Um mioma degenerando, antes com 11cm e agora com 8cm pode ser retirado por videolaparoscopia?

3 respostas
Um mioma degenerando, antes com 11cm e agora com 8cm pode ser retirado por videolaparoscopia?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor na relação sexual, dor pélvica, infertilidade, etc.
Ter miomas não é igual a fazer cirurgia. Não se opera apenas pelo tamanho do mioma. A degeneração não é indicação de cirurgia. Se você não sente nada, nenhum tratamento cirúrgico ou medicamentoso é necessário.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais, mas não farão o mioma regredir, crescer ou desaparecer.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia deverá ser considerada, desde a retirada do mioma até a retirada do útero.
É possível retirar o mioma por laparoscopia. No entanto, a retirada do mioma exige o uso do morcelador ou corte no abdomen.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronald Delgado
Cirurgião geral, Cirurgião oncológico, Oncologista
Salvador
Bom dia.
Mioma degenerado, é um mioma que, na maioria dos casos, cresceu e mudou as características por algum motivo, principalmente sanguíneo por diminuição de fluxo, entre outros fatores. A chance da degeneração seja maligna é muito pouca. A possibilidade de Cirurgias por vídeo laparoscopia para retirada do mioma depende principalmente do tamanho e principalmente da localização. No seu caso o tamanho não seria problema, porém não explica outros fatores que poderiam ser importantes. Eu faço essa cirurgia por videolaparoscopia, porém precisaria uma avaliação mais precisa.
Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Dr. João Scaff
Ginecologista
São Paulo
Dependendo do tipo de mioma é possível sim retirar por videolaparoscopia, depende caso a caso.
Seria interessante uma avaliação mais profunda para essa pergunta

Especialistas

Paulo Maurício Soares Pereira

Paulo Maurício Soares Pereira

Ginecologista, Mastologista

Rio de Janeiro

Fernanda Mitre Cotta

Fernanda Mitre Cotta

Ginecologista

Belo Horizonte

Danilo Rahal

Danilo Rahal

Ginecologista

Umuarama

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

Moises Kanas

Moises Kanas

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1099 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.