Uma pessoa com demência pode perder o julgamento e acreditar, por exemplo, que matar é certo?

5 respostas
Uma pessoa com demência pode perder o julgamento e acreditar, por exemplo, que matar é certo?
Apesar de teoricamente os pacientes com demência possam ficar psicóticos e perder noção de realidade, o grau de comprometimento cognitivo é tão grande que o indivíduo não consegue se organizar para matar ou tirar a própria vida. Este tipo de comportamento esta mais ligado a psicoses na juventude, em que a paranóia suplanta o nível de desorganização mental. Apesar de raro, os principais casos em que isto ocorre são nas doenças psicóticas crônicas como esquizofrenia, TAB e depressão psicótica.

cordialmente

prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As Demencias ocorrem a partir de alteracoes das funções cerebrais.
Leva a problemas cognitivos, de memória e também alterações de personalidade.
Entre os diversos tipos de demências existem as que apresentam alteração de personalidades, paranóias e alucinações, as quais são, em geral, motivações para o pensamento distorcido de que matar (geralmente acreditando que está se defendendo ou porque ouviu uma voz dizendo que devia fazê-lo) é a única opção.
Portanto, sim, a pessoa com certo tipo de demência pode acreditar que ao matar está fazendo o que é correto!
Não. Uma pessoa com demência perde a qualidade dos conceitos, assim como a precisão dos respectivos significados. Geralmente em decorrência da degeneração fisiológica. No entanto, no caso da demência esquizofrênica, em determinados estágios poderá haver confusões conceituais, mas neste caso em decorrência da desestruturação da personalidade. Neste caso não é que ela acredite que matar seja errado, mas, sim, reage a uma distorção da interpretação da realidade. Frente a uma suposta ameaça e, neste caso, pode matar.
Uma pessoa com demência avançada perde sim a capacidade de julgamento da realidade, porém nesse estágio de doença ela perde também outros domínios cognitivos como a capacidade de planejar e executar uma tarefa, mesmo tarefas simples como tomar banho. Portanto é pouco provável que ela consiga planejar e/ou executar a morte de uma pessoa. É comum em várias demências um comportamento mais agressivo com agressão física de cuidadores/familiares,porém sem nada muito elaborado. São comuns agressões como tapas, arraduras, etc e sempre como uma reação a uma ação do cuidador.
Olá!
Sim, uma pessoa com demência em nível elevado, não consegue distinguir o que é certo e errado, podendo reconhecer tais coisas como matar, como citou, como algo normal.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.