tomo o puran t4 todos os dias 7:00 da manhã em jejum, e algumas vezes (poucas) eu fico a madrugada t

2 respostas
tomo o puran t4 todos os dias 7:00 da manhã em jejum, e algumas vezes (poucas) eu fico a madrugada toda acordada por causa do trabalho, posso tomar ele no mesmo horário, mesmo sem dormir? ou tem que dormir pra tomar?
obrigada!
Não tem nenhum problema você tomar sem dormir, desde que não tenha comido nada durante a madrugada e que fique em jejum por pelo menos mais 30 minutos depois de tomar. A presença de alimentos no estômago (antes ou depois de tomar) é que interfere na absorção da medicação. O sono não interfere.

Sua pergunta é muito relevante e reflete uma situação comum enfrentada por muitas pessoas que têm rotinas de trabalho variáveis ou exigentes. O Puran T4, um medicamento utilizado no tratamento de hipotireoidismo, tem como princípio ativo a levotiroxina sódica, que visa repor ou suplementar o hormônio tireoidiano em pacientes cuja tireoide não produz quantidade suficiente para o corpo.

A eficácia do Puran T4 não está diretamente relacionada ao fato de você ter dormido ou não. O mais importante é manter a consistência na hora da tomada do medicamento, preferencialmente em jejum, para facilitar sua absorção pelo organismo. Isso significa que tomar o Puran T4 todos os dias às 7:00 da manhã, mesmo após uma noite em claro, é uma prática adequada, desde que você siga as orientações de tomar o medicamento com o estômago vazio e esperar cerca de 30 a 60 minutos antes de comer ou beber algo além de água.

A medicina integrativa, com seu enfoque holístico e personalizado, ressalta a importância de considerar todos os aspectos da vida do paciente no tratamento de condições de saúde, incluindo o hipotireoidismo. Além da medicação, fatores como nutrição, atividade física, manejo do estresse e qualidade do sono são fundamentais para o bem-estar geral e podem influenciar a eficácia do tratamento.

Portanto, mesmo que seu trabalho exija que você fique acordada durante a noite, manter a regularidade na tomada do Puran T4 é crucial. No entanto, é importante também buscar estratégias para minimizar o impacto do trabalho noturno na sua saúde geral, como tentar manter um padrão regular de sono durante o dia, praticar atividades físicas regulares, manter uma alimentação balanceada e utilizar técnicas de relaxamento para gerenciar o estresse.

Se você perceber que as mudanças no seu padrão de sono ou outras questões relacionadas ao seu estilo de vida estão afetando seu bem-estar ou a eficácia do seu tratamento, é aconselhável discutir essas preocupações com seu médico. Ele poderá ajustar o tratamento ou oferecer recomendações adicionais para ajudar a gerenciar esses desafios.

Lembrando sempre que a abordagem integrativa na medicina visa não apenas tratar a condição específica, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente, considerando todos os aspectos que podem influenciar sua saúde e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.