Tomo escitalopram de 20 um ao dia há quase três anos, decidi por conta própria que não vou mais toma

3 respostas
Tomo escitalopram de 20 um ao dia há quase três anos, decidi por conta própria que não vou mais tomar isso e já parei de um dia pra outro. O que pode acontecer de negativo nesta minha conduta?
Olá, como vai?
O desmame abrupto pode trazer alguns sintomas colaterais da retirada assim que a medicação for completamente metabolizada, como aumento de ansiedade ou uma sensação de diminuição de energia, geralmente para evitar que isso ocorra o desmame é realizado de maneira gradual e com orientação de um psiquiatra. Sugiro que caso deseje parar de fato a medicação converse com um profissional para melhor orientá-lo na maneira de fazê-lo.

Complementando: os antidepressivos (no caso do tratamento de Transtornos de Ansiedade e de Transtorno Depressivo Maior) são mantidos por algum tempo na mesma dose (fase de manutenção) a partir do momento em que o(a) paciente sente que não há mais sintomatologia ansiosa/depressiva para que haja a consolidação dessa melhora e para diminuir a chance de recorrência destes Transtornos no futuro. Esse período de “manutenção da medicação” depende do Transtorno que está sendo tratado e da história pregressa do(a) paciente (se já teve outros episódios, se já tratou anteriormente e afins).
Descontinuar a medicação antes do tempo adequado está associado, em estudos, a aumento da chance de recorrência destes Transtornos.
Converse com seu(sua) Médico(a) Psiquiatra sobre seu desejo e suas intenções, ele(a) te aconselhará da melhor maneira!
Melhoras!
Boa noite. Escitalopram é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). Ele é utilizado no tratamento da depressão, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico, entre outras condições relacionadas à saúde mental. A retirada abrupta desta medicação pode causar sintomas de retirada como aumento de ansiedade, tremor, palpitação e etc.