Tomo sertralina 25mg há 3 meses, não tive mais crises de pânico, porém sinto muita palpitação,

4 respostas
Tomo sertralina 25mg há 3 meses, não tive mais crises de pânico, porém sinto muita palpitação, enjoo, angústia, coisa q não sentia antes. Passei c outro médico q me indicou a troca por escitalopram 10mg, que não teria problemas nessa troca, poderia parar a sertralina e iniciar o outro. Há algum risco??
É uma troca possível sim, estes sintomas provavelmente são efeitos adversos. O Escitalopram em geral provoca menos efeitos colaterais, mas não é garantia de que não ocorrerão tais sintomas, pois algumas pessoas tendem a responder mal aos antidepressivos em geral. É importante também rever o diagnóstico, pois em alguns quadros os antidepressivos podem até atrapalhar.

Prezado(a), o escitalopram é uma das medicações utilizadas para tratamento da síndrome de pânico.
O risco que existe é de de você não se adaptar com o escitalopram (seja por não melhorar ou por também sentir efeitos colaterais), porém só é possível descobrir isso realizando a substituição.
Ambas são medicações de primeira escolha. Contudo, há sempre o risco de falha terapêutica quando trocamos de medicações para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada e/ou Transtorno do Pânico. A chance de uma primeira medicação funcionar é de aproximadamente 60-70%. E funcionar significa melhora parcial, não resposta completa. Para ter uma ideia, uma revisão sistemática (um dos maiores níveis de evidência) apontou que é necessário tratar cinco pacientes para que um atinja a remissão (resposta completa).
O que tudo isto significa? Que é importante avaliar se de fato há necessidade de trocar uma medicação que esteja funcionando. O seu médico psiquiatra vai poder lhe dizer se os seus sintomas são causados pela medicação ou pela própria doença e se vale a pena trocar de remédio ou continuar com o mesmo.
O escitalopram costuma ter melhor resposta que a sertralina para o tratamento de síndromes ansiosas. Entretanto, os sintomas que você descreveu podem corresponder a sintomas depressivos, e não efeitos colaterais. Quem tem ansiedade está mais propenso a ter depressão. A dose de sertralina que você está usando não é suficiente para tratar um quadro depressivo. O ideal seria aumentar a dose de sertralina para no mínimo 50mg/dia, lembrando que a dose máxima está em torno de 250mg/dia. Se for utilizar escitalopram, é importante usar pelo menos 10mg/dia, dose mínima para um quadro depressivo, lembrando que a dose máxima é 30mg/dia. É comum vermos pacientes em tratamento com sub-doses por longos periodos, mesmo em remissão parcial dos sintomas.