Uma pessoa com cancer de pulmao de pequenas células (uma lesão de 8 cm), com aumento dos ganglios do

3 respostas
Uma pessoa com cancer de pulmao de pequenas células (uma lesão de 8 cm), com aumento dos ganglios do mediastino ,submete-se a quimioterapia (06 ciclos) e 30 sessões de radioterapia.Após o tratamento faz um pet-ct que mostra um diminuição na lesão pulmonar de 50%, É possivel considera-la quase curada?
Lembrando que será fundamental a realização de imagens periodicamente, de 2 a 3 meses ou a depender de surgimento de novos sintomas.
O Câncer de pequenas células geralmente responde bem ao tratamento, mas tem um risco de recorrência considerável. Ficar perto do seu medico é fundamental.

Concordo com a colega acima.

Mas me preocupou um pouco não teres mencionado nada a respeito de radioterapia profilática (preventiva) de crânio (sigla do inglês PCI - Prophylactic Cranial Irradiation).

Pacientes com as características descritas têm indicação de PCI com o principal objetivo de diminuir a incidência de metástases cerebrais (mas também com ganho de sobrevida em relação aos que não fizeram).

Abraço
É muito cedo para se ter qualquer certeza sobre o que vai acontecer.
Embora o tumor de pequenas células de pulmão seja curável em alguns pacientes, só é possível saber com mais confiança depois de vários meses de acompanhamento.
O que se pode dizer é que o fato de o tumor ter diminuído já é um excelente sinal.