Tomava escitalopram de 10 mg, porém meu médico aumentou a dosagem para 15 mg, estou 5 dias tomando a

4 respostas
Tomava escitalopram de 10 mg, porém meu médico aumentou a dosagem para 15 mg, estou 5 dias tomando a nova dosagem e sinto muita dor de cabeça com tonturas , isso é um efeito colateral da nova dosagem ?
Algumas pessoas podem sentir dores de cabeça ao iniciarem tratamento com escitalopram. Se não sentiu, no início do tratamento, é incomum sentir por um aumento pequeno como 5 mg, mas não há como excluir esta possibilidade. "Tontura" é um termo da linguagem cotidiana que pode ter significados médicos tão diversos como vertigens, descrição de várias sensações como "cabeça oca", "vista turva" e outras. Assim, não tem como saber se há relação com o escitalopram e, novamente, de modo habitual, se a pessoa não sentiu no início, dificilmente sente com este pequeno aumento. Converse com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso e seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, é possível que os sintomas de dor de cabeça e tontura estejam relacionados ao aumento da dose do escitalopram. Quando a dosagem é ajustada, especialmente para cima, o organismo pode levar alguns dias ou semanas para se adaptar, e alguns efeitos colaterais podem surgir nesse período.

No entanto, cada caso é único, e esses sintomas também podem ter outras causas. Por isso, é fundamental uma avaliação individualizada feita por um profissional especializado para entender melhor o que está acontecendo e se há necessidade de ajustar a medicação ou adotar outra conduta.

Se você quiser tirar mais dúvidas sobre o tratamento e os efeitos dos medicamentos, estarei totalmente disponível para te ajudar com essa dúvida e outras questões que possam estar te incomodando. Juntos podemos encontrar a melhor forma de te ajudar com segurança e cuidado.

Tenha um ótimo dia!
Sim, dor de cabeça e tontura podem aparecer como efeitos colaterais do aumento da dose do escitalopram, principalmente nos primeiros dias. Geralmente esses sintomas tendem a melhorar em 1 a 2 semanas. Caso as queixas fiquem muito intensas ou não melhorem nesse período, o ideal é entrar em contato com o seu médico para reavaliar a dose.
Dra. Naarai Camboim
Psiquiatra, Médico de família, Psicanalista
Florianópolis
Olá! Entendo a sua preocupação quando há aumento de dose do escitalopram, é relativamente comum aparecerem efeitos colaterais transitórios, como dor de cabeça, tontura, náusea ou sensação de mal-estar.

Esses sintomas geralmente acontecem porque o organismo está se adaptando ao nível maior da medicação. Em muitas pessoas, eles melhoram após alguns dias a poucas semanas (em torno de 1 a 3 semanas).

O que observar:

Se os sintomas forem leves a moderados, é esperado que se ajustem com o tempo.

Se a dor de cabeça ou tontura forem muito intensas, incapacitantes, ou vierem acompanhadas de outros sinais (como alteração da visão, desmaios, febre, rigidez na nuca), é importante procurar atendimento médico para descartar outras causas.

Sempre mantenha contato com o médico que acompanha, para avaliar se é melhor aguardar a adaptação ou fazer ajustes.

Então sim, o que você está sentindo pode ser efeito colateral da nova dosagem, e tende a melhorar conforme o corpo se acostuma.

Espero ter ajudado! Sinta-se à vontade para tirar outras dúvidas com a equipe da Dra. Naarai — cuidar é integrar ciência, presença e afeto.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2397 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.