Tomei 5mg de escitalopram ( me mandaram tomar metade do comprimido de 10mg nos primeiros 3 dias e de

2 respostas
Tomei 5mg de escitalopram ( me mandaram tomar metade do comprimido de 10mg nos primeiros 3 dias e depois tomar 10mg), senti muitas palpitações durante a noite e insônia então não tomei do dia seguinte, vou ter consequências tendo em conta que tomei uma dose tão baixa apenas uma vez? Não sei se deveria voltar a tomar porque tenho períodos de taquicardia sinusal. Obrigado
Oi, boa tarde! Tudo bem?
Muitas vezes é comum ao ser escolhido pelo psiquiatra assistente o uso de um antidepressivo, que ocorra uma piora inicial de sintomas antes que o paciente inicie sua melhoria, uma destas pioras pode ser a aparição de sintomas ansiosos com taquicardia e insônia por exemplo. É importante você comunicar com seu médico psiquiatra assistente e dizer sobre este seu medo, ele poderá te avaliar, pedir exames e orientar caso seja necessária a mudança de medicação ou não. Importante você ter uma boa acessibilidade à ele e tirar sempre todas as suas dúvidas para sentir maior conforto e segurança, ok?! =)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Em acréscimo à boa resposta da colega, vejo também que gerou alguma preocupação na paciente se o medicamento poderia causar alguma consequência irreversível sobre as "palpitações" (taquicardia sinusal) por ter usado uma única vez, além de uma dosagem baixa (metade da dose). Se for esta a preocupação, pode ficar tranquila, porque o mais comum de acontecer (considerando o medicamento como causador) é que o efeito cardiovascular dure no máximo poucas horas, e que este efeito não é perpetuador, uma vez que com a correta retirada ou substituição do mesmo feita por um profissional habilitado, tende-se a desaparecer o efeito colateral.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2417 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.