Uma pessoa com esquizofrenia tem menos neurônios que uma pessoa normal???

3 respostas
Uma pessoa com esquizofrenia tem menos neurônios que uma pessoa normal???
Olá! A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico muito complexo e que, até hoje, mesmo após cerca de 100 anos de estudo da doença, o mecanismo exato pelo qual ela se inicia e progride ainda não está totalmente esclarecido. A maioria dos estudos que avaliaram a estrutura do cérebro do paciente com esquizofrenia, tanto os estudos no passado quanto os mais recentes, apontam para diferenças estruturais significativas entre o cérebro da pessoa com esquizofrenia e da pessoa que não possui o transtorno. Há estudos recentes, por exemplo, nos quais foram realizados exames de ressonância magnética do crânio e que mostraram alterações de redução do volume, tanto de uma forma geral (redução do córtex cerebral) quanto de locais específicos (como hipocampo, amígdala, tálamo e núcleo accumbens). Os estudos mostraram, também, aumento de algumas regiões, como o globo pálido e ventrículo lateral. Essas alterações são mais significativas quando a pessoa já sofre há muitos anos do transtorno, que não tem cura.
Embora as alterações estruturais no cérebro de pessoas com esquizofrenia possam ser observadas, é importante destacar que a ciência tem avançado muito no tratamento e manejo da doença. Hoje, existem terapias e medicamentos eficazes que ajudam a controlar os sintomas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. A pesquisa continua, e novos tratamentos e abordagens terapêuticas estão sendo desenvolvidos para proporcionar um futuro mais promissor para aqueles que vivem com esquizofrenia. Para outras dúvidas com relação ao diagnóstico ou ao tratamento, recomendo que realize uma consulta com um médico psiquiatra.
Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago de Souza Machado
Psiquiatra, Médico clínico geral
São Paulo
Olá. O problema não é a quantidade de neurônios, mas o funcionamento do cérebro.
A esquizofrenia é uma condição que evolui para degeneração neuronal, ou seja, com o tempo, principalmente sem tratamento, há morte de neurônios. Então a resposta para sua pergunta depende do tempo de evolução da esquizofrenia, quanto mais tempo progredir sem tratamento maiores as chances de ter menos neurônios que a média da população para a mesma idade.

Especialistas

Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Moyses Chaves

Moyses Chaves

Psiquiatra

Gurupi

Gilberto Giovanetti

Gilberto Giovanetti

Psiquiatra

Tubarão

Cristiane Silva

Cristiane Silva

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Petra Zignani

Petra Zignani

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Consulta Psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.