Toda psicologia é social? Quais os elementos tornam possível essa afirmação quando de sua produção?

17 respostas
Toda psicologia é social? Quais os elementos tornam possível essa afirmação quando de sua produção?
Olá.

Se levarmos em consideração que o humano é um ser que teve como favorecimento de sua existência ao longo de milênios e consequentemente sua evolução, a formação de grupos; que pessoas próximas como família, amigos e colegas de trabalho geram impactos em nosso existir; que estamos inseridos em um meio midiático que, direta e indiretamente, gera influência; que precisamos do outro para nos sentirmos pertencentes e até mesmo nos compreendermos de uma forma mais ampla, profunda; que nossos pensamentos e comportamentos tem por uma das bases a cultura, que aprendemos através da relação com o outro (sendo ensinado ou por observação) e o meio; e que existem estudos psicológicos sociais, comunitários e das massas... E até mesmo a clínica, onde apenas envolve a pessoa, é também observado nesta em como as relações da pessoa lhe influenciam (seja ela até mesmo fantasiosa, distante, como um ídolo ou real, próxima, como uma mãe), então podemos sim, considerar que a psicologia é social. Pois ela não ignora o outro ou o meio (assim como suas influências, relações e compreensões a partir do contato), mas busca estudar suas interrelações, ou seja, o como o outro e o campo influenciam e são influenciados pela presença do indivíduo, pois campo e indivíduo possuem uma relação de existência, uma pessoa existe em um campo e é compreendida nele (o campo familiar você pode ser entendido como filho, no do trabalho como um engenheiro, etc.) e você exerce influência neste mesmo campo (como familiar e profissional você é único neste existir).
Por fim, se formos, por exemplo, tomarmos como base as abordagens psicológicas sempre veremos as relações sociais, Freud trazia a relação com os pais, Jung o inconsciente coletivo, Perls a terapia de campo, e por aí vai.

Espero ter ajudado.

Nem toda psicologia é estritamente social, mas muitos aspectos da psicologia estão relacionados à interação social e influências sociais, considerando que todo sujeito é biopsicossocial (influenciado pelos aspectos biológicos, psicológicos e sociais). A psicologia social estuda e dá ênfase em como os indivíduos são afetados em seus ambientes sociais e em como eles os moldam, moldam seus comportamentos etc. A psicologia como um todo leva isso em consideração, e a psicologia social dá ênfase nesse aspecto.
Olá. Não, a psicologia em todas as suas áreas de estudos e atuações leva em consideração as formas como os indivíduos podem sofrer influências dos meios em que estão inseridos, mas a psicologia social tem como objeto principal de estudo o indivíduo em suas relações sociais, buscando diferenciar os comportamentos em situações em que se está fora ou em interação com a sociedade!

Embora nem toda a psicologia seja exclusivamente social, muitos de seus aspectos estão intrinsecamente ligados à interação social e às influências do ambiente. Isso se deve ao fato de que todo indivíduo é biopsicossocial, ou seja, é influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. A psicologia social concentra-se especificamente em estudar como os indivíduos são impactados por seus ambientes sociais e como esses ambientes moldam seus comportamentos e pensamentos. No entanto, é importante destacar que a psicologia como um todo considera essa interação social e influência ambiental, sendo a psicologia social uma ênfase particular nesse aspecto.

Olá. A psicologia influencia "o social" e também se desenvolve na sociedade, se estrutura a partir dela, certamente. Dessa forma, toda psicologia é social, sim. Agora, há uma especialização para psicólogas e psicólogos já graduados, que se chama Psicologia Social. Essa é uma área específica da psicologia dedicada a observar pessoas em interação social. Muitas vezes psicólogos sociais trabalham com grupos, comunidades.
Olá! muito interessante sua pergunta.
A pesquisadora Sílvia Lane diz que toda Psicologia é social, ela chama atenção para o fato de que a Psicologia precisa estar atenta ao contexto social no qual ela está inserida, porque a forma como as pessoas formam suas personalidades está intimamente ligada à sociedade em que elas vivem. Nesse sentido, os elementos biológicos, psicológicos e sociais fazem parte dos aspectos e formação subjetiva do sujeito.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá! Depende. Psicologia social é uma área de atuação. Porém, a compreensão do ser humano em qualquer área precisa ser biopsicossocial. É difícil pensar em uma psicologia que não considere as relações sociais, o funcionamento das instituições sociais e processos de adoecimento provenientes de fenômenos como o preconceito, o estigma, a reificação da consciência etc.
Nem toda psicologia é social, mas o fazer de um psicólogo precisa considerar a inserção do indivíduo em uma sociedade. (Assim não abrimos margem para ideais elitistas e segregacionistas, nem mesmo patologizantes - como a institucionalização dos transtornos mentais).
A psicologia é uma ciência. Ela é bastante variada. No entanto, a psique das pessoas é social. O esforço de cada pessoa de se entender como uma entidade redonda não impede esta verdade. Grande parte da psicologia como ciência procura ficar com este foco. Mas ele é só o resultado do esforço do indivíduo. A base e a verdade maior é que ele só pode se entender por comparações com outras pessoas, vivas ou do passado ou imaginadas para o futuro. Nos todos sabemos disto, já que não paramos de nos orientar por valores da sociedade, transmitidos por pessoas que chamam o nosso interesse, mas também sem pessoas concretas, como por uma autoridade abstrata, mal definida, ilusória em grande parte, pseudo-definida.
Na psicologia junguiana, a interação social é vista como um aspecto essencial do desenvolvimento humano e da individuação, que é o processo de tornar-se a pessoa única que cada um é potencialmente.

