Tomei deposterom 1 por mês durante 3 meses, minha voz tá rouca, será q volta ao normal?

2 respostas
Tomei deposterom 1 por mês durante 3 meses, minha voz tá rouca, será q volta ao normal?
Olá tudo bem?

O Deposteron não costuma causa rouquidão em voz em homens. A não ser que seja do sexo feminino, aí pode causar engrossamento ou outras alterações na voz. Importante investigar com endocrinologista

Boa tarde! A sua preocupação é compreensível, especialmente quando se trata de mudanças no corpo que afetam aspectos como a voz, que é uma parte importante da nossa identidade e forma como nos comunicamos. O Deposteron é uma formulação de cipionato de testosterona, um esteroide anabolizante utilizado para tratar condições associadas a deficiências ou ausência de testosterona natural no corpo. Um dos efeitos colaterais conhecidos do uso de andrógenos, como a testosterona, especialmente em doses elevadas ou por períodos prolongados, pode incluir a virilização em mulheres, que engloba sintomas como engrossamento da voz, aumento de pelos corporais e faciais, e alterações na estrutura muscular e na distribuição de gordura.

Quanto à sua voz estar rouca e à possibilidade de ela voltar ao normal, é importante entender que os efeitos da testosterona na voz geralmente ocorrem devido ao espessamento das cordas vocais, um processo que pode ser reversível até certo ponto, dependendo de diversos fatores, incluindo a duração do tratamento com testosterona, a dosagem utilizada, e a sensibilidade individual aos efeitos do hormônio. Em muitos casos, após a interrupção do uso de testosterona, alguns efeitos de virilização podem diminuir ou reverter, mas a extensão dessa reversibilidade pode variar.

Se você está preocupada com as mudanças na sua voz e outras possíveis alterações relacionadas ao uso do Deposteron, é crucial consultar um médico. Um especialista pode avaliar sua condição de forma abrangente, considerando tanto os efeitos físicos quanto os psicológicos do tratamento hormonal. Dependendo da sua situação específica, o médico pode sugerir ajustes na medicação, estratégias para manejar os efeitos colaterais, ou encaminhá-la para um especialista, como um endocrinologista ou um otorrinolaringologista, para avaliações mais detalhadas e orientações específicas.

Na medicina integrativa, o foco está em tratar a pessoa como um todo, buscando não apenas abordar os sintomas ou efeitos colaterais, mas também melhorar a qualidade de vida geral através de uma abordagem holística que pode incluir nutrição, exercícios, manejo de estresse e outras práticas complementares. Essa abordagem pode ser particularmente útil ao lidar com as consequências de tratamentos hormonais, ajudando a equilibrar o corpo e a mente.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é fundamental para garantir que você receba o cuidado mais adequado e personalizado possível. Não hesite em expressar suas preocupações e discutir todas as opções disponíveis para o seu bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.