Paralisia cerebral - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - paralisia cerebral

Jaqueline Daufenbach

Jaqueline Daufenbach

Terapeuta ocupacional

Joinville

Francielly Ferreira Santos

Francielly Ferreira Santos

Fisioterapeuta

São Paulo

Luiz Carlos Pinto

Luiz Carlos Pinto

Especialista em medicina física e reabilitação, Neurofisiologista

Rio de Janeiro

Gustavo Trovão

Gustavo Trovão

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Mayra Leite

Mayra Leite

Terapeuta ocupacional

Nova Iguaçu

Danielle Gualter

Danielle Gualter

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Paralisia cerebral

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Paralisia cerebral

Devemos avaliar a causa dessa atrofia cerebral. Geralmente não há um medicação específica para isso, mas conforme a idade e as estimulações, muitos ganhos podem ser alcançados no desenvolvimento.
1 respostas

Boa noite,
o tratamento das convulsões é realizado com o uso de medicações.
Em muitos casos, é necessário realizar inúmeras "combinações" de medicamentos para que haja uma…
2 respostas

Boa noite,
costumo dizer que o cérebro humano é uma "caixinha de surpresas" e assim sendo, não conseguimos "prever" como será a evolução de um quadro clínico, ainda…
2 respostas

Especialistas falam sobre Paralisia cerebral

Paralisia cerebral (PC) é um termo genérico que utilizamos para indicar doenças de acometimento cerebral que causam dano ao desenvolvimento da criança, afetando movimentação, fala, aprendizado, e até convulsões. Geralmente é causada por problemas durante a gestação como infecções, uso de drogas ou outros problemas da gravidez; durante o parto: prematuridade, pós termo, complicações do parto (falta de oxigênio durante o parto, por exemplo). Podem ter diversas outras causas. Os graus de acometimento são muito varáveis, desde a quadros leves até os mais graves. Esses pacientes merecem um acompanhamento constante e quando possível, intervenção para otimizar o desenvolvimento.

Luis Felipe Quirino Cavalcante

Neurologista

Maracaju


A paralisia cerebral (PC) é uma causa comum de deficiência física na infância, não progressiva que levam a desordens posturais e do movimento, decorrentes de lesão do cérebro imaturo. 20.000 casos novos/ano no Brasil. A PC é multifatorial e pode ser desencadeada nos períodos pré, peri ou pós-natal. O atraso motor, na maioria das vezes, pode vir acompanhado de alterações de comunicação, cognição, comportamento, funções sensoriais e crises convulsivas. O diagnóstico da PC é clínico. Nos recém-nascidos e lactentes, a detecção dos distúrbios motores demanda maior atenção e conhecimento. O tratamento é individualizado, multiprofissional e multidisciplinar coordenados pelo médico fisiatra.

Mariana Cavazzoni Lima De Carvalho

Especialista em medicina física e reabilitação

São Paulo


Existem alguns tipos distintos de Paralisia Cerebral (PC). A espástica é a mais comum, caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldades de movimento. É causada por danos cerebrais irreversíveis, no entanto, existem diversos tratamentos que asseguram maior qualidade de vida para o indivíduo.

Jeania Christielis Damasceno De Souza

Neurologista pediátrico, Neurologista

Goiânia

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Paralisia cerebral?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.