Carl Jung enfatizou a importância dos relacionamentos interpessoais na formação da psique. Ele viu a sociedade e a cultura como influências significativas na maneira como as pessoas se percebem e se relacionam com o mundo. Por exemplo, a "persona", ou a máscara que apresentamos ao mundo, é fortemente influenciada pelas expectativas sociais e culturais.

Além disso, Jung explorou a ideia de "inconsciente coletivo", que são os padrões de pensamento, sentimentos e imagens compartilhados por toda a humanidade. Esses elementos do inconsciente coletivo moldam nossos mitos, símbolos e arquétipos, que por sua vez influenciam nossas interações sociais e a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.

Dessa forma, na perspectiva junguiana, a psicologia social não apenas estuda o comportamento humano em contextos sociais, mas também explora as profundezas do inconsciente coletivo e como ele se manifesta nas interações sociais e na cultura. Essa abordagem amplia nossa compreensão da complexidade das relações humanas e da influência do contexto social e cultural em nossa psique.
Concordo com essa afirmação porque ao fazer terapia a pessoa desenvolve habilidades sociais, se conhece melhor, amplia a mente e evolui e isso é uma contribuição imensa para o social!
Se todos fizessem terapia o mundo seria melhor
Um abraço,
Lea
Existe a especialidade "Psicologia Social", dentro da Psicologia. E existe o aspecto social que faz parte de todo ser humano e que precisa ser levado em consideração em todas as demais áreas da Psicologia, inclusive a clínica, pois somos seres biopsicossocial.
Nem toda abordagem psicológica é exclusivamente social, todavia, a Psicologia enquanto ciência, considera em sua prática aspectos que são intrinsecamente ligados à interação social e às influências do ambiente. Em específico, sobre a psicologia social, esta é voltada ao estudos sobre como os indivíduos são impactados e influenciados pelos ambientes sociais em que estão inseridos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
A psicologia não é exclusivamente social, mas tem uma forte componente social. A psicologia estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos, e esses processos são influenciados pelo ambiente social em que vivemos. Existem vários elementos que tornam possível afirmar que a psicologia é uma disciplina social:

Influência Social: A psicologia estuda como as pessoas são influenciadas pelas normas, crenças e valores da sociedade em que vivem. Compreender a influência social é essencial para entender o comportamento humano.

Interação Social: A psicologia também investiga as interações sociais entre as pessoas. Isso inclui o estudo da comunicação, do relacionamento interpessoal e da dinâmica de grupos.
A psicologia tem um caráter social pois desempenha um papel fundamental no contexto social ao compreender o comportamento humano individual e em grupo, além de contribuir para a promoção do bem-estar e da saúde mental das pessoas. Por meio de suas diversas abordagens teóricas e práticas clínicas a psicologia auxilia na identificação e resolução de problemas psicológicos, no desenvolvimento de habilidades interpessoais e na promoção da inclusão social.

Além disso, a psicologia possui uma disciplina específica sobre psicologia social. Esta seria um ramo da psicologia que estuda como os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas são influenciados pelo ambiente social em que estão inseridas. Por meio da psicologia social, é possível compreender questões relacionadas à percepção social, atitudes, preconceitos, influência social, comportamento em grupo, entre outros aspectos. Ela busca analisar como as interações entre indivíduos e grupos afetam o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais, contribuindo para uma compreensão mais profunda do ser humano em sociedade.
Sim, a psicologia é uma ciência social, pois estuda o comportamento humano e os processos mentais em contextos sociais. Dentre os elementos que tornam possível essa afirmação estão a interação entre indivíduos, o impacto das relações sociais na formação da personalidade, a influência da cultura e das normas sociais no comportamento, entre outros fatores que evidenciam a estreita relação entre psicologia e sociedade.
Ola, A psicologia social compreende o Indivíduo e a sociedade onde ele vive, ou seja, é uma das áreas dentro da psicologia que estuda a interação (emoção, pensamento e comportamento) da pessoa e do circulo social que ela se relaciona.
Caso se entenda a linguagem como elemento social, então a psicologia pode se dizer social, pois somos seres de linguagem. A socialização, o social, como categoria é essencial para pensar a dimensão humana, portanto mostrará sua influência nos processos analíticos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!