Uma pessoa com demência fica agressiva por causa de quê? Além de pra tentar dizer pras pessoas que

6 respostas
Uma pessoa com demência fica agressiva por causa de quê? Além de pra tentar dizer pras pessoas que está com algum desconforto, tem algum outro motivo?
Dependendo das falhas que se apresentam como demência, podem atingir o cérebro frontal pelo qual nos controlamos, censuramos a expressão das nossas emoções.

Você tem certeza que está falando de uma pessoa com demência, ou está observando um comportamento e procurando um rótulo? Nese último caso, recomendo não se precipitar em explicações psiquiátricas. O comportamento da pessoa normalmente faz sentido. As pessoas que convivem com ela deveriam procurar entender este sentido pelo qual ela está agindo. E com paciência.

Rotular uma pessoa com explicações psiquiatricas do seu comportamento não deixa de ser uma medida extrema e bastante agressiva. Pior ainda se o rótulo serve para nada outro que humilhar a pessoa em questão, ou seja, quando não existe terapia prometedora. Este seria o caso da demência.

Isso tem haver com a fisiologia cerebral. Como por exemplo, a diminuição de neurotransmissores, substâncias que transmitem informações de um neurônio para o outro. Pois, numa demência as células nervosas são destruídas progressivamente. É comum o estado de irritação e agressividade porque há perda do controle das funções e do equilíbrio devido a desregulação do sistema límbico, parte do cérebro responsável pela sensação de bem estar e prazer. A situação de descontrole é sanada com a utilização medicamentosa, como por exemplo, remédios específicos, antidepressivos, haldol, etc... São remédios que dopam. Ok?
Procure um neurologista para fazer uma análise cerebral detalhada para verificar a área afetada, depois este deverá solicitar uma avaliação neuropsicológica para comprovar o diagnóstico com os variados testes aprovados pelo CRP. Se apresentar alguma área preservada será muito bem orientado com muito critério e cuidado. Possivelmente uma reabilitação neuropsicologica.
At.
Mônica Araújo!
Neuropsicologa
A pergunta foi bem respondida pelos colegas acima que citam o quanto o sistema límbico é afetado pela demência e que em decorrência, a pessoa em sofrimento mental vai apresentando uma série de comportamentos, dos mais distintos. Todavia, sua pergunta já traz um repertório forte: "tentar dizer para as pessoas". Isso é delicado, pois qualquer que seja a situação que enfrentamos na vida, quando colocamos o olhar do outro como crivo para nossa condução, abrimos mão de nossa própria opinião. E é interessante rever isso. Pois o tratamento do sofrimento mental não é fácil de lidar para todo mundo. Ainda hoje, nós profissionais da saúde, lutamos e muito contra antigos rótulos sociais, em defesa da vida e da dignidade da pessoa e do ser humano que merece todo nosso respeito, carinho e afeto em qualquer tratamento que precisar passar. E quando a família se faz presente, participando, compreendendo e auxiliando neste novo momento da vida, tudo fica mais tranquilo. O mais fica pequeno. Abraços.
Acredito que pode ter vários motivos para a pessoa com demência ficar agressiva, mas tudo vai depender da dinâmica emocional envolvida em cada caso. Acredito que essa agressividade pode até mesmo ter diversas causas variando de acordo com o momento. Converse com o psicólogo que está acompanhando o caso para que ajude a identifica-las. Pode ser intolerância a frustração, incapacidade de maneira de se fazer compreender, quando se sente desrespeitado...varia muito. Por isso merece ser investigada a causa.
As pessoas com demência não evoluem obrigatoriamente com agressividade.
É importante conversar com o geriatra ou o Neuro que estão acompanhando seu familiar pois a medicação em uso pode ser ajustada trazendo calma e controle sem dopar de forma alguma e melhorando a qualidade de vida do paciente e de todos ao redor.
Outro ponto importante é saber se os familiares estão sabendo lidar de forma tranquila com o caso pois as vezes o paciente fica agressivo e irritado devido confrontos comuns.
Exemplo: a pessoa com demência diz que o primo ( já falecido) está vindo almoçar e a família insiste em dizer a ele que isso não é verdade. Essa situação pode trazer raiva e agressividade pois para ele isso é real. A melhor forma de lidar é simplesmente não confrontar.
Boa sorte e um grande abraço