Um bebe prematuro, que teve convulsão na uti neonatal, recebe alta ele já pode sair com diagostico

3 respostas
Um bebe prematuro, que teve convulsão na uti neonatal, recebe alta ele já pode sair com diagostico de paralisia cerebral, ou somente apos meses que pode constatar a lesão no cerebro? essa lesao é formada instantaneamento apos algum trauma ou ate mesmo genetico ja aparece me exames iniciais?
Os bebês prematuros, devido a imaturidade cerebral e a fragilidade dos vasos cerebrais, estão mais vulneráveis a intercorrências nos primeiros dias de vida - como hemorragias, infecções, crises convulsivas, baixa oxigenação cerebral, entre outras.

Essas intercorrências podem levar a um dano ou lesão cerebral, que por consequência, pode ocasionar algum comprometimento motor e / ou cognitivo no bebê, quadro esse que chamaremos de Paralisia Cerebral.

Só o tempo nos mostrará se haverá ou não alguma sequela, porém as lesões podem ser identificadas precocemente através de exames específicos como tomografia ou ressonância de crânio.

Consulte o neuropediatra para mais esclarecimentos.

Com a prática clínica, observo o quanto a criança ganha sendo estimulada precocemente. Orientar pais e familiares a ter uma conduta mais estimuladora com a criança, propiciando um ambiente mais rico, ajuda muito.
A paralisia cerebral pode ser pré natal, Peri Natal e pós natal, isso ocorre devido a lesão no cérebro imaturo. E com os estímulos certos de fisioterapia, Terapia ocupacional, fonoaudióloga de forma precocemente, com intervenções precoce.