimoto?
A tireoidite de Hashimoto (TH), também conhecida como tireoidite linfocítica crônica, é uma doença auto-imune bastante comum e é responsável pela maioria dos casos de hipotireoidismo em áreas suficientes de iodo. Sua causa não é bem conhecida mas fatores ambientais possivelmente contribuem para o surgimento da doença em indivíduos geneticamente predispostos. A tireóide pode sofrer vários surtos (crise e remissão) de inflamação, mas frequentemente a glândula sofre fibrose progressiva e perde sua capacidade de produzir hormônio. Nesses casos, mesmo que a inflamação cesse, a reposição hormonal continuará sendo necessária. Em relação a alimentação, sabe-se que o excesso de alguns micronutrientes, ou a falta de outros, podem contribuir para a inflamação auto-imune da tireóide. Porém, até o momento não há respaldo científico p/ apoiar qualquer tipo de dieta restritiva ou mesmo suplementação alimentar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tireoidite de Hashimoto é uma doença auto imune, tem que fazer reposição do hormônio da Tireoide para o resto da vida, TGO e TGP prova de função hepática com o tratamento pode normalizar.

A Tiroidite de Hashimoto, como a maioria das doenças auto imunes podem entrar em remissão. Entretanto, o mais comum é que inflamação da glândula seja crônica, mesmo que o paciente volte a ter níveis normais dos seus exames.
Não está comprovado que algum tratamento possa normalizar os títulos. A redução dos níveis dos anticorpos não significa que o paciente venha a produzir melhor os hormônios tiroidianos. O entendimento teórico pode não ajudar no seu caso. Só seu médico pode esclarecer suas dúvidas.

Especialistas em Doença De Hashimoto

Gil Lucena de Paula Afonso

Gil Lucena de Paula Afonso

Endocrinologista

Rio Branco

Osmar Monte

Osmar Monte

Endocrinologista

São Paulo

Caroline Simões de Alencar

Caroline Simões de Alencar

Endocrinologista, Médico clínico geral

Mogi das Cruzes

Andrea Lopes Coelho

Andrea Lopes Coelho

Endocrinologista

Balsas

Carla Tamanini Ferrari

Carla Tamanini Ferrari

Endocrinologista

São Paulo

Carlos Augusto O. Junior

Carlos Augusto O. Junior

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Doença De Hashimoto

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.