Tomografia computadorizada pode ser perigoso por conta da radiação? Se sim, quando pode ser substituída

3 respostas
Tomografia computadorizada pode ser perigoso por conta da radiação? Se sim, quando pode ser substituída por um exame de imagem menos agressivo? No caso um diagnostico de colesteatoma em nível inicial.
A dose de radiação de uma tomografia computadorizada, de fato, não é desprezível, mas, no caso da suspeição de uma otomastoidite crônica colesteatomatosa, sendo este o exame de escolha, creio que os custos e riscos sejam sim superados em muito pelos benefícios de se ter um diagnóstico preciso e assim a possibilidade de um tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para o simples diagnóstico do colesteatoma uma Ressonância Magnética é um bom exame e não emite radiação. Já para o planejamento da cirurgia é preciso lançar mão de Tomografia Computadorizada que emite radiação mas não em níveis que causem preocupação. Para um pequeno colesteatoma inicial um cirurgião experiente pode eventualmente optar apenas pela Ressonância Magnética.
A Tomografia Computadorizada realmente emite uma quantidade de radiação muito maior que uma radiografia simples. Porém, é um exame extremamente seguro, não existindo na literatura médica um "número maximo" de tomografias que podermos realizar. A questão principal é o exame estar bem indicado. Para saber isso, a pergunta que o paciente sempre deve fazer é "este exame vai mudar consideravelmente a forma com que vai tratar meu problema?". No caso do Colesteatoma a resposta é SIM. A Tomografia é fundamental para avaliação da anatomia a ser operada e avaliação das áreas de destruição óssea, situações que têm avaliação MUITO inferior com a Ressonância. Por outro lado, para diagnóstico de uma recidiva do Colesteatoma, por exemplo, a Ressonância na sequência de difusão mostra com precisão a doença, enquanto a Tomografia não será capaz de dar certeza ao médico.
Resumindo, exames complementares não tem este nome à toa. Devem ser solicitados e analisados racionalmente!
Um abraço.

Especialistas

André Luiz Ataide

André Luiz Ataide

Otorrino

Curitiba

Jéssica Maia Couto Matias

Jéssica Maia Couto Matias

Otorrino

Divinópolis

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Colesteatoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.