Trabalhar sem um planejamento adequado pode aumentar a ansiedade?

23 respostas
Trabalhar sem um planejamento adequado pode aumentar a ansiedade?
Depende do modo como cada um se relaciona com essa questão. Os planejamentos podem ajudar a amenizar a ansiedade, uma vez que a partir disso torna-se possível pensar em formas de organização que possam proporcionar melhoras nas tarefas importantes. Como está sua ansiedade? Se está te incomodando ou produzindo sofrimento, talvez seja bom avaliar a necessidade de buscar ajuda.

Olá, pode ser um fator que aumente a ansiedade sim, dependendo de como você lida com isso, falta de planejamento no trabalho pode acabar virando uma preocupação e isso desencadear um evento estressor que irá lhe causar ansiedade. Lembrando que a ansiedade é um sentimento comum do ser humano, e foi necessária para a evolução humana, sem ela não teríamos evoluído, porém, se ela estiver lhe causando prejuízos ou sintomas como: taquicardia, sudorese, tremores, dores no peito, insônia, alteração de apetite, entre outros sintomas ela pode estar fora de controle, procure ajuda. Um psicólogo pode te auxiliar a identificar tais questões, refletir sobre a sua ansiedade e te ajudar a levar uma vida mais tranquila, leve e saudável. Espero ter ajudado. Abraços.
O planejamento é importante para a sobrevivência, dentro do que você pode fazer, e não além do que pode, porque isso gera mais ansiedade. O equilíbrio entre o que você pode fazer com o que você anseia fazer é que será a diferença entre ser planejado e ter dificuldades emocionais para lidar com a ansiedade.
Não é regra, mas pode!
A falta de planejamento diminui a sensação de controle que o indivíduo tem sobre o trabalho. A falta de controle gera imprevisibilidade a respeito das consequências e variáveis do trabalho, favorecendo que se desenvolva sentimento de ansiedade.
Um processo de trabalho organizado, planejado, e com condições físicas e de rotina adequadas à qualidade de vida do trabalhador, é o modelo mais seguro para garantir a saúde mental.
Boa tarde, tudo bem? O funcionamento humano é muito singular, cada pessoa se organiza de uma forma diferente. É importante que a pessoa tenha a sensibilidade de compreender e identificar se a forma que está trabalhando e se organizando é a mais adequada para seu funcionamento e saúde mental. Qualquer dúvida me coloco à disposição.
Se lembrarmos que ansiedade vem de ânsia, algo que estar por vir, logo, o que anseias?
E aqueles que sentem ansiedade por planejar demais? (Só para citar um exemplo).

Cada situação é única e diz respeito do sujeito em relação com o objeto. Muito mais do que perguntar se um planejamento ou a falta dele levam à ansiedade nesse caso, não seria pertinente perguntar qual sua relação e sua responsabilidade frente a ansiedade? Certamente há outros eventos causadores de ansiedade que extrapolam a relação com o trabalho. Mas vai do seu interesse em procurar um/a profissional para que juntos possam trabalhar tal questão.
Olá. Essa fala por si só, ja denota que está uma pessoa ansiosa. Se planejando, vc se sente melhor, planeje. Entretanto, deves entender o porque da ansiedade. Será mesmo ansiedade ou será angústia? O melhor planejamento mesmo é buscar ajuda psicológica para compreender-se. Busque por ajuda profissional e viva um dia de cada vez!
Olá, os gatilhos para ansiedade são bastante subjetivos e singulares. Contudo, geralmente, a falta de rotina e organização do dia pode de fato facilitar os momentos de ansiedade, incluindo, como citado por você uma falta de planejamento adequado no trabalho. Percebo que possivelmente você esteja em um momento de desconforto, oriento a busca por ajuda terapêutica. Me coloco à disposição para ajuda-lo, e espero ter respondido a sua pergunta. Insta @psi.izabellefreitas
Respondendo objetivamente: poder, pode...mas não é absolutamente necessário ter todo um planejamento previamente elaborado para a consecução de qualquer trabalho, ou mesmo qualquer outro tipo de situação da vida. Prefiro dizer que é preciso "responsabilidade", entendida com "resposta+habilidade", ou seja, a habilidade de apresentar respostas adequadas aos eventos que compõem o dia a dia da pessoa, seja no campo do trabalho ou pessoal. Em outras palavras bem simples, é preciso saber "desembolar" conforme as coisas vão acontecendo.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá
Cada pessoa possui uma forma de se organizar e responder a isso.
Trabalhar sem planejamento pode sim ser um fator para aumentar sua ansiedade.
A terapia te ajuda a se conhecer melhor e buscar estratégias para lidar com o que você precisa melhorar.
Att

