Paralisia cerebral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - paralisia cerebral

Thiago Vital Martins de Matos

Thiago Vital Martins de Matos

Fisioterapeuta

Olinda

Caroline Haruka Giriko

Caroline Haruka Giriko

Fisioterapeuta

Itajaí

Karina Queiroz de Roma

Karina Queiroz de Roma

Terapeuta ocupacional

Belo Horizonte

Sarah Ribeiro Issy

Sarah Ribeiro Issy

Especialista em medicina física e reabilitação

Goiânia

Lidiane Cintia Oliveira dos Santos

Lidiane Cintia Oliveira dos Santos

Fisioterapeuta

Jaboatão Dos Guararapes

Fernando Wagner da Silva Lima

Fernando Wagner da Silva Lima

Fisioterapeuta

Curitiba

Perguntas sobre Paralisia cerebral

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Paralisia cerebral

É um tipo de paralisia cerebral, ou seja, um tipo de lesão cerebral que ocorre no período perinatal e apesar de permanente, não é progressiva. Como o próprio nome indica, as consequências são…

Dr. Wallace de Almeida Alves
Neurocirurgião, Neurologista
Belo Horizonte
Através de terapias e estímulos direcionados. Quanto mais precoce iniciar. melhor.

Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação: escolher a melhor abordagem fisioterapêutica faz toda diferença para o desenvolvimento de uma criança com paralisia cerebral. O chamado método Bobath — hoje descrito…

Especialistas falam sobre Paralisia cerebral

Paralisia cerebral (PC) é um termo genérico que utilizamos para indicar doenças de acometimento cerebral que causam dano ao desenvolvimento da criança, afetando movimentação, fala, aprendizado, e até convulsões. Geralmente é causada por problemas durante a gestação como infecções, uso de drogas ou outros problemas da gravidez; durante o parto: prematuridade, pós termo, complicações do parto (falta de oxigênio durante o parto, por exemplo). Podem ter diversas outras causas. Os graus de acometimento são muito varáveis, desde a quadros leves até os mais graves. Esses pacientes merecem um acompanhamento constante e quando possível, intervenção para otimizar o desenvolvimento.

Luis Felipe Quirino Cavalcante

Neurologista

Dourados


A paralisia cerebral (PC) é uma causa comum de deficiência física na infância, não progressiva que levam a desordens posturais e do movimento, decorrentes de lesão do cérebro imaturo. 20.000 casos novos/ano no Brasil. A PC é multifatorial e pode ser desencadeada nos períodos pré, peri ou pós-natal. O atraso motor, na maioria das vezes, pode vir acompanhado de alterações de comunicação, cognição, comportamento, funções sensoriais e crises convulsivas. O diagnóstico da PC é clínico. Nos recém-nascidos e lactentes, a detecção dos distúrbios motores demanda maior atenção e conhecimento. O tratamento é individualizado, multiprofissional e multidisciplinar coordenados pelo médico fisiatra.

Mariana Cavazzoni Lima De Carvalho

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo


Existem alguns tipos distintos de Paralisia Cerebral (PC). A espástica é a mais comum, caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldades de movimento. É causada por danos cerebrais irreversíveis, no entanto, existem diversos tratamentos que asseguram maior qualidade de vida para o indivíduo.

Jeania Christielis Damasceno De Souza

Neurologista pediátrico, Neurologista

Goiânia

Quais profissionais tratam Paralisia cerebral?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.