Um amigo realizou tomo e constatou um espessamento parietal de 6,6 cm e 3,5 cm/diâmetro, com acentuada

4 respostas
Um amigo realizou tomo e constatou um espessamento parietal de 6,6 cm e 3,5 cm/diâmetro, com acentuada redução de luz no colon sigmoide, com possivel lesão neoplasia. A colono constatou lesão vegetante, extensa, ulcerada e friável, foi feito polipectomia. Precisa de cirurgia?Bolsa de colostomia?
Boa tarde. Agende consulta, o qto antes com um cirurgião cólon retal com experiência. A necessidade de estomia vai depender de inúmeros fatores, muitos deles a serem decididos durante a cirurgia. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cada caso precisa ser avaliado individualmente, mas muito provavelmente seu amigo terá indicação cirúrgica. A bolsa de colostomia nem sempre é necessária.
Antigamente, ter câncer de cólon era igual a morte. Hoje, mais do que se falar em cura, é fundamental o conceito de controle do tumor. O Dr. Tiago disse tudo. Isso porque nem todo mundo tem de sair voando fazendo cirurgia pra ficar com uma bolsa na barriga saindo fezes. A grande questão é ver se a doença é localizada ou generalizada. Se for algo no início, ok a cirurgia pode ser até curativa e fazemos por laparoscopia. Entretanto, se já tiver metástases (espalhou pedaços do tumor pra outros lugares) daí a conduta talvez não é cirúrgica. Isso porque hoje a pesquisa de mutações N-ras K-ras é feita, deve ser obrigatoriamente coberta pelos convênios e daí a quimioterapia é totalmente direcionada. Uma tia minha em Porto Alegre estava com um tumor de cólon e queriam fazer cirurgia mas era avançado (metástases no fígado). Não permiti. Ela procurou um oncologista de excelência. Hoje, todas as metástases dela regrediram (tanto pulmonar como hepáticas). Isso fazem 4 anos. E sem bolsa na barriga.
Este paciente precisa de uma avaliação médica urgente. Antes de determinar qualquer estratégia de tratamento são necessários realizar exames de imagem (exames de estadiamento). Eles que nortearão o tratamento. Caso não se evidencie doença em nenhum outro local além do intestino seu tratamento provavelmente iniciará pela cirurgia caso os achados se confirmem. Aconselhe-o a procurar um oncologista em sua cidade com urgência.

À disposição

Dr. Tiago Biachi

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Daniel de Carvalho Damin

Daniel de Carvalho Damin

Coloproctologista

Porto Alegre

Aline Weber

Aline Weber

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Guarapuava

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 104 perguntas sobre Câncer colorretal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.