Um amigo realizou tomo e constatou um espessamento parietal de 6,6 cm e 3,5 cm/diâmetro, com acentuada

4 respostas
Um amigo realizou tomo e constatou um espessamento parietal de 6,6 cm e 3,5 cm/diâmetro, com acentuada redução de luz no colon sigmoide, com possivel lesão neoplasia. A colono constatou lesão vegetante, extensa, ulcerada e friável, foi feito polipectomia. Precisa de cirurgia?Bolsa de colostomia?
Boa tarde. Agende consulta, o qto antes com um cirurgião cólon retal com experiência. A necessidade de estomia vai depender de inúmeros fatores, muitos deles a serem decididos durante a cirurgia. Boa sorte!

Cada caso precisa ser avaliado individualmente, mas muito provavelmente seu amigo terá indicação cirúrgica. A bolsa de colostomia nem sempre é necessária.
Antigamente, ter câncer de cólon era igual a morte. Hoje, mais do que se falar em cura, é fundamental o conceito de controle do tumor. O Dr. Tiago disse tudo. Isso porque nem todo mundo tem de sair voando fazendo cirurgia pra ficar com uma bolsa na barriga saindo fezes. A grande questão é ver se a doença é localizada ou generalizada. Se for algo no início, ok a cirurgia pode ser até curativa e fazemos por laparoscopia. Entretanto, se já tiver metástases (espalhou pedaços do tumor pra outros lugares) daí a conduta talvez não é cirúrgica. Isso porque hoje a pesquisa de mutações N-ras K-ras é feita, deve ser obrigatoriamente coberta pelos convênios e daí a quimioterapia é totalmente direcionada. Uma tia minha em Porto Alegre estava com um tumor de cólon e queriam fazer cirurgia mas era avançado (metástases no fígado). Não permiti. Ela procurou um oncologista de excelência. Hoje, todas as metástases dela regrediram (tanto pulmonar como hepáticas). Isso fazem 4 anos. E sem bolsa na barriga.
Este paciente precisa de uma avaliação médica urgente. Antes de determinar qualquer estratégia de tratamento são necessários realizar exames de imagem (exames de estadiamento). Eles que nortearão o tratamento. Caso não se evidencie doença em nenhum outro local além do intestino seu tratamento provavelmente iniciará pela cirurgia caso os achados se confirmem. Aconselhe-o a procurar um oncologista em sua cidade com urgência.

À disposição

Dr. Tiago Biachi