Um narcisista pode se relacionar c/ um histriônico e desenvolver filhos, cada um c/ um dos dois tran

15 respostas
Um narcisista pode se relacionar c/ um histriônico e desenvolver filhos, cada um c/ um dos dois transtornos?
É uma boa dúvida. Diria que desenvolver filhos implica em muito os pais, em alguma medida muito são capazes de promover o desenvolvimento do filho. Mas a sua pergunta me parecer ir para outro lugar... arrisco a pontuar algo: Qual é a condição dessa relação? Uma vez que o transtorno, parece ser um ponto, curioso, no modo em como se organizam.

A sua questão pode abrir margem para outros temas que te envolvem, não acha?

Olá! Apesar de podermos dizer que existe sim, essa possibilidade, tendo em vista que somos um reflexo de quem nos cria, talvez seja interessante trabalhar esse receio e olhar que nem sempre seguiremos o que apontam as previsões sobre nós. Somos seres da subjetividade e da subversão, por excelência, então, é possível que esse par consiga direcionar seus filhos por uma estrada bem diferente e melhor do que as deles... Espero ter ajudado. Abço
Olá! É possível sim. No entanto, é muito importante ter em mente que o desenvolvimento de transtornos de personalidade tem vários fatores como influência, além da criação. Alguns desses fatores são a genética, experiências de vida, fatores sociais, ambiente familiar etc. O fato dos pais terem algum transtorno, de personalidade ou de qualquer outro tipo, não necessariamente significa que os filhos vão desenvolver tais transtornos também, especialmente se os pais estão em tratamento e sabem lidar melhor com seus sintomas. Pode ser apenas que os filhos desenvolvam características associadas aos transtornos. Fico a disposição caso tenha alguma dúvida!
Olá,
Embora seja possível que um narcisista se relacione com um histriônico e tenham filhos com as mesmas condições, é importante salientar que a manifestação dos transtornos de personalidade pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo genéticos, ambientais e experiências de vida. Além disso, é importante considerar que a dinâmica familiar e a interação entre os membros da família podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de transtornos de personalidade em crianças.
Através da psicanalista podemos explorar essas dinâmicas familiares em sessões de análise para entender melhor como os transtornos de personalidade podem estar interagindo e afetando a família como um todo.
Seria interessante que o casal já iniciasse um processo de análise antes mesmo do nascimento dos filhos.

Espero ter ajudado e fico a disposição para mais informações.
Olá! É compreensível que você esteja preocupado (a) com a dinâmica de um relacionamento onde uma pessoa narcisista se envolve com alguém histriônico e como isso pode afetar uma possível família. Cada indivíduo tem sua própria complexidade e é difícil prever exatamente como esses traços de personalidade podem se manifestar em uma relação ou influenciar o desenvolvimento dos filhos.

É importante lembrar que, independentemente dos traços de personalidade dos pais, o ambiente familiar e o apoio emocional que eles proporcionam desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Compreender os desafios que esses transtornos podem trazer para a dinâmica familiar é um passo importante para garantir um ambiente saudável para todos os envolvidos.

Buscar orientação profissional, como terapia, pode ser útil para lidar com essas questões de forma construtiva e encontrar maneiras saudáveis de criar os filhos. O apoio mútuo, a comunicação aberta e o compromisso com o bem-estar da família são fundamentais para enfrentar os desafios que possam surgir ao longo do caminho.
Espero ter ajudado na sua dúvida. Fico à disposição caso queria conversar mais a respeito.
Olá. Sim e não. As relações humanas e suas formas de desenvolvimento não são ciências exatas, então é possível, assim como, os filhos podem ter outras formas de estarem no mundo. Mas o que mais me chamou atenção é que a sua hipótese é sobre a existência de um casal que provavelmente tenha uma forma de funcionamento pouco saudável. Caso se enxergue em uma situação semelhante a citada no comentário aconselho que busque ajuda de um psicólogo/ psicanalista. Estarei a disposição para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Sim.
Hoje sabemos que boa parte dos transtornos de personalidade não envolvem somente herança genética, o ambiente também nos molda. Mesmo que os pais não tenham o transtorno, o filho pode desenvolver. Nada deve ser levado como concreto.
Olá, uma questão importante a esclarecer a partir da sua pergunta é o cuidado para não pensar que um diagnóstico dará uma descrição exata para o comportamento humano, como, por exemplo, que nenhum narcisista conseguiria se relacionar com um sujeito histriônico. As causas e circunstâncias que geram um sintoma ou um traço de personalidade são as mais variadas possíveis.
Portanto é impossível generalizar os comportamentos a partir de um diagnóstico.
Com certeza a probabilidade seria grande.
Porém em outras linhas, pode acontecer que a criança cresça e não desperte esse lado dela, mesmo tendo uma tendência.
O ideal seria fazer o acompanhamento com um profissional capacitado, para não desenvolver esse comportamento.
espero ter ajudado qualquer coisa estou à disposição.
Sim, pode se relacionar e desenvolver filhos com cada um desses transtornos, mas isso não é necessário. Esses dois transtornos não são genéticos e não são necessariamente transmitidos culturalmente de pais para filhos.
Sim, teoricamente é possível que um narcisista se relacione com uma pessoa histriônica e tenha filhos, cada um com um dos transtornos, embora o desenvolvimento exato dos transtornos de personalidade em cada filho possa ser influenciado por uma variedade de fatores, incluindo genética, ambiente familiar e experiências individuais de vida.