a ansiedade esta relacionada com o futuro, caso o planejamento não estiver estabelecido e caso não haja flexibilidade , poderá trazer outros transtornos, procure um psicologo.
Olá! A falta de planejamento pode sim contribuir para o aumento da ansiedade. Quanto mais organizada for a sua rotina, menos desgaste e estresse você sofrerá no dia a dia. Porém, para que a rotina funcione como aliada, é fundamental que você não crie um planejamento rígido. O plano diário deve levar em conta as suas limitações. Por isso, estabelecer prioridades é a chave para que seja possível flexibilizar as coisas. Afinal, nem sempre você conseguirá cumprir todas as metas que pretende alcançar e está tudo bem. Nós não somos robôs, não dar conta de tudo faz parte de ser humano, não é mesmo? Minha dica é: faça tudo no seu tempo e não se cobre tanto. E caso esteja sendo difícil pra você, um Psicólogo pode ajudar. Reconhecer emoções e comportamentos que vem dificultando a sua vida é o primeiro passo para ficar bem. Se você sofre com os sintomas da ansiedade, procure ajuda especializada. A ansiedade tem tratamento, ok? Cuide-se bem!
Olá!
Pode sim, pois o planejamento você sabe onde está e onde quer chegar e também os resultados são melhore e você gasta menos tempo na execução
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Olá! A ansiedade faz parte dos nossos mecanismos de defesa e nos ajuda a correr menos riscos e a e evitar consequências negativas. Trabalhar sem organização, como no seu exemplo, nos faz criar tais aspectos, mas é possível trabalhar em terapia através de intervenção que melhorarão não só isso, mas, outras áreas da sua vida. Ansiedade tem tratamento, não deixe de buscar um profissional. Precisando, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 165
Sim, mas não só isso. Planejar e organizar sua rotina vai diminuir o estresse porém outros pontos devem ser avaliados. Será que você não esta assumindo responsabilidades demais ou além dos seus recursos técnicos? E se faz isso pode estar relacionado a dificuldade de colocar limites, insegurança, medo de exposição, sensibilidade a críticas, baixa autoestima. Para tudo tem um jeito. Sugiro que você procure um psicólogo para uma investigação mais profunda. Vai te ajudar a conhecer suas potencialidades, emoções, comportamentos e a ver as coisas de outras formas. Certamente você se sentirá melhor. Abs
Olá!

A ansiedade é um sentimento que existe em todos nós, assim como a tristeza, a alegria, a raiva e tantos outros sentimentos que fazem parte da nossa vida.

Todos os sentimentos são despertados pelas situações que nós vivemos ou pelo que pensamos sobre essas situações.

O fato de você não ter um planejamento no trabalho vai desencadear algum sentimento, e, esse sentimento pode ser a ansiedade.

Se você tem percebido que está muito ansioso, um psicólogo pode te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar melhor com essa situação, reduzindo sua ansiedade.

Espero ter ajudado!
Veja só, no seu caso parece que está causando ansiedade sim! As vezes a gente tem coisas importantes para fazer e faz outras não tão importantes assim, daí vem o conflito. É isso, se for, procure ajuda de um psicólogo e vamos organizar isso! abraços
Olá, a falta de organização pode afetar a ansiedade se de fato quando se organiza percebe uma maior produtividade e por procrastinação evita se organizar ou por se comparar a pessoas organizadas e achar que seu rendimento é menor pela falta de organização. É importante perceber isso, busque ajuda psicológica isso irá te ajudar a entender melhor! Espero ter ajudado.
Att, Gabrielle Lazari.
Sim, depende de cada indivíduo e como encara tal situação. Algumas pessoas funcionam melhor com planejamento, outras precisam trabalhar tais habilidades. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Sim!
Mas o ideal é descobrir como trabalhar esse planejamento para se adequar as suas necessidades e de forma a não ocasionar mais sofrimento por estar exigindo mais do que se consegue alcançar.
Para um bom planejamento deve se levar em consideração sua rotina, suas demandas, seus objetivos atrelados com a realidade daquilo que realmente pode ser executado.
Esse é uma demanda que pode ser alinhada em trabalho terapêutico.
Estou a disposição para quaisquer dúvidas.
Sim. Se necessário busque ajude. Abraços
Olá, bom dia. Cada pessoa reage de um jeito a determinadas situações, mas sim, pode aumentar. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras.
A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!