Tomo venlafaxina 75mg e me foi passado fluoxetina 20mg juntos e quetiapina 25mg. Realmente podem ser

3 respostas
Tomo venlafaxina 75mg e me foi passado fluoxetina 20mg juntos e quetiapina 25mg. Realmente podem ser tomados todos ?
Não é recomendável, em geral, esta associação, pois a fluoxetina tende a aumentar a concentração das outras duas e a venlafaxina também pode aumentar a concentração da fluoxetina e, dependendo da sensibilidade, poderia ter alguns efeitos colaterais sérios. Mas, não há como saber se, especificamente em seu caso, esta combinação seria indicada, sem avaliar você pessoalmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os medicamentos fluoxetina (20 mg) e quetiapina (25 mg) podem ser prescritos juntos em algumas situações, mas é uma combinação que exige acompanhamento rigoroso do médico, principalmente pelo risco potencial de efeitos adversos. Cada um deles tem um papel específico no tratamento, mas é importante entender os possíveis riscos e benefícios:

Considerações sobre a combinação:
Fluoxetina:
Atua no sistema serotoninérgico, aumentando o risco de síndrome serotoninérgica (uma condição rara, mas grave). Isso exige monitoramento cuidadoso de sintomas como tremores, agitação, febre, confusão ou rigidez muscular.
No entanto, essa combinação pode ser usada estrategicamente em casos específicos, como transtornos de humor resistentes ao tratamento, sob supervisão médica.
Quetiapina:
A dose de 25 mg é baixa e geralmente usada como sedativo ou para estabilizar o humor. Não há uma interação direta preocupante entre quetiapina e os outros dois medicamentos, mas a somatória dos efeitos sedativos pode causar sonolência, tontura ou fadiga.
O que você deve fazer:
Siga as orientações do médico. Essa combinação deve ser ajustada e acompanhada para garantir segurança e eficácia.
Monitore os efeitos. Fique atento a sinais de efeitos colaterais, especialmente sintomas da síndrome serotoninérgica ou sonolência excessiva.
Não interrompa o tratamento por conta própria. Alterações nos medicamentos devem ser feitas sob orientação médica.
Se você estiver preocupado ou sentindo efeitos adversos, comunique-se com seu médico para discutir o tratamento. Ou se interessar, estou a disposição.
Olá, espero que esteja bem. É importante ter em mente que está em uso de dois antidepressivos (Venlafaxina e Fluoxetina) de classes diferentes e a associação entre ambas aumenta o risco de efeitos colaterais indesejáveis. É importante manter seguimento psiquiátrico para manejo adequado e nunca altere doses ou combine medicações por conta própria.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2397 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.