O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Indivíduos com esse transtorno tendem a ter uma visão inflada de si mesmos e podem ter dificuldade em reconhecer as necessidades ou sentimentos dos outros.

Por outro lado, o transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão de busca constante por atenção, expressão emocional excessiva e comportamentos dramáticos. Pessoas com esse transtorno muitas vezes se sentem desconfortáveis quando não são o centro das atenções e podem usar a sedução para atrair a atenção dos outros.

Se um narcisista e uma pessoa histriônica tiverem filhos juntos, é possível que os padrões de comportamento de cada pai influenciem o desenvolvimento dos filhos de diferentes maneiras. Por exemplo, um filho pode herdar traços narcisistas do pai narcisista, enquanto outro filho pode desenvolver traços histriônicos da mãe histriônica. No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento de transtornos de personalidade é complexo e multifacetado, e nem todos os filhos de pais com esses transtornos desenvolverão os mesmos problemas.

Além disso, o ambiente familiar e as interações parentais desempenham um papel crucial no desenvolvimento da personalidade das crianças. Se os pais são incapazes de fornecer um ambiente estável, amoroso e que promova o desenvolvimento saudável das crianças, isso pode aumentar o risco de problemas emocionais e comportamentais, incluindo transtornos de personalidade.

É importante ressaltar que a presença de transtornos de personalidade em pais não determina automaticamente que seus filhos também desenvolverão esses transtornos. Muitos outros fatores influenciam o desenvolvimento da personalidade e do comportamento das crianças, e intervenções precoces e apoio adequado podem ajudar a mitigar os impactos negativos de um ambiente familiar desafiador.
Olá! Crianças cujos cuidadores possuem algum tipo de transtorno de personalidade, não necessariamente desenvolverão a mesma condição. Visto que esses transtornos podem ter inúmeras causas e cada caso tem suas particularidade. Além da predisposição genética, existem diversos outros fatores que podem influenciar na formação da personalidade do indivíduo. Contudo, o modo como a parentalidade é exercida, é crucial no desenvolvimento de uma criança, ainda que não existam casos de transtornos na família.
Olá! É possível sim ter filhos e filhos saudáveis. O ponto a salientar é o tratamento que o pai e a mãe fazem para lidar com seus transtornos. Já quanto a herança genética não necessariamente se seguira, tendo em vista que não há uma conclusão definitiva sobre estes transtornos serem transmitidos geneticamente.
O mais importante na criação dos filhos é o amor que irão dedicar a eles e a qualidade dos cuidados que irão oferecer. Um grande estudioso da saúde mental infantil, Osvaldo Dante Di Loreto, acredita que não são as patologias dos pais que prejudicam a saúde mental dos filhos. Pessoas com problemas psíquicos graves podem cuidar bem dos filhos contanto que não falte amor e respeito entre os parceiros. Ele demonstrou com seus estudos que o que prejudica a saúde mental dos filhos é o conflito entre os pais. Quando os pais vivem em conflito, quando não se entendem e não concordam na forma de criar e cuidar dos filhos, quando são intolerantes aos sintomas um do outro, isso sim dança cabeça de filho. Então, se vocês se dão bem, se vocês se entendem e se complementam, não há porque temer ter filhos juntos. Que vocês possam conviver juntos em harmonia! Se desejarem marcar uma sessão de casal para falar sobre isso, eliminar suas dúvidas e ampliar sua visão do problema, estou à disposição.
É possível sim, que os padrões de comportamento dos pais influenciem no desenvolvimento dos filhos de deferentes maneiras, mas, nem todos os filhos de pais com esses transtornos desenvolverão os mesmos problemas. O ambiente familiar pode influenciar bastante para um resultado positivo ou negativo e além da predisposição genética, existem diversos fatores que podem influenciar na formação da personalidade do indivíduo. Para mais esclarecimentos, estou a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!