Tomo fluoxetina pra ansiedade a quase 6 anos, mas de 2 meses pra cá tenho sentido os sintomas da dep

4 respostas
Tomo fluoxetina pra ansiedade a quase 6 anos, mas de 2 meses pra cá tenho sentido os sintomas da depressao novamente. Gostaria de saber se é possível q mesmo fazendo o tratamento corretamente, o remedio pode de alguma forma perder o efeito qqnd usado por um longo período?
Geralmente não é a medicação que perde o efeito, e sim a própria depressao que pode evoluir ao longo dos anos, através de estressores ambientais. Por exemplo: muitas pessoas tiveram depressao novamente após infecção pelo vírus da chikunguya, mesmo fazendo tratamento correto. O fator ambiental no exemplo foi o vírus. Conforme dito pelo colega, se faz necessário ir ao médico para se avaliar a conduta

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Elton Winslow
Psiquiatra, Médico de família
Fortaleza
A medicação não perde efeito com o tempo. Muitas vezes acontece de o paciente tomar a mesma medicação em uma dose baixa por um longo período de tempo. Essa dose baixa consegue controlar os sintomas mais marcantes da depressão, porém o paciente não fica efetivamente curado. Com o passar do tempo o paciente pode ser exposto a novos gatilhos emocionais e reativar a depressão que estava controlada, porém não estava curada. Quando isso acontece precisa-se aumentar a dose da medicação ou trocá-la por outra mais potente.
Dr. José Danilo Santos Lopes
Psiquiatra, Generalista
Maracanaú
Sim, é possível que os sintomas não melhorem totalmente mesmo usando a medicação exatamente como foi prescrita. Justamente por isso é necessário um acompanhamento próximo, com prazos bem definidos para revisão e ajuste das doses das medicações ou mesmo a mudança para outra medicação, caso seja necessário. Também é sempre muito importante verificar se as outras partes do tratamento, como atividade física e terapia com psicólogo(a), estão sendo realizadas, pois são parte fundamental da estratégia de melhora.
Bom dia.
É possível sim que a pessoa apresente um novo episódio depressivo mesmo em uso da medicação, o que normalmente não indica que a pessoa vá precisar de um novo remédio, podendo-se apenas ajustar a dose. Tampouco isto significa que você precisará ficar aumentando a dose para sempre.
Espero ter esclarecido sua dúvida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1330 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.