Uma pessoa com demência pode ser agressiva no estágio inicial da doença, quando o autocontrole ainda

7 respostas
Uma pessoa com demência pode ser agressiva no estágio inicial da doença, quando o autocontrole ainda não está prejudicado?
Bom dia. Conforme a situação apresentada, é necessário um enfoque multidisciplinar para a assistência profissional adequada com Psicólogo Clínico, Médico Clinico e encaminhamentos necessários. Convém lembrar que o planejamento psicológico deve ser iniciado o mais breve possível tendo, como objetivo, a prevenção de possiveis alterações patológicas, aumentar o grau de funcionalidade do paciente e a possibilidade de adaptação social mediante o contexto atual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Independente da agressividade no curso da demência , deverá ser bem avaliada as funções cognitivas junto ao neurologista e fazer uma Avaliaçao Neuropsicológica para verificar qual região cerebral está preservada.
At.,
Mônica Araújo!
Neuropsicologa
Na demência fronto-temporal, sobretudo na variante comportamental da doença, a agressividade e outras alterações de comportamento representam a sintomatologia inicial. Já na demência de Alzheimer, a agressividade costuma surgir apenas nas etapas mais tardias, enquanto na demência vascular e na de Lewy essa situação pode ocorrer em etapas tardias ou mesmo iniciais.
Agressividade no estágio inicial não é tão frequente como nos estágios tardios, mas não é impossível. Talvez não esteja tão inicial como foi pensado. Mensurar o estagio não é simples. A propósito, já fez uma Avaliação Neuropsicológica? Sobre a agressividade, ela pode ser controlada com medicações.
Abços,
A pessoa pode apresentar agressividade não como sintoma da doença, mas como uma reação ao fato de estar doente ou até a alguma outra situação da vida que no momento também possa estar causando alguma frustração.
Agressividade no início não é comum, mas quando a demência vem associado com um a depressão, a pessoa comumente apresenta agressividade pois sua função cognitiva( atenção e memória) abaixam. Neste caso ele reconhece que tem sua limitaçoes e se irrita quando alguem exigem algo q ele sente que não consegue fazer
Pode sim. A agressividade pode aparecer ao longo do curso da doença por diferentes motivos. Sugiro que procure auxilio do clínico para lidar com esse sintoma.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 110 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.