Tive crise conversiva. Me deram medicamento. Deve ser tratada com qual especialista?

8 respostas
Tive crise conversiva. Me deram medicamento. Deve ser tratada com qual especialista?
A avaliação de um especialista, no caso, psicólogo ou psiquiatra, é de fundamental importância para verificar o que de fato ocorreu com você, ou seja, se foi uma "crise conversiva" ou alguma outra questão.

Tendo feito isso, os profissionais verificarão as conduções mais adequadas para o caso: psicoterapia, psicoterapia+medicação ou, ainda, outro encaminhamento mais conveniente para o tratamento dos sintomas apresentados.

Importante a avaliação criteriosa e acompanhamento por equipe interdisciplinar.
Se o diagnóstico de crise conversiva estiver correto não se utiliza medicação psicotrópica mas tratamento psicanalítico que é o mais apropriado e com maior eficácia clínica e terapêutica. Procure um psicanalista para que ele faça um diagnóstico estrutural correto e confiável. Caso não seja uma crise conversiva ele te encaminhará para o profissional mais adequado (psiquiatra, neurologista, clínico geral, etc).
Esperando tê-la ajudado e à disposição.

Att,

Sandro
O diagnóstico de crise conversiva deve ocorrer após avaliação médica criteriosa, sem achados clínicos ou laboratoriais.
Esta crise ocorre qdo a mente converte para o corpo o sofrimento da mente, das emoções.
Portanto, procure um psicólogo para avaliar os possíveis problemas q esteja vivenciando, a fim de poder aprender a lidar com eles de tal forma q seu corpo não precise ser usado como expressão de seu conflitos, medos, angústia, tristeza.
O psicólogo tb avaliará a necessidade de um apoio medicamentoso, e se houver, encaminhará para o psiquiatra.
Atividade física prazerosa será sempre indicada por ser uma forma natural de aumentar no organismo o nível de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e relaxamento.
Procure um Psicólogo, para uma avaliação, se for o caso será encaminhado a um Psicquiatra. Normalmente nos Postos de Saúde, partem para um medicamento de solução rápida, mas seu sintoma requer mais atenção.
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição.
Abraco
Vera Pelizzari
Concordo com os colegas, realmente é necessário um diagnóstico preciso e uma vez confirmada a hipótese não existe nenhuma evidência científica de que os remédios ajudem nesta condição. No entanto primeiramente devem ser descartadas doenças orgânicas, como epilepsia, arritmias, reações vaso vagais, doenças auto imunes e até quadros como síndrome do pânico. Muitas vezes pode até ser necessária a realização de RNM, Video EEG Fator Anti núcleo e Tilt Table Test, conforme a apresentação de cada caso. Procure acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Fazer um bom check-up, procurar um psicólogo com abordagem psicanalítica, de preferência. Ele vai avaliar a necessidade de você ir ao psiquiatra ou não.
Concordo com os colegas é fundamental procurar um psiquiatra para que seja feita uma avaliação minuciosa para saber de fato se é uma crise conversiva. Se fato esse diagnóstico for confirmado o tratamento psiquiatra e psicólogo é o mais indicado.