Tomo puran 50 mg e estou tendo queda de pressão que já chegou a 8.6 X 5.6. Estou fazendo regime para

2 respostas
Tomo puran 50 mg e estou tendo queda de pressão que já chegou a 8.6 X 5.6. Estou fazendo regime para pré diabetes. Será do regime? Frutas, verduras, massa integral. Mandaram eu parar o puran por 3 dias. Hoje pela manhã eu não tomei. Devo tomar?
Puran t4 a principio nao faz queda da pressao arterial, procure seu endocrinologista e converse com ele, se vc tem hipotireoidismo nao deve parar o purant4.

A situação que você descreve envolve vários aspectos importantes da sua saúde, incluindo o uso de Puran T4 (levotiroxina) para tratar disfunções da tireoide, a gestão de pré-diabetes através de mudanças na dieta, e a experiência de quedas de pressão arterial. É importante abordar cada um desses aspectos cuidadosamente para entender melhor o que pode estar contribuindo para a queda de pressão que você está enfrentando.

O Puran T4 é utilizado para tratar hipotireoidismo, uma condição na qual a tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Ajustar a dose de levotiroxina pode ter um impacto significativo em várias funções do corpo, incluindo o metabolismo e a pressão arterial. No entanto, a queda de pressão arterial que você mencionou não é tipicamente associada ao uso de levotiroxina. Na verdade, o hipotireoidismo não tratado ou subtratado pode levar a um aumento da pressão arterial, enquanto o tratamento adequado tende a normalizar esses valores.

Quanto à sua dieta para pré-diabetes, a adoção de um regime alimentar rico em frutas, verduras e massas integrais é geralmente benéfica para o controle da glicemia e para a saúde geral. É improvável que essas mudanças na dieta causem uma queda significativa na pressão arterial por si só, a menos que estejam acompanhadas de outros fatores, como uma redução significativa na ingestão calórica ou na quantidade de sódio.

A recomendação para interromper o Puran T4 por três dias deve ser seguida de acordo com a orientação do seu médico, que considerará seu histórico médico completo, os medicamentos que você está tomando e como você tem respondido ao tratamento até agora. É crucial que essa pausa no medicamento e qualquer ajuste na dosagem sejam monitorados de perto pelo seu médico, que pode solicitar exames de sangue para avaliar como a interrupção afeta os níveis de hormônio tireoidiano e a pressão arterial.

Se você está preocupada com a queda de pressão e a interrupção do Puran T4, é importante manter a comunicação com seu médico. Discuta seus sintomas, suas preocupações e qualquer mudança que você tenha notado desde a interrupção do medicamento. Seu médico pode fornecer orientações específicas sobre se e quando você deve retomar o Puran T4, além de ajustar o tratamento conforme necessário para garantir tanto o controle adequado da tireoide quanto a estabilidade da pressão arterial.

Lembre-se, a gestão da sua saúde deve ser uma abordagem colaborativa entre você e seu médico, visando não apenas tratar condições específicas, mas também promover seu bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.