Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual pode apresentar quadros de excitações, mesmo sendo dificilmen

13 respostas
Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual pode apresentar quadros de excitações, mesmo sendo dificilmente comum?
Olá, bom dia. Sim, o TOC pode se apresentar dessa forma, repetindo exatamente outros sintomas mais comuns - a energia compulsiva que toma conta, e que precisa ser aliviada para que o indivíduo se organize internamente. É sempre interessante buscar a psicoterapia para tratar das obsessões. A psicoterapia tem esse viés de tratar, entender os gatilhos e porque eles fazem o indivíduo sentir compulsões que parecem ser de maneira involuntária, mas que estão ligadas diretamente a pensamentos obsessivos.

Na verdade, se existe compulsão sexual, não seria TOC, seria uma Erotomania. Excitação perante qualquer pensamento sexual é natural, mas numa compulsão sexual pode se tornar incontrolável.
Por envolver características que são chamadas de obsessões e compulsões pode sim apresentar esses quadros, mas é interessante saber como são esses quadros, o que compõe eles, como que eles funcionam, em quais momentos, como é a formação deles e o que mais conseguir e o percurso terapêutico proporcionar.
O TOC Sexual entra em uma variação do Transtorno compulsivo. Seria interessante realizar uma consulta com um psicólogo, para compreender quais são esses comportamentos compulsivos direcionados a questão da excitação e, então entender o quanto isso afeta no seu dia a dia e maneiras de lidar com essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Oi, como vai? Acho mais interessante olharmos para o ser humano que está por detrás deste transtorno. Esta questão é muito aberta e nos faltam elementos para conduzir uma linha de raciocínio. O que posso deixar como contribuição é que o nosso imaginário pode ser muito fértil, a ponto de acarretar em emoções e chegar a alterar nosso sistema nervoso autônomo (simpático e parasimpático). Quando não trazemos para a consciência aquilo que vivenciamos no mundo psíquico, parece que as questões ficam muito maiores do que realmente são! Daí a importância da psicoterapia, para que você consiga falar abertamente e legitimamente sobre o que está pensando e sentindo e, assim, diluímos nossos dramas e sofrimentos. Não perca tempo em buscar ajuda de um profissional. Se tiver interesse, pode entrar em contato. Abraços
Os sintomas obsessivos e compulsivos podem se apresentar de diversas maneiras, das mais básicas às mais complexas. Por meio do processo de análise é possível compreender o que causa esses sintomas, como eles se apresentam e buscar novas maneiras de lidar com ele. Por isso, seria interessante buscar um acompanhamento psicológico para entender melhor do que se trata.
Muitas vezes, o transtorno de compulsão sexual está ligado à ansiedade, mas também pode ser associado ao alcoolismo, dependência química, histórico familiar de compulsão, experiência de abuso sexual na infância, além de problemas pessoais e familiares. Esses fatores geram desajustes psicológicos, alteram alguns neurotransmissores cerebrais e podem ter influência no desenvolvimento de quadros de compulsão sexual. O tratamento mais indicado para esse tipo de compulsão é a psicoterapia, processo terapêutico que visa identificar os gatilhos de ansiedade e controlar o comportamento impulsivo ou compulsivo. Através da psicoterapia, é possível tratar as causas psicológicas da compulsão por sexo, o que requer intervenção profissional, uma vez que dificilmente a pessoa com compulsão consegue se livrar dos problemas sozinha.
Eventualmente, podem ser administrados antidepressivos e neurolépticos para inibir o apetite sexual. Tudo deve ser orientado pelo psiquiatra, já que a automedicação não é recomendada em nenhuma situação.
A proibição da masturbação, abstenção de pornografia e jejum de sexo não bloqueiam o comportamento compulsivo e, portanto, não tratam o comportamento compulsivo. Como a compulsão é originada por ansiedade, essas restrições podem tornar a pessoa ainda mais ansiosa, aumentando significativamente as chances dela desenvolver outras formas de compulsão, pois a tendência é que ela sinta a necessidade de canalizar a energia e os desejos para os alimentos, jogos ou compras, por exemplo. Ressaltando que a escuta psicoterapeuta associada a anamnese é muito importante para conduzir no tratamento. Aproveito para esclarecer que psicólogo não passa medicação.
Olá. Este é um assunto que tem muitas nuances e uma informação pouco contextualizada pode facilmente induzir ao erro. O mais indicado para este assunto é buscar o devido acompanhamento profissional que com uma proximidade melhor e maior leque de informações, possa fazer o diagnostico diferencial e conduzir adequadamente o caso.
Melhor você consultar um atendimento psiquiatrico e também iniciar psicoterapia. Dessa forma você poderá ampliar seu entendimento sobre o que te incomoda atualmente.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual (TOCS) é um transtorno mental caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos relacionados à atividade sexual. Embora possa haver uma grande variedade de sintomas associados ao TOCS, é relativamente raro que a excitação sexual excessiva seja um dos principais sintomas.

No entanto, em casos raros, a excitação sexual excessiva pode ser um sintoma do TOCS. Pode haver obsessões em torno do sexo ou comportamentos compulsivos relacionados à excitação sexual, como masturbação compulsiva ou exposição indecente.

É importante lembrar que o TOCS é um transtorno psiquiátrico que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo e que o tratamento é essencial. O tratamento para o TOCS geralmente envolve uma combinação de psicoterapia, medicação e outras formas de terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Se você está enfrentando sintomas de excitação sexual excessiva e está preocupado com a possibilidade de ter TOCS, recomendo procurar um psiquiatra ou psicólogo especializado em transtornos sexuais para avaliação e tratamento adequados. Com o tratamento adequado, o TOCS pode ser gerenciado e você pode experimentar uma melhoria significativa em sua qualidade de vida.
Olá, tudo bem? Bem existe a possibilidade disso ocorrer contudo majoritariamente TOC, assim como outros transtornos, causam sofrimento, desconforto, sentimentos de tristeza e ansiedade, algo que dificilmente associaríamos algo que causa excitação, mesmo sendo algo em segundo plano, contudo é possível pensar e se caso essa for a situação, se for uma excitação realmente mais voltada ao biológico e e menos voltado a ideia comum de excitação como algo prazeroso. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
É possível devido ao pensamento que aumenta a ansiedade para ação compulsiva. Tente realizar uma avaliação psicométrica acompanhada dos atendimentos continuados e definir tratamento possivelmente integrado com áreas da saúde a definir.
Bom dia! É compreensível que você esteja buscando entender melhor sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo Sexual (TOC Sexual). É importante reconhecer que, embora seja menos comum do que outras formas de TOC, pode causar grande angústia para quem o experimenta. O TOC Sexual pode envolver pensamentos, impulsos ou imagens intrusivas e indesejadas relacionadas ao sexo, bem como comportamentos compulsivos para lidar com esses pensamentos. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando isso, é fundamental procurar apoio profissional para encontrar estratégias de enfrentamento e alívio. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!