Um neurologista também pode diagnosticar uma pessoa com depressão? Ou apenas os psiquiatras e psic

7 respostas
Um neurologista também pode diagnosticar uma pessoa com depressão? Ou apenas os psiquiatras e psicólogos?
Prezado paciente,

Diagnóstico e tratamento de quadros depressivos devem ser realizados pelo especialista. Nesse caso, Médico-Psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A suspeita do diagnóstico de depressão pode ser feita por médicos de qualquer especialidade e por outros profissionais de saúde envolvidos com a saúde mental.
Agora a confirmação do diagnóstico e o tratamento devem ser realizados por profissionais especializados na área: psicólogos e médicos psiquiatras.

Respeitosamente,
Do ponto de vista da competência profissional, qualquer profissional médico está respaldado legalmente a fechar um diagnóstico clínico, seja ele depressao, ansiedade, diabetes, hipertensão ou qualquer outra doença. A conclusão diagnóstica é inerente à prática medica e não está restrita à especialidade. Assim também um médico psiquiatra pode dar um diagnóstico clínico como diabetes ou hipotireoidismo. A questão mais importante é o comportamento ético do profissional de ter a responsabilidade de atuar com objetividade e compromisso com a melhora do tratamento. Profissionais não-medicos, como psicólogos, podem identificar sintomas depressivos, ansiosos ou psicóticos, mas o diagnóstico da patologia só pode ser feito por um profissional médico.
O diagnóstico de depressão está altamente difundido na atualidade, sendo facilmente diagnosticado por uma variedade de médicos. Isso não quer dizer que o diagnóstico seja preciso. Vivemos numa época em que a depressão responde a muitos males.
No entanto, há concordância de que os estados depressivos são caracterizados por um esvaziamento subjetivo e dos interesses na vida. Como psicanalista, julgo problemática a questão da medicação nestes casos, pois as causas desse estado normalmente estão nas relações e na história de cada indivíduo, desta forma, não são solucionados com a medicação. Isso não quer dizer que a medicação não tenha seu papel, mas tratando-se de causa, seria melhor conversar com um psicólogo ou psicanalista para avaliar o que é a depressão para você, e não se agarrar a um diagnóstico que vale para muitas coisas diversas.

espero ter esclarecido,

atenciosamente
Algumas pessoas relutam e negam o fato de estar passando por um sofrimento que tem fundo psíquico, e tendem a evitar os profissionais que trabalham diretamente com saúde mental, buscando respostas para os sintomas somáticos que despontam devido a patologia, como dores de cabeça, dores no peito, insônia, falta de disposição (sintomas da depressão). Um Neurologista, bem como outros profissionais de saúde podem perceber que as queixas advindas dos seus pacientes tem relação com os sintomas da depressão, e devem encaminhar para um Psiquiatra e/ou Psicólogo para obter uma observação mais específica sobre o caso e para então iniciar um processo terapêutico, e também por vezes um tratamento medicamentoso.
Os profissionais médicos podem diagnosticar os casos de depressão, porém uma diagnóstico mais conclusivo deve ser realizado pelo especialista na área de saúde mental, o psiquiatra ou o psicólogo. Através de um diagnóstico mais preciso torna-se mais fácil prescrever o tratamento adequado. No caso da depressão o tratamento medicamentoso efetuado pelo psiquiatra e o tratamento psicoterápico efetuado pelo psicólogo.
Para ter um diagnóstico confiável o ideal é se consultar com um profissional qualificado para tal, assim como um médico psiquiatra ou psicólogo.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.