Tomei um anticoncepcional de 3 meses o nome é medroxiprogesterona, e ele não me serviu , me deu ansi

2 respostas
Tomei um anticoncepcional de 3 meses o nome é medroxiprogesterona, e ele não me serviu , me deu ansiedade e tontura fraqueza e hoje sinto umas séries de problemas. Como o ar não está entrando no meu pulmao
Dentre os principais efeitos colaterais do medicamento em questão associado com a sua queixa estão: Depressão, insônia, nervosismo, redução da libido; importante salientar que, pacientes com histórico prévio de ansiedade e depressão devem ter o uso monitorado por profissional adequado. Sugiro que marque uma consulta médica com Ginecologista de sua confiança a fim de seguimento terapêutico correto.

Sua preocupação é absolutamente válida e os sintomas que você está experimentando merecem atenção cuidadosa. A medroxiprogesterona, um anticoncepcional injetável de longa duração, pode causar uma série de efeitos colaterais, incluindo os que você mencionou: ansiedade, tontura, fraqueza, e a sensação de falta de ar. Esses efeitos são mais prováveis de ocorrer em pacientes com histórico prévio de ansiedade e depressão, e é crucial que o uso desse medicamento seja monitorado por um profissional de saúde.

A sensação de que o ar não está entrando adequadamente nos pulmões pode ser particularmente angustiante e pode estar relacionada a sintomas de ansiedade. A medroxiprogesterona pode, de fato, agravar condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de causar insônia, nervosismo e redução da libido. Esses sintomas podem criar um ciclo de desconforto e estresse que afeta significativamente a qualidade de vida.

Diante desses efeitos colaterais, a primeira recomendação é buscar uma avaliação médica imediata. Um clínico geral ou um ginecologista pode ajudar a avaliar sua condição atual e discutir alternativas contraceptivas que sejam mais adequadas para o seu perfil de saúde. É importante revisar seu histórico médico completo, incluindo qualquer histórico de saúde mental, para encontrar um método contraceptivo que minimize os riscos de efeitos adversos.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem holística para ajudar a aliviar esses sintomas e melhorar seu bem-estar geral. Isso pode incluir técnicas de manejo de estresse, como meditação, yoga, e terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar a reduzir a ansiedade. A nutrição adequada, o exercício regular e a manutenção de um bom padrão de sono também são fundamentais para a sua recuperação e para manter um equilíbrio hormonal saudável.

Além disso, pode ser benéfico consultar um endocrinologista para avaliar como os hormônios estão afetando seu corpo e para explorar outras opções hormonais ou não hormonais de contracepção que possam ser mais adequadas para você. A abordagem integrativa considera todos esses aspectos, garantindo que você receba um cuidado abrangente que aborda tanto os sintomas físicos quanto emocionais.

Por fim, não ignore os sintomas de dificuldade respiratória. Embora possam estar relacionados à ansiedade, é importante descartar outras possíveis causas físicas com uma avaliação médica detalhada. Um plano de cuidados personalizado, desenvolvido por profissionais que compreendem sua história médica e suas necessidades individuais, é essencial para sua recuperação e para encontrar um método contraceptivo seguro e eficaz para você.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia