Tomo Escitalopran há alguns meses, mas sempre tenho medo de tomar qualquer outro remédio, seja para

3 respostas
Tomo Escitalopran há alguns meses, mas sempre tenho medo de tomar qualquer outro remédio, seja para gripe, seja antiinflamatórios.. com medo de interações. Mas agora estive com uma gripe forte e sinusite, e me foi receitada amoxilina com clavulanato. Acontece que não ando suportando a dor na cabeça, semelhante a enxaqueca. Pode ter relação com alguma interação? Posso tomar algum remédio para a dor que não seja dipirona e paracetamol? Gostaria de tomar um relaxante muscular
É muito importante ter esse cuidado com as interações entre medicamentos, especialmente quando se faz uso de antidepressivos como o escitalopram.
No seu caso, a amoxicilina com clavulanato não tem interação relevante com o escitalopram, então pode ser usada com segurança.
A dor de cabeça intensa pode estar mais relacionada à própria sinusite, ao processo infeccioso ou até à tensão muscular associada ao mal-estar — e não necessariamente a uma interação medicamentosa.
Em relação aos analgésicos e relaxantes musculares:
Dipirona e paracetamol continuam sendo as opções mais seguras;
Alguns relaxantes musculares leves, como ciclobenzaprina ou carisoprodol, podem ser usados com cautela, mas devem ser prescritos e acompanhados por um médico, pois em combinação com antidepressivos podem aumentar a sonolência ou causar tontura em algumas pessoas.
O mais importante é manter o tratamento da sinusite, controlar a dor com segurança e sempre avisar seu médico sobre novos sintomas ou remédios — assim é possível tratar sem riscos e sem interromper seu antidepressivo, que é fundamental para a estabilidade emocional.
Se você sente insegurança para conciliar medicamentos ou ainda tem sintomas persistentes, vale uma reavaliação médica para ajustar o tratamento com segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sinto muito pelo mal estar que esta passando. é importante que você mantenha o vínculo com o seu médico, para que ele possa prontamente lhe orientar em casos como o que você citou acima; assim eu faço com o meus queridos pacientes; pois as interações medicamentosas existes e quando necessária a utilização de alguma medicação que tenha interação com a sua medicação de uso contínuo, isso deve ser monitorizado pelo médico que lhe prescreveu o fármaco. Marque uma consulta, sera um prazer lhe conhecer
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
Olá! Entendo sua preocupação, mas fique tranquilo: não há interação significativa entre escitalopram e a amoxicilina com clavulanato, portanto, essa combinação é considerada segura. Quanto à dor de cabeça, ela pode estar mais relacionada à própria sinusite, que frequentemente causa cefaleia intensa e pressão na face, do que a alguma interação medicamentosa. Em relação ao uso de analgésicos ou relaxantes musculares, em geral, dipirona, paracetamol, ibuprofeno e até alguns relaxantes musculares como ciclobenzaprina podem ser usados em quem toma escitalopram — desde que não haja contraindicações clínicas individuais, como histórico de alergias, ou outros fatores.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2440 